LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pessoas que tiveram COVID-19 têm o dobro de risco de ataques cardíacos e derrames

10 de outubro de 2024 10

Vários estudos indicam que a Covid-19 pode causar diversas sequelas em pessoas infectadas, como perda de olfato, paladar e até elevar o risco de esquizofrenia. Agora uma pesquisa da Cleveland Clinic publicada na revista Arteriosclerosis, Thrombosis, and Vascular Biology diz que o risco de ataque cardíaco e derrame pode dobrar após ter coronavírus.

Stanley Hazen, professor da Cleveland Clinic nos EUA, afirma que o estudo analisou informações de 10.005 pessoas que tiveram coronavírus e 217.730 que não foram infectadas pela doença que foram fornecidas pelo UK Biobank.

O resultado é que a doença dobra o risco de ataques cardíacos e derrames por inflamar todo o organismo, o que causa lesões em tecidos que revestem os vasos sanguíneos, artérias, veias e câmaras do coração. Alguns pacientes até possuem edemas em células do músculo cardíaco, o que pode causar arritmia e também eleva o risco de parada cardíaca.

Essas descobertas revelam que, embora seja uma infecção do trato respiratório superior, a Covid tem uma variedade de implicações para a saúde e ressaltam que devemos considerar o histórico de infecção anterior por Covid ao formular planos e metas preventivas de doenças cardiovasculares.


O curioso é que o estudo detectou uma associação entre o aumento do risco e os tipos sanguíneos A, B e AB, que já se mostraram mais suscetíveis a contaminação pela Covid-19.

Essas descobertas revelam que, embora seja uma infecção do trato respiratório superior, a Covid tem uma variedade de implicações para a saúde e ressaltam que devemos considerar o histórico de infecção anterior por Covid-19 ao formular planos e metas preventivas de doenças cardiovasculares.

O próximo passo da Cleveland Clinic é tentar desvendar qual a relação entre os tipos sanguíneos e o risco de doenças graves após a infecção por Covid-19. A suspeita é que parte do código genético que determina o tipo do sangue seja responsável pelas sequelas.

Saiba mais


10

Comentários

Pessoas que tiveram COVID-19 têm o dobro de risco de ataques cardíacos e derrames
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2