
Tech 04 Set
As fezes humanas podem virar combustível de avião. Pelo menos, é o que uma empresa britânica chamada Firefly Green Fuels conseguiu fazer ao transformar os dejetos em querosene. Inclusive, foram realizados testes e os resultados mostraram que o composto é praticamente igual ao combustível padrão usado atualmente nas aeronaves.
James Hygate é CEO da companhia e comentou sobre a novidade:
Queríamos encontrar uma matéria-prima de valor realmente baixo que fosse altamente abundante. E, claro, o cocô é abundante
A ideia de produzir combustível a partir de fezes vem da intenção do executivo após ter sucesso em transformar óleo de canola em biodiesel para automóveis e caminhões. Nesse sentido, ele se juntou ao químico português para desenvolver esse processo que começa com a criação batizada de bio-bruto, que se assemelha com óleo de maneira geral.
Essa substância, enfim, tem comportamento químico parecido com o do petróleo bruto. Esse líquido é aquecido e depois os gases são destilados a temperaturas específicas pare que se consiga um “corte” correto para que se produza diferentes tipos de combustíveis. Aos poucos, o novo líquido chega aos tubos coletores.
Hygate afirma que, apesar das semelhanças químicas, o novo combustível não tem carbono fóssil e também fala sobre o uso de energia na produção:
Claro que envolve energia (na produção), mas quando olhamos para o ciclo de vida do combustível, poupar 90% é inacreditável. Por isso, sim, temos de utilizar energia, mas é muito menor em comparação com a produção de combustíveis fósseis.
Para se ter uma ideia, a novidade tem uma pegada de carbono 90% menor em comparação com o que se usa normalmente em aviões. Atualmente, o bioquerosene está sendo testado no Instituto DLR de Tecnologia de Combustão do Centro de Aeroespacial Alemão em colaboração com a Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos.
Mesmo com a empolgação de Hygate, esse querosene ainda está longe de ter condições de substituir o combustível padrão. Nesse sentido, ele calcula que cada pessoa produz 4-5 litros de dejetos para o biocombustível. Portanto, seriam precisas fezes anuais de 10 mil pessoas para um voo só de ida de Londres para Nova Iorque.
Seja como for, o executivo acredita que as oportunidades são enormes. Portanto, resta saber como será o futuro dos combustíveis que emitem menos carbono que os usados nos dias atuais.
Veja também: o projeto do avião com menor consumo de combustível e emissão de CO2 e a possibilidade de aviões movidos a hidrogênio começarem a operar comercialmente em 2025.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários