
Motorola 24 Abr
26 de abril de 2025 0
Durante o Salão do Automóvel de Shanghai 2025, a MediaTek divulgou mais detalhes do Dimensity Auto Cockpit C-X1, plataforma premium para centrais de mídias de veículos que a gigante deve disponibilizar em breve. Além de uma CPU moderna, a novidade se destaca por adotar gráficos NVIDIA Blackwell e maior integração com os sistemas autônomos do time verde. A solução também esteve acompanhada de um novo modem 5G para carros, o MT2739.
O Dimensity Auto Cockpit C-X1 não é exatamente uma novidade — a solução havia sido anunciada em março de 2024, mas com poucas informações técnicas. A MediaTek começa a mudar esse cenário com a apresentação feita em Shanghai, confirmando mais alguns aspectos da plataforma.
Conforme revelado no passado, o C-X1 será fabricado com "a litografia de 3 nm mais avançada disponível" e, ainda que a companhia não tenha especificado qual seria essa litografia, tudo indica se tratar do processo N3E da TSMC, já usado no Dimensity 9400 para celulares.
MediaTek unveiled the MediaTek Dimensity Auto Cockpit Platform C-X1 and Dimensity Auto Connect Platform MT2739 at Auto Shanghai 2025. MediaTek & ecosystem partners showcased the future of intelligent driving through #genAI-enhanced cockpit applications. #DimensityAuto… pic.twitter.com/thSG9xrbXL
— MediaTek (@MediaTek) April 24, 2025
As novidades começam na CPU, que utilizará a arquitetura ARM v9.2-A, sinalizando a presença de núcleos como os Cortex-X925 e Cortex-A720 de alto desempenho. O ponto mais interessante, no entanto, está na GPU, que será desenvolvida pela NVIDIA e utilizará a arquitetura Blackwell, presente também nas placas de vídeo GeForce RTX 5000.
Com isso, o componente terá acesso à tecnologia de Ray Tracing avançado para jogos e outras experiências de cabine, e contará com aceleração de hardware para processamento de Inteligência Artificial, incluindo a reprodução de Grandes Modelos de Linguagem (LLMs) para assistentes de voz avançados, planejamento de jornadas e mais.
Outro diferencial importante do C-X1 é a compatibilidade plena com a família DRIVE AGX, plataforma de direção autônoma da NVIDIA. Ambos operam com o sistema operacional NVIDIA DriveOS, agilizando assim o trabalho das fabricantes de automóveis na implementação de uma central de comando mais inteligente e unificada.
Completa a lista de novidades o suporte à virtualização de hardware e de múltiplos sistemas operacionais, não apenas garantindo maior segurança, como também proporcionando maior flexibilidade para o uso de soluções personalizadas de software.
Junto da plataforma para as cabines de veículos, a MediaTek apresentou ainda o Dimensity Auto Connect MT2739, primeiro modem de redes sem fio para automóveis compatível com o protocolo 5G-Advanced (ou 5.5G). Evolução do 5G, o padrão fornece velocidades de transferência mais altas, maior eficiência energética e é tido como um ponto crucial para a integração entre dispositivos inteligentes.
Em complemento, o MT2739 também traz conexões NB-NTN e NR-NTN, tecnologias de comunicação via satélite que terão papel importante para manter os automóveis sempre conectados, mesmo em regiões remotas. Esses avanços trabalharão em conjunto com o processamento de IA embutido, que aplicará otimizações em tempo real para garantir a melhor velocidade possível.
Por fim, o chip atenderia ao padrão AEC-Q100 Grade 2, padrão de segurança para uso em condições extremas. A má notícia é que nenhuma das novidades da MediaTek teve marcas que utilizarão as soluções anunciadas, ainda que o início da produção esteja previsto para 2025. Vai ser preciso esperar por mais informações, seja da própria gigante, ou de montadoras que adotarão esses componentes.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários