
Tech 27 Jul
13 de agosto de 2020 0
Cientistas da Universidade de Colônia, na Alemanha, anunciaram hoje a descoberta da estrela S4714. O astro orbita o buraco negro supermassivo presente no centro da Via Láctea, Sagitário A*, que também teve seu campo magnético estudado anteriormente, e atinge a impressionante velocidade de 24 mil quilômetros por segundo, o equivalente a 8% da velocidade da luz.
A existência da nova estrela confirma uma antiga teoria publicada em 2003 pelos astrônomos Tal Alexander e Mark Morris, que apontava a existência das chamadas Squeezar, estrelas que orbitam buracos negros e acabam sofrendo forte pressão de seu campo gravitacional. Isso acaba fazendo com que parte da sua energia seja convertida em calor, tornando-as mais brilhantes que o comum, mas também diminuindo seu ciclo de vida.
A S4714 demora 12 anos para completar uma volta em torno de Sagitário A*, apresentando uma das órbitas extremamente irregular de 0,985, numa escala entre 0 para um círculo perfeito e 1 para uma órbita em que o corpo celeste em questão está quase escapando da atuação gravitacional. Além dela, foram encontradas ainda os astros S4711, S4712, S4713 e S4715, sendo a S4711 a segunda candidata a Squeezar.
“Pelo menos S4711 e S4714 são candidatas a squeezar”, disse Florian Peissker, líder da equipe de astrônomos de Colônia. “Eu diria que tenho certeza sobre a S4711, já que os elementos orbitais são consistentes com as previsões de Tal Alexander. Nesse sentido, a S4711 é o primeiro squeezar já detectado", concluiu.
Vale lembrar que, no mês passado, cientistas das Universidades de Princeton e Harvard anunciaram novo projeto que pretende confirmar uma recente teoria que indica que o misterioso Planeta Nove, orbitando próximo à Plutão, pode na verdade ser um buraco negro. As observações terão início em 2022, por meio do telescópio Observatório Vera C. Rubin.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários