LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Poder de sobra: Nvidia A100 passa por benchmarks mostrando potencial da arquitetura Ampere

27 de julho de 2020 3

Depois de inúmeros rumores, a Nvidia lançou em maio deste ano sua primeira GPU baseada na nova arquitetura Ampere, produzida em processo de 7nm. A Nvidia A100 é voltada para processamento de Inteligência Artificial, trazendo especificações impressionantes e oferecendo desempenho até 20 vezes maior quando comparado a gerações anteriores.

Agora, no entanto, é a primeira vez que a A100 passa por testes de benchmark nas mãos de usuários, mais especificamente Jules Urbach, CEO da OTOY, empresa responsável pelo renderizador OctaneRender e seu teste OctaneBench.

Em postagem no Twitter, Urbach mostrou o desempenho atingido pelo chip Ampere sem o uso de tecnologias RTX, que assume a primeira posição do ranking ao marcar 446 pontos. Em comparação, a Titan V, sua antecessora com arquitetura Volta, é capaz de chegar aos 401 pontos, 11,2% menos potente do que a nova solução.

Os resultados são ainda mais animadores quando comparamos a GPU Ampere com a RTX 2080Ti, desenvolvida na arquitetura Turing. A atual campeã em jogos fica em 14º lugar, sendo cerca de 43% menos potente do que a A100. Tais números podem nos dar uma vaga noção do que podemos esperar da série GeForce RTX 3000 da fabricante, que deve ser anunciada em setembro.

Ainda que tenhamos de levar em conta que a nova família de placas de vídeo deve ser equipada com chips consideravelmente reduzidos em relação à A100, tamanha performance reforça rumores que indicam que podemos ver sua versão otimizada para games atingir impressionantes 23TFLOPs de poder computacional, entre outros.

A família RTX 3000 deve oferecer desempenho inferior ao encontrado na A100, mas com a vantagem de técnicas como o DLSS para aumentar seu desempenho.

A Nvidia A100 vem equipada com 6.912 núcleos CUDA, 432 Tensor Cores, memória dedicada de 40GB HBM2 e largura de banda de 1,6TB/s. Sua versão reduzida deve cortar cerca de 20% dos números, além de trazer memória GDDR6, com largura de banda reduzida. No entanto, uma das grandes vantagens deve ser o uso de técnicas como o DLSS, que podem aumentar significativamente o desempenho.


3

Comentários

Poder de sobra: Nvidia A100 passa por benchmarks mostrando potencial da arquitetura Ampere
  • Desculpen oiê eu vou falar pois não entendo muito dessa área de GPUs de baixo consumo energético. Será que é possível criarem uma versão modificada para um futuro Nintendo switch!?%uD83E%uDD14 Com uma gpu como essa?

      • No momento não, uma GPU desse porte requer muito espaço e um sistema mais potente de resfriamento. Além disso, estão envolvidos ainda questões de custo, seria muito caro colocar uma GPU muito potente num aparelho como o Switch, e isso acabaria refletido no preço pro consumidor. Mesmo assim, uma próxima versão dele deve ser bem melhor, com os avanços que a Nvidia e a AMD tem feito na produção desses chips.

        • Hummmm.... Tem nada de altíssimo potencial, mas falta muito pra mostrar o potencial

            Android

            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

            Android

            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

            Windows

            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

            Economia e mercado

            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista