
Tech 10 Mar
21 de março de 2023 2
Cientistas do Instituto Butantan, da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) de Botucatu e do Instituto Vital Brazil avançaram no desenvolvimento de um soro contra o envenenamento causado pela picada da abelha africanizada (Apis mellifera).
O soro deve entrar na fase 3 de ensaios clínicos ainda neste ano. O produto é patenteado e obteve resultados promissores nas fases 1 e 2 dos estudos, divulgados na revista Frontiers in Immunology. Os pesquisadores estão entusiasmados com o projeto.
De acordo com o pesquisador Daniel Pimenta, do Laboratório de Bioquímica do Butantan, um dos detentores da patente, o novo medicamento é destinado a pessoas que levam múltiplas picadas de abelha, ou seja, recebem uma grande quantidade de veneno.
As toxinas da “abelha assassina”, como a espécie é conhecida, podem causar hemorragias, queda de pressão, tontura, náuseas e taquicardia. O principal alvo do veneno são os rins e o paciente pode ter falência renal e morrer em decorrência disso.
A ideia de produzir um soro contra o envenenamento por abelhas surgiu no Butantan há mais de 10 anos. O primeiro passo foi fazer a caracterização bioquímica do veneno para entender a sua composição e pensar na viabilização da produção do soro.
O estudo clínico de fase 1 e 2 contou com 20 voluntários adultos, com idade média de 44 anos. O número de picadas variou de sete a 2 mil. Não foi observado nenhum efeito adverso grave e todos os pacientes tiveram melhora, segundo os cientistas.
Agora, os pesquisadores estão desenhando o protocolo da fase 3, que deve durar cinco anos, para submetê-lo à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Brasil registra cerca de 20 mil acidentes com abelhas e 50 óbitos anualmente.
Se aprovado pela Anvisa, o soro poderá ser produzido nos Institutos Vital Brazil e Butantan. O objetivo é que o medicamento seja disponibilizado futuramente no Sistema Único de Saúde (SUS), assim como os demais soros hiperimunes produzidos pelo Butantan.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários