LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android Lollipop virá com bloqueio anti-roubo nativo e encriptação automática de dados

16 de outubro de 2014 12

A Google acabou de lançar o Android 5.0, e a nova versão do sistema não para de nos surpreender. Além de fluido e lindo, o Lollipop ainda vai preservar a segurança de seu smartphone ou tablet. A nova versão desse sistema móvel veio com a opção de uma trava virtual para situações de perda ou roubo de aparelhos com Android.

Muitos usuários já tiveram o desconforto de esquecer seu smartphone em algum lugar. Ou, pior ainda, ser furtado ou assaltado. Além da perda do bem precioso, você ainda perde suas informações pessoais como contas, contatos e fotos. Para tentar remediar essa situação, a Google habilitou o recurso kill switch no novo Android Lolipop.

Com essa ferramenta, você deixará seu dispositivo inutilizável após perda ou roubo. Você só precisará acessar a internet e, a partir de um computador, travar o seu Android. Dessa forma, poderá rastreá-lo para tentar recupera-lo. E, caso não consiga, poderá dar um comando que vai apagar todas as suas informações do aparelho, preservando dessa forma a sua privacidade.


Caso o seu aparelho não seja atualizável para o novo Android, não se preocupe. A Google está desenvolvendo uma ferramenta chamada Factory Reset Protection. Dessa forma, caso alguém roube o seu aparelho, não conseguirá restaura-lo para as configurações de fábrica originais. Logo, você ainda vai poder rastrear o seu dispositivo para apaga-lo em seguida. Infelizmente, essa ferramenta vai depender da distribuição das fabricantes nesses Androids mais antigos.

Voltando ao Android 5.0, ele não vai contar apenas com o kill switch para proteger o usuário. Haverá também uma segunda camada de proteção. Os aparelhos com essa edição do sistema virão com encriptação dos dados do usuário já ativada por padrão. Dessa forma, hackers não conseguirão acessar os seus arquivos armazenados, como fotos ou vídeos, mesmo se conseguirem invadir o sistema.

Infelizmente, apenas a encriptação de dados é automática. O kill switch não veio ativado por padrão. Dessa forma, essa útil ferramenta deverá ser habilitada manualmente pelo usuário. Esperamos, portanto, que ao menos as fabricantes tragam o recurso ativado de fábrica, tornando-o verdadeiramente útil para as horas de sufoco para quem ama seu smartphone ou tablet.


12

Comentários

Android Lollipop virá com bloqueio anti-roubo nativo e encriptação automática de dados
  • O Moto G3 já tem isso e eu vi com meus próprios olhos um carinha tentando resetar e não ir por não ter a opção e pedia o código. Me parecia ser roubado, pq ele tava com pressa e não conseguia entrar na opção.

      • O grande problema ainda continuará ocorrendo. Com o celular desligado não dá pra fazer nada! O que os sistemas deveriam oferecer de fábrica é um desligamento protegido do celular. Dessa forma ajudaria um pouco a realizar a localização do celular a tempo. É obvio que celular com acesso a bateria isso não resolveria nada. Mas em outros com acesso a bateria "lacrado" daria um pouco mais de tempo.

          • O grande problema ainda continuará ocorrendo. Com o celular desligado você não consegue fazer nada! O que os sistemas poderiam oferecer é uma forma de desligamento protegido. Ajudaria um pouco para você conseguir fazer a busca do seu celular. É óbvio que alguns celular, com acesso a bateria, isso não serviria pra nada, mas em outros celulares com bateria lacrada dificultaria um pouco, e talvez lhe daria mais tempo para localizá-lo.

              • :-)

                Tomara que essa restrição de segurança seja realmente boa.

                Outra coisa bem vinda seria a adição de um menu nativo que impedisse a desativação de certos recursos fundamentais (ex.: Internet móvel, GPS, remoção de contas) do aparelho que impedissem a inutilização do localizador (device manager), pois assim enquanto outra pessoa usasse o seu smartphone (para situações de perda/roubo) , você poderia facilmente localizá-la.

                  • Essas novas funções são mt bem vindas, ainda mais com as recentes ondas de espionagem por parte dos governos..

                      • Agora sim,está ficando mais interessante! Vc gastar uma grana preta para depois vim um espertinho e lhe roubar, é froid viu!

                          • encriptação automática?

                            Vai dar muita, mas muita gente mesmo, perdendo dados pq não sabe lidar com encrypt.

                              • Não adiantaria muita coisa. Caso o factory reset não funcione, e só instalar outra rom

                                  • Pra isso, é preciso Root e Custom Recovery!

                                      • Exatamente! Eles tem que bloquear a função de factory reset do boot.

                                          • Mas não é isso que essa função faz??? Pelo que entendi, ele bloqueia essa opção de entrar em Modo bootloader! Ele vai pedir uma senha para que vc consiga entrar nesse modo e assim fazer o Factory Reset. Tipo, a senha do Setup no computador! Ou, caso não seja assim! Ele irá pedir uma senha no momento do Factory Reset, mesmo que vc entre no Modo ADB! E para instalar outra ROM é necessário uma Custom Recovery

                                        Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                        Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                        Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                        Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas