LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vida fora da Terra: gás encontrado na atmosfera de Vênus pode indicar atividade extraterrestre

14 de setembro de 2020 4

Enquanto a NASA busca por indícios da vida em Marte utilizando um novo drone e um rover, pesquisadores da Sociedade Astronômica Real no Reino Unido encontraram uma substância que pode indicar a presença de vida na atmosfera de Vênus, nosso vizinho do Sistema Solar, o estudo foi iniciado em 2016 e agora temos os resultados.

O gás encontrado é o Fosfina (PH3), que é considerado como uma possível prova de existência de vida no local, visto que ela só é produzida pela atividade de bactérias anaeróbicas. Segundo Jane Greaves, professora na Universidade de Cardiff, essas moléculas podem "apontar para a presença de vida nas nuvens do planeta."

Imagem: reprodução.

Infelizmente os cientistas não conseguiram rastrear qual a origem do gás, mas a descoberta é surpreendente, visto que a temperatura do planeta gira entre extremos 464ºC e uma pressão 92 vezes maior que a encontrada na Terra ao nível do mar.

Cientistas ainda têm esperança de encontrar algo no planeta pois a 65km de altura a pressão caí muito, se tornando bastante similar ao do nosso planeta, tornando as condições um pouco mais favoráveis à vida, justamente a região onde a fosfina foi encontrada.

Por outro lado os pesquisadores se mostram animados, mas ponderam, afirmando que outra causa pode estar produzindo o gás, embora essa outra possibilidade ainda seja desconhecida pelos cientistas, de acordo com um estudo publicado na revista Nature em dezembro de 2019, onde se excluí a possibilidade inclusive dele ser produzido ou levado por meteoros que atingem Vênus.

Por fim, uma missão privada ao planeta pode ocorrer em 2023, ela deve ser realizada pela Rocket Lab, uma fabricante de foguetes e satélites sediada na Califórnia, e foi anunciada pelo seu CEO, Peter Beck durante uma conferência no YouTube.


4

Comentários

Vida fora da Terra: gás encontrado na atmosfera de Vênus pode indicar atividade extraterrestre
Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho