LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fim do WhatsApp grátis? Decreto do Marco Civil ameaça pacotes de dados com gratuidade

12 de maio de 2016 8

Com a assinatura do decreto que regulariza o Marco Civil, uma série de restrições antes em discussão, começam a entrar em vigor pra valer. De acordo com o texto final do decreto, as normas estabelecem que as empresas terão que respeitar a neutralidade da rede, princípio que faz com que todos os dados de internet sejam tratados igualmente.

Uma das práticas atuais das operadoras que podem ser prejudicadas é a oferta de pacotes de dados de internet com gratuidade a aplicativos como o WhatsApp e Facebook. Desde o início, essas ofertas eram criticadas pelos maiores defensores da neutralidade da rede. Com o texto que foi aprovado ontem, essa gratuidade pode chegar ao fim.

Para entender a polêmica, vamos olhar mais de perto os artigos 9 e 10 que dizem respeito ao assunto, no segundo capítulo, que trata da neutralidade da rede:

Ficam vedadas condutas unilaterais ou acordos entre o responsável pela transmissão, pela comutação ou pelo roteamento e os provedores de aplicação que:

I - comprometam o caráter público e irrestrito do acesso à internet e os fundamentos, os princípios e os objetivos do uso da internet no País;

II - priorizem pacotes de dados em razão de arranjos comerciais; ou

III - privilegiem aplicações ofertadas pelo próprio responsável pela transmissão, pela comutação ou pelo roteamento ou por empresas integrantes de seu grupo econômico.

Com isso, pode-se interpretar que os pacotes gratuitos que favorecem um aplicativo em detrimentos dos outros não poderão mais ser oferecidos. Ou seja, os órgãos reguladores responsáveis por fazer com que o Marco Civil seja respeitado poderão obrigar as operadoras a cobrar igualmente pelos dados usados no WhatsApp e Facebook, por exemplo.

Vantagens e desvantagens

A neutralidade da rede traz vantagens inegáveis, pois uma vez que todos os dados devem ser tratados igualmente, não será permitido práticas como cobrar a mais de usuários por serviços específicos, como streaming.

Também fica vetado diminuir a velocidade, cancelar ou limitar o acesso à internet por qualquer motivo que não sejam limitações técnicas.

Por outro lado, a desvantagem mais óbvia é que os usuários podem não ter mais a possibilidade de usar aplicativos de graça com essas ofertas. Mas se pensar bem, essa é uma prática um tanto recente das operadoras, e uma vez que o usuário será cobrado igualmente por todos os aplicativos, a concorrência entre os apps se torna mais justa. Por exemplo, usuários que optam pelo WhatsApp por motivos de economia mesmo preferindo o Telegram não terão mais que fazer isso.

No entanto, cabe aos órgãos responsáveis - Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Secretaria Nacional do Consumidor e o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência - interpretarem o texto em cada situação e decidirem o futuro dos planos com pacotes gratuitos a aplicativos.


8

Comentários

Fim do WhatsApp grátis? Decreto do Marco Civil ameaça pacotes de dados com gratuidade
  • Galera, nao tem nada o que discutir... Por que o marco civil eh lei e passou por 10 anos de discussão

      • Pela leitura do artigo nao entendo como uma limitacao ao zero rating. Pra varia isso vai dar muita discussao.Entendo que o artigo diz que eu nao posso priorizar o trafego do meu aplicativo ou de um parceiro em detrimento de outros trafegos.Ex. Nao posso fazer com que o download de um video do whatsapp tenha mais prioridade do que o download de um video do telegram na rede da operadora. Quanto ao zero rating isso nao é priorizacao.. É acesso gratuito. O trafego nao esta priorizado, so nao esta contabilizado

          • De certa forma nos protege de cobrança diferenciada, mas eu acho que se uma empresa querer não cobrar por um produto, aí, tudo bem. Só acho.
            Podia ter isso no Marco Civil.

              • Mas de fato isso incentiva o usuário a usar determinado produto. Ou seja, a grosso modo, como que o telegrama pode se popularizar com os gigantes WhatsApp e face de graça? Entendeu o pulo do gato. Isso é um assunto que tem que ser discutido, para aprimorar o marco civil.

                • No trecho que foi destacado acima nos só temos a ganhar. Lembra do caso da GVT bloqueando o XVIDEOS por conta do consumo de banda?
                  Já pensou a net fazendo controle de banda em cima do Netflix para priorizar sua TV a cabo?

                    • Neste caso, agente tem mais ganhar do que perder. As operadoras estavam muito soltas sem concorrência e só com a Anatel desregulando. Depois só é aprimorar esse conjunto. Mais tinha que ter mesmo.

                        • tem telegram xD

                            • Cada fia uma nova estocada no traseiro do cidadão brasileiro.

                                Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas