LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

NASA divulga novas imagens do espaço e mostra vestígios de supernovas

09 de setembro de 2020 2

A NASA divulgou no dia 3 de setembro algumas imagens interessantes que foram capturadas pelo telescópio Hubble e no observatório Chandra X-ray, mostrando detalhes a respeito de algumas estrelas, galáxias e até mesmo vestígios que aparentam ser de supernovas.

A foto feita pelo Hubble consegue ser surpreendente pelo fato ser semelhante a uma explosão de fogos de artifício, mas trata-se de uma constelação de estrelas denominada NGC 1805. O grande destaque delas está no fato de terem uma aproximação diferente do que é normalmente visto nesse tipo de conglomerado, conseguindo estarem de 100 a 1000 vezes mais próximas umas das outras do que qualquer outra estrela estaria do Sol, por exemplo.

“Normalmente, os aglomerados globulares contêm estrelas que nascem ao mesmo tempo; no entanto, NGC 1805 é incomum, pois parece hospedar duas populações diferentes de estrelas com idades entre milhões de anos. Observar esses aglomerados de estrelas pode ajudar os astrônomos a entender como as estrelas evoluem e quais fatores determinam se elas terminam suas vidas como anãs brancas ou explodem como supernovas”, explica a equipe do Hubble.

Já no observatório Chandra X-ray, foi possível ter acesso a ainda mais imagens, que foram postadas na página oficial da NASA. Apesar da complexidade em conjunto com as cores atrativas, as fotos não representam o que as pessoas poderiam ver a olho nú, mas não deixam de ser um espetáculo à parte, que pode ser visto em detalhes na galeria abaixo.

Esse feito exposto é resultado de um "comprimento de onda múltiplo", onde os dados de vários espectros e ondas de rádio, incluindo gama, formam fundidos para dar ainda mais clareza e beleza para as capturas.

De acordo com a NASA, foram fotografados os seguintes elementos: M82, Abell 2744, Supernova 1987A (SN 1987A), E Carinae, Galáxia Cartwheel e Nebulosa Helix.


2

Comentários

NASA divulga novas imagens do espaço e mostra vestígios de supernovas
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista