
Economia e mercado 21 Fev
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) finalmente recebeu sua versão digital. O lançamento ocorreu nesta sexta-feira (1º) e sua estreia definitiva foi publicada no Diário Oficial da União. Essa novidade chega depois de um período de experimentação que durou seis meses e agora se apresenta de forma estável.
De modo geral, o serviço deve substituir o sistema Conectividade Social da Caixa Econômica Federal e usa o e-Social como base de dados, além de integrar informações das plataformas do Governo Federal, como é o caso do Pix Caixa e Gov.br. Por meio da aplicação, o usuário pode acompanhar o recolhimento mensal do fundo de garantia.
Não apenas isso, como o trabalhador também pode gerar guias e reivindicar rescisões, bem como multas rescisórias. Do mesmo modo, a nova ferramenta possibilita o resgate do FGTS por meio do Pix. O FGTS Digital também torna possível atrelar o fundo de garantia ao CPF do usuário ao invés do PIS.
Como resultado, esse mecanismo soluciona problemas que surgiam quando o funcionário tinha mais de um número PIS. O documento do Diário Oficial da União fala que o intuito da novidade é “melhorar a prestação de informações aos trabalhadores e empregadores, e de aperfeiçoar a arrecadação, a fiscalização, a apuração, o lançamento e a cobrança dos recursos do FGTS”.
Mais sobre medidas do governo: confira os detalhes sobre a ideia de criar uma nova categoria profissional para motoristas de Uber e 99 e os detalhes do aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até 2 salários mínimos.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários