LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Crew-6: NASA e SpaceX levam astronautas à ISS com sucesso após falhas no Falcon 9; veja imagens

02 de março de 2023 0

A NASA e SpaceX lançaram, com sucesso, na madrugada desta quinta-feira (02), a missão tripulada Crew-6. Uma equipe formada por quatro astronautas decolou a partir do Complexo de Lançamento 39A, no Centro Espacial Kennedy, a bordo da espaçonave Endeavour. O evento ocorreu após problemas técnicos com um dos motores do foguete Falcon 9.

O destino dos astronautas é a Estação Espacial Internacional (ISS). A expectativa é que o foguete atraque na madrugada da próxima sexta-feira (03) no módulo Harmony, que serve também como um centro de suporte à vida fornecendo ar, energia elétrica, água e outros sistemas essenciais para os profissionais em missão na plataforma.

A Crew Dragon Endeavour, impulsionada por um foguete Falcon 9, decolou às 02:34 (horário de Brasília) em sua sexta missão rumo à ISS. As duas equipes irão permanecer em órbita no laboratório por alguns dias, e então, a antiga tripulação formada por Frank Rubio, Nicole Mann, Josh Cassada e Koichi Wakata retornará à Terra.

A Crew-6 é composta pelo comandante Stephen Bowen; o piloto Warren Hoburg; o cosmonauta russo Andrey Fedyaev; e o astronauta especialista em missão Sultan Alneyadi, que será o primeiro árabe em uma missão de longa duração no espaço.

O objetivo da missão de rotatividade é dar início a novos experimentos no espaço, incluindo estudos sobre a queima de materiais específicos em microgravidade, testes de chips para tecidos cardíacos, cerebrais e cartilaginosos, e uma investigação sobre amostras de vida microbiana na parte externa da Estação Espacial.

Da esquerda para a direita, Andrey Fedyaev, Warren Hoburg, Stephen Bowen e Sultan Alneyadi compõem a tripulação da nova missão rumo à ISS (Imagem: Joel Kowsky/NASA)

A SpaceX é a primeira empresa privada a trabalhar com a NASA para o lançamento de astronautas à Estação Espacial Internacional, superando a Boeing, que também possui laços estreitos com a agência espacial norte-americana para pesquisas e estudos.

Problemas no foguete

A missão estava prevista para ocorrer em 27 de fevereiro, mas foi abortada minutos antes do lançamento devido a um problema na fonte de ignição dos motores de primeiro estágio do Falcon 9, especificamente o “trietilore de trietilalumínio” (TEA-TEB). Trata-se de uma mistura com ambas as substâncias que atua como um gatilho para dar partida nos motores.

As devidas abordagens foram realizadas rapidamente para que, em menos de três dias, o foguete decolasse levando a cápsula Crew Dragon Endeavor em sua quarta missão tripulada à ISS. Sua estreia ocorreu em 2021, com o lançamento da missão Crew-2.


0

Comentários

Crew-6: NASA e SpaceX levam astronautas à ISS com sucesso após falhas no Falcon 9; veja imagens
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista