Tech 15 Dez
Um dos principais programadores da Valve anunciou que a implementação completa do HDR para Linux está em desenvolvimento e pode estar próxima de ser lançada.
Não é segredo que a companhia responsável pelo Steam e jogos clássicos de PC como Half-Life e Counter-Strike tem buscado fazer do Linux uma alternativa viável ao Windows para os jogadores, com o High Dynamic Range sendo uma enorme conquista.
Após o sucesso do lançamento do portátil Steam Deck, a Valve reforçou a importância do sistema Linux em jogos. Sua versão própria do sistema operacional, SteamOS, será lançado gratuitamente e poderá ser instalado em qualquer PC atual, além de trazer suporte para recursos que não estão nativamente presentes em seu console.
O programador Pierre-Loup Griffais da Valve indiciou que a Valve já pode estar preparando o SteamOS para um lançamento completo em breve em uma postagem no Twitter, agradecendo o desenvolvedor Joshua Ashton pelo trabalho no recurso.
New Linux gaming milestone: with the latest work from Josh Ashton, HDR can now be enabled for real games! Tested it tonight on my AMD desktop with Halo Infinite, Deep Rock Galactic, DEATH STRANDING DC. Very early and will still need some time to bake to be useful to most. pic.twitter.com/S7DzLMe6Ng
— Pierre-Loup Griffais (@Plagman2) January 3, 2023
Apesar de o HDR estar indisponível no Linux até o momento, fotos postadas mostram o recurso funcionando em Halo Infinite, Deep Stranding e Deep Rock Galactic.
Mesmo com a informação sendo animadora para os usuários do Steam Deck, vale frisar que a tela do portátil apenas suporta conteúdo SDR, impossibilitando a implementação do recurso para o portátil. Porém, a Valve indicou que prepara avanços significativos para a próxima geração do console, principalmente em display e bateria, podendo o HDR ser um dos destaques.
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