
Tech 11 Out
17 de novembro de 2022 4
A NASA lançou, com sucesso, na última quarta-feira (16) o foguete Space Launch System (SLS) rumo à Lua, iniciando a primeira grande etapa da missão Artemis I, que pretende testar os recursos da agência para enviar astronautas ao satélite natural da Terra em 2024.
O lançamento ocorreu no Kennedy Space Center, localizado na Flórida, Estados Unidos. O SLS decolou às 03:47 da quarta-feira (16) e deve se aproximar da Lua no dia 21 de novembro, realizar um voo orbital e voltar à Terra até o início de dezembro. A espaçonave não aterrissará na superfície lunar, mas marca um passo importante do programa Artemis.
Confira a seguir o vídeo oficial da decolagem do SLS:
Após adiamentos por falhas técnicas, a NASA finalmente lançou a cápsula Orion — que transportará os astronautas durante a missão tripulada — a bordo do SLS, considerado o foguete mais poderoso da agência espacial norte-americana. A espaçonave se separou do propulsor após um voo de 90 minutos para dar seguimento à rota.
“Com a realização do primeiro grande marco da missão, a Orion agora embarcará na próxima fase para testar seus sistemas e se preparar para futuras missões com astronautas”, comenta Mike Sarafin, gerente da missão Artemis I.
A NASA espera fazer com que a Orion retorne com segurança à Terra. A cápsula deve reentrar na atmosfera terrestre em uma velocidade aproximada de 40 mil km/h, mergulhando no planeta com temperatura acima de 2.700 ºC — a mais rápida e quente reentrada de um corpo aeroespacial registrada na história.
Em vez de humanos, a Orion levou consigo múltiplos satélites CubeSat que irão detectar as atuais condições da superfície da Lua. Astrônomos esperam coletar informações sobre o clima, radiação espacial e outros fatores que terão impacto significativo no futuro da missão.
Pela primeira vez em cinquenta anos, a NASA enviou uma missão à Lua, mas a fase tripulada deve ter início somente com a Artemis II, que marcará o envio de astronautas a uma viagem ao redor da órbita lunar em 2024, segundo a previsão otimista da agência.
Caso a Artemis II seja uma missão de sucesso, há expectativa para uma missão tripulada com aterrisagem na Lua em 2025. Esta será a Artemis III, fase mais importante e audaciosa do programa Moon To Mars, que estuda levar humanos ao planeta Marte, embora uma ínfima parcela de especialistas acreditem que a melhor exploração seja Vênus.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários