
22 Agosto 2017
Sem grandes surpresas, uma das maiores lojas britânicas decidiu encerrar de vez a oferta de dispositivos Microsoft Lumia na terra da rainha. Especializada na venda de smartphones, a 'Carphone Warehouse' só possui a partir de agora um único smartphone com Windows 10 Mobile na sua lista de produtos.
A decisão chega em um momento difícil para os fãs do Windows móvel, ainda assim não chega a surpreender se levarmos em conta um dado importante. No caso do Lumia 650, as vendas começaram a mais de um ano atrás em território inglês, mais precisamente em março de 2016. Já o atual flagship, Lumia 950, era o último gadget disponível nas lojas físicas da empresa.
Outro cenário que deve ser destacado, é a decisão da Microsoft de não lançar novos Lumias no mercado - apesar de alguns protótipos interessantes - os fãs da plataforma acabaram migrando para o Android ou iOS graças a falta de oferta de aparelhos com hardware mais atual do que os Lumias da linha x50, lançados no fim de 2015. Mesmo com a pouca participação no mercado, um suposto "Lumia 960" poderia manter a "roda girando" no varejo, ainda assim esse não é o foco da empresa de Redmond no momento.
A decisão não é repentina e muito menos desencadeada pela baixa fatia de mercado. Tanto que o HP Elite X3, o último da turma dos Windows phones poderosos, continua disponível na Carphone por £699,99 (~R$ 2.910). Apesar do preço um pouco mais elevado, esse continua sendo o melhor aparelho com Windows 10 Mobile no mercado. Vale lembrar que o Alcatel Idol 4S ainda não desembarcou na Europa, sendo assim restam poucas opções para os fãs da plataforma no velho continente.
Comentários