
Segurança 22 Dez
02 de janeiro de 2024 28
O governo federal retomou a cobrança de impostos de importação para veículos elétricos e híbridos. A ação foi anunciada pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin, sendo que a mudança começa a valer hoje (2).
Segundo Alckmin, essa retomada dos impostos vai ajudar a compensar o programa de "Mobilidade Verde e Inovação (Mover)", que incentiva a produção de veículos elétricos em solo nacional.
Lançado no fim de 2023, o Mover prevê incentivos fiscais para que as empresas invistam na descarbonização. Os benefícios serão concedidos em quatro anos, totalizando mais de R$ 19 bilhões.
A previsão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) é de que essa tributação dos carros elétricos seja feita de forma gradual, com 10% sendo cobrados neste mês de janeiro.
O imposto sobre a importação de carros elétricos no Brasil foi zerado em 2015 e a alíquota na época chegava a 35%, mas o governo agora considera mais importante incentivar a produção local desses veículos.
Confira a sequência de aumento de impostos para carros 100% elétricos:
Esse aumento escalonado também dá tempo para que as montadoras possam ajustar suas fábricas locais.
A empresa pode continuar importando alguns modelos enquanto trabalha na adaptação ou construção de novas unidades.
No caso de veículos elétricos de carga, a retomada do imposto chegará aos 35% ainda neste ano, uma vez que já existe uma produção nacional suficiente.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários