
Lançamentos 13 Out
Ainda que os processadores AMD da linha Ryzen 5000 sejam um dos mais celebrados entre os CPUs atuais, uma de suas desvantagens é a falta de suporte a placas de vídeo externas por meio de portas USB 4 e Thunderbolt 3. Mas o cenário, aparentemente, deve mudar com a próxima geração da marca.
Através da análise de um novo driver enviado pelos engenheiros da AMD para o Penguin OS, foi encontrado um recurso para o USB 4 DisplayPort 1.4. Como esse patch se destina ao "Yellow Carp", é provável que seja destinado aos processadores AMD Ryzen 6000 — esse é o codinome usado para o processador Rembrandt desta série no Linux.
É importante observar que as GPUs externas são conectadas por meio da porta Thunderbolt 3 e essa tecnologia está disponível atualmente apenas em sistemas baseados em Intel. Os CPUs AMD suportam USB 3.1, mas isso não funciona com a maioria das melhores placas de vídeo externas.
Embora alguns usuários possam ter encontrado soluções alternativas, elas não são adequadas, pois a largura de banda e a latência fornecidas por essa tecnologia não são suficientes.
Como o USB 4 inclui suporte para TB3, essa tecnologia fica disponível para um público mais amplo.
A opção de usar placas de vídeo externas é um recurso bem-vindo para usuários de notebook, trazendo mais potência para jogadores nesses dispositivos. Como as placas gráficas costumam ser volumosas, é difícil encaixá-las nos laptops finos e portáteis que são comuns no mercado atualmente. Isso leva os fabricantes a comprometer a qualidade gráfica.
E você, tem vontade de usar uma placa de vídeo externa? Deixe seu comentário!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários