LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apocalipse digital: tempestade solar gigante pode tirar internet global do ar

01 de setembro de 2021 12

Boatos sobre uma tempestade solar já circularam há alguns anos pelo WhatsApp dizendo que diversos eletrônicos poderiam ser danificados. Agora uma nova pesquisa foi apresentada durante a conferência SIGCOMM 2021, onde Sangeetha Abdu Jyothi, da Universidade da Califórnia (Estados Unidos), exibiu relatórios indicando danos que uma tempestade solar pode causar à Internet mundial.

Os dados do relatório indicam que os danos de uma tempestade solar gigante podem causar apagões prolongados que afetariam principalmente cabos submarinos que ligam diferentes continentes e são responsáveis pela rede mundial de computadores. Já os cabos de conexões regionais correriam menos risco, visto que eles não são afetados pelas emissões da tempestade solar.

Embora governos e empresas conseguissem reestabelecer a energia novamente em algumas horas ou dias, os danos causados poderiam impedir que a conexão continuasse funcionando por mais tempo.


Uma tempestade solar é causada por uma ejeção massiva de massa coronal do Sol que é composta por gás ionizado em altas temperaturas e que pode criar campos eletromagnéticos fortes o suficiente para afetar redes elétricas.

Dessa forma, embora as redes locais permanecessem intactas, países inteiros poderiam se desconectar da Internet.

"Nossa infraestrutura não está preparada para um evento solar em grande escala. Temos um entendimento muito limitado de qual seria a extensão do dano", disse Sangeetha Abdu Jyothi.

A última tempestade solar foi detectada em 1989 e causou um apagão que durou 9 horas no nordeste do Canadá. Abdu Jyothi agora acredita que a possibilidade de outro incidente semelhante pode ser maior, visto que já fazem mais de 30 anos desde o último incidente.

Por fim, cientistas alertam que satélites também devem ficar inoperantes com a tempestade solar, o que impediria o uso da rede em todo o mundo. Os cabos submarinos que correm maior risco de dano são os que cruzam os oceanos Atlântico e Pacífico em pontos mais altos, enquanto que os ligados à Cingapura têm menor risco devido a estarem mais próximos do Equador.

Atualmente, pesquisadores continuam realizando estudos para prever com mais precisão quais os danos causados por uma tempestade solar para evitar maiores complicações preparando agências e governos em todo o mundo.


12

Comentários

Apocalipse digital: tempestade solar gigante pode tirar internet global do ar
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2