
Windows 02 Abr
09 de abril de 2025 3
Novos rumores indicam que a Samsung já começou a trabalhar em sua litografia da classe de 1 nm, supostamente considerada "o processo de fabricação dos sonhos". Com produção em massa prevista para 2029, a tecnologia estaria visando aproveitar uma eventual brecha para tornar a empresa mais competitiva com a TSMC, enquanto exigiria técnicas mais complexas de produção para sair do papel.
As informações chegam pelo portal Sedaily, que menciona fontes da indústria ao indicar que a gigante sul-coreana teria estabelecido um time para iniciar o desenvolvimento da litografia de 1 nm, trazendo à equipe engenheiros que trabalharam em processos avançados da companhia, como a aguardada solução de 2 nm.
O objetivo seria buscar por uma oportunidade para conseguir uma virada em cima de concorrentes como a TSMC, posicionada atualmente como líder no segmento de produção de chips de ponta, oferecendo vantagens significativas sobre as tecnologias da Samsung em termos de desempenho e rendimento de fabricação.
Samsung forms 1nm development team, targeting mass production after 2029.https://t.co/1mOhgXdpi7
— Jukanlosreve (@Jukanlosreve) April 9, 2025
Ainda de acordo com o site, a nova litografia empregaria tecnologias ainda incomuns, incluindo máquinas munidas de sistemas de raios ultravioleta extremos com elevada abertura numérica (High-NA EUV), modelos avançados empregados por concorrentes como a Intel, mas que não foram adquiridos até o momento pela Samsung.
De forma resumida, essa novidade aumenta a resolução na impressão dos circuitos, e reduz os processos necessários durante a fabricação, sendo assim essencial para o desenvolvimento de litografias cada vez mais complexas, caso justamente da suposta solução de 1 nm da companhia sul-coreana. O rumor também menciona que a ideia da Samsung é atingir o estágio de produção em massa em 2029.
A movimentação seria resultado de uma solicitação do próprio presidente, Lee Jae-yong, que teria encorajado os executivos da companhia a "continuar a tradição de priorizar a tecnologia", enfatizando a proposta de "criar um futuro com tecnologia que ainda não existe no mundo".
Os rumores chegam em um momento delicado para a divisão de fabricação de chips da marca, envolvida em especulações que apontam para problemas recorrentes com as litografias disponíveis atualmente, e até de um possível cancelamento do processo de 1,4 nm, originalmente anunciado pela empresa para estrear em 2027.
Seja como for, ainda deve demorar para que informações mais concretas sobre a nova litografia sejam divulgadas. Vai ser preciso esperar por um anúncio oficial ou mesmo novos vazamentos para compreendermos melhor os planos da Samsung, que pode ter a tecnologia como um ponto crítico para a saúde da sua fundição.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários