
Segurança 02 Jan
11 de janeiro de 2024 10
O prazo para que a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) seja emitida em todo o território nacional terminou na quinta-feira (11). Até o momento, 23 estados e o Distrito Federal emitem o documento, e três milhões de brasileiros já receberam a CIN.
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a nova Carteira de Identidade adota o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), o que aumenta a segurança da identificação dos brasileiros e pode diminuir fraudes.
A 1ª via da CIN é emitida de forma gratuita. Por sua vez, as carteiras de identidade antigas terão um prazo de dez anos para serem trocadas. O novo documento pode ser solicitado nos institutos de identificação de cada estado e do Distrito Federal.
Para a expedir a carteira de identidade, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital. Caso a autenticidade da certidão apresentada não seja comprovada, o órgão emissor poderá exigir outros documentos.
Após receber o novo documento impresso, é possível acessar o aplicativo do governo federal (GOV.BR) e emitir a CIN em formato digital. O processo é bem semelhante ao que já acontece com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Vale destacar que a validade do novo documento vai ser de cinco anos, para pessoas até 11 anos de idade. Já para quem tem entre 12 anos completos a 59 anos, o prazo é de dez anos. A partir de 60 anos, o tempo é indeterminado.
A nova carteira de identidade usa tecnologia blockchain para a proteção dos dados pessoais dos cidadãos e permite o compartilhamento seguro de dados com os Órgãos de Identificação Civil (OICs).
Outra vantagem do uso do blockchain é a descentralização, pois a tecnologia é distribuída em várias máquinas e nós da rede, reduzindo a vulnerabilidade a ataques cibernéticos e tornando mais difícil para invasores comprometerem a segurança do sistema.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários