LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pesquisadores brasileiros descobrem tratamento de câncer de pele que usa manipulação de neurônios

30 de novembro de 2021 0

Um estudo conduzido por pesquisadores brasileiros descreve um tratamento que pode ser revolucionário no combate ao crescimento de tumores. A técnica — testada no melanoma, um tipo agressivo de câncer de pele — manipula o sistema nervoso com a superativação de neurônios sensoriais, provocando a inibição do crescimento do tumor e a diminuição de seus vasos sanguíneos.

O câncer é considerado o principal problema de saúde pública em todo o mundo, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Há tempos a ciência se dedica ao desenvolvimento de técnicas de combate à doença.

Alguns dos avanços recentes incluem a criação de um capacete magnético, que trata tumores no cérebro sem cirurgias, e a descoberta de uma proteína que pode ser a chave para combater todos os tipos de câncer.

O estudo sobre o novo tratamento do câncer de pele foi feito por pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG em parceria com outras universidades brasileiras e publicado na revista Acta Neuropahologica Communications.

Surpreendentemente, a redução da atividade de neurônios sensoriais provocou o crescimento dos tumores.

Segundo a pesquisa, os nervos sensoriais, responsáveis pelas funções involuntárias do corpo — como respiração e batimentos cardíacos — também se infiltram nos tumores cancerígenos. O tratamento consiste em uma tentativa de controlar a atividade dos neurônios para impedir a propagação das células de câncer.

Surpreendentemente, a redução da atividade de neurônios sensoriais provocou o crescimento dos tumores. Com a ação contrária, ou seja, a superativação, o crescimento do tumor acabou inibido. Também houve uma melhora da resposta imune: o número de linfócitos antitumorais que se infiltram no tumor aumentou, ao passo que se observou a redução das células imunossupressoras.

A partir do estudo, os pesquisadores pretendem desenvolver tratamentos mais eficientes e menos tóxicos contra o câncer utilizando neurônios. A quimioterapia é um método invasivo que, embora mate as células cancerígenas, danifica as células saudáveis do organismo, especialmente do sangue e da pele. O grupo agora está explorando a função dos neurônios sensoriais em outros tipos de câncer, como de mama, próstata e pulmão.


0

Comentários

Pesquisadores brasileiros descobrem tratamento de câncer de pele que usa manipulação de neurônios
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista