LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Projetos da Nokia abandonados pela Microsoft aparecem em imagens

25 de julho de 2016 84

Não é novidade para ninguém que a Microsoft descontinuou uma série de projetos da Nokia assim que concluiu a compra de sua divisão de dispositivos móveis. Após vermos uma série de vazamentos sobre modelos como o Lumia McLaren e o smartwatch Moonraker, eis que algumas imagens bastante interessantes foram disponibilizadas com o que seriam outros protótipos cancelados da Nokia, incluindo desde um tablet até o que seria o sucessor do polêmico Nokia XL com Android.

Segundo revelado, o tablet seria chamado de Lumia 2020, dando a entender assim que seria um modelo ligeiramente inferior ao Lumia 2520 oficializado pela Nokia. Assim como seu "irmão maior", o aparelho contaria com Windows RT rodando de fábrica, o que provavelmente foi o principal motivo que levou a Microsoft a descontinuá-lo, além da clara concorrência interna com seus dispositivos da linha Surface.

Com relação ao hardware, é dito apenas que ele teria uma tela IPS LCD de 8,3 polegadas com resolução Full HD, suporte a chip nano-SIM e caneta stylus, não havendo a informação sobre a disponibilidade ou não deste acessório por padrão junto ao tablet. Em termos visuais, podemos ver que ele seria bastante diferente de seu irmão, contando com uma câmera posterior bastante enfatizada, possivelmente com suporte à tecnologia PureView.


Como dito, além do tablet tivemos também outros produtos sendo demonstrados na imagem, porém apenas por meio de sua parte traseira. Dentre eles, temos o tão comentado Lumia 650 XL, projeto mais recente da Microsoft que teria sido descontinuado por causa de seu alto custo para o consumidor final, mesmo com uma redução significativa no hardware em relação ao que era especulado anteriormente. O smartphone aparece aqui em sua cor branca, evidenciando assim o design extremamente elegante desenvolvido pela casa de Redmond.

Além dele, temos também o suposto Nokia XL 2, que viria como uma versão atualizada do phablet com Android lançado pela finlandesa em seu último ato no mercado mobile antes da conclusão da venda para a Microsoft. Não foram dados detalhes sobre o hardware que estaria presente neste dispositivo, porém de acordo com a imagem podemos ver que ele teria basicamente o mesmo tamanho do Lumia 930, indicando assim a presença de um display com as mesmas 5 polegadas de seu antecessor.

Supostos Lumia 2020 (verde), Lumia 650 XL (branco) e Nokia XL 2 (preto)

Vale notar que temos outros aparelhos não identificados na imagem, sendo possível notarmos um modelo em amarelo com uma enorme câmera principal e outro em preto ao seu lado direito que se assemelha bastante ao Lumia 920, ambos apresentando corpo construído em peça única de policarbonato. Acima deles temos um terceiro smartphone em amarelo também sem qualquer nomenclatura divulgada, sendo provavelmente protótipos ainda bastante iniciais que sequer ganharam um estágio mais avançado de projeto.

Infelizmente, não há como sabermos como a Microsoft estaria atualmente com relação ao mercado de dispositivos móveis se tivesse apostado nestes projetos da Nokia. Com isso, nos resta apenas esperar pelos próximos passos da dona do Windows neste setor cada vez mais concorrido, para vermos se ela ainda possui forças para emplacar novos lançamentos. Sobre a Nokia, é esperado que a finlandesa apresente vários novos produtos ainda este ano, disponibilizando-os para venda no início de 2017.


84

Comentários

Projetos da Nokia abandonados pela Microsoft aparecem em imagens
  • Ai nem tinha visto mas meu coração doeu, tadinha da nokia!

      • Pra Microsoft tá difícil mesmo...... pode ser a Nokia, LG, Samsung , ou qualquer outra que lançar aparelho com windows 10 mobile tá destinada ao fracasso......!! enquanto ela não resolver o problema com a falta de Apps.....que é o que gira o mercado atualmente , sem os aplicativos da modinha não adianta nada ......, é prejuízo certo.....!!! é isso que a geração mais nova de consumidores procuram um smartphone que dê pra instalar o aplicativo que está fazendo sucesso no momento...mesmo que seja por 1 mês...!!!! Pra Nokia tá difícil voltar a ganhar os holofotes , mesmo lançando um aparelho top iguais a concorrência , mas como nesse mercado as coisas mudam o centro do poder rapidamente ..., vai saber se em 2017 alguma coisa muda.....mesmo sendo um ponta pé inicial ...e toda a sua base desfragmentada, dependendo de terceiros pra quase tudo...!!!

        • Talvez esse projetos e uma postura mais agressiva da MS em relação aos Lumias nos traria um futuro diferente pro Windows Mobile. No Brasil já ta nas últimas, lá fora ainda respira mas tá difícil. Acho q a MS deve continuar fazendo o que faz hj: Trazer bons apps pra Android e iOS enquanto tenta deixar o Windows Mobile vivo. A MS t

          • "MIMIMIMIMIMIMIMI" - Fanboys da MS

            • Querendo ou não, sei de algumas pessoas que não seguiu em frente com os Microsoft Lumia justamente por não ser um Nokia Lumia.
              E não adiantou eu dizer: Mas, cara, é a mesma coisa, vai por mim. Não foi mesmo.

                • Faltou uma alma de Phil Spencer no Satya Nadella.

                    • Tá cheio de CEO qualificado nesse tudo celular kkkkk. uma piada

                        • É óbvio q a história seria outra se mantivessem os projetos da Nokia.... Pelo visto fica muito claro q haveriam boas opções de Smartphones no mercado para windows... Mas tudo bem, já me libertei desse mal e quero mais q a Microsoft q se f....

                            • Quanto desespero por apenas o tablet que ta na mesa não foi lançado kkkkkk

                                • "A Microsoft está colhendo oque plantou."

                                    • Quero só ver no dia que a Nokia voltar! E ainda mais com Android. Vamos ver a caras do babacas da Microsoft. E a Samsung?? Será que vai fazer um pouquinho de cócegas na estrutura poderosa dela?

                                        • Nokia vai ter que rebolar muito pra voltar a representar o que um dia já foi (principalmente por ter que praticamente recomeçar do zero seu setor mobile), mas a base sólida de fãs ela ainda conseguiu manter mesmo com o fiasco que foi a linha Lumia.

                                            • Eu era fã da Nokia, porém depois q adotaram WP e abandonaram os outros projetos como QT... Abandonei a marca =( Não pela Nokia, nem pelo SO que é o WP, abandonei pq sabia q o WP 7 seria um fiasco desde o começo, afinal a MS prometeu tanto para o SO e coisas básicas q existiam no WM 6.5 não estavam disponíveis no WP 7. Para mim o WP foi um tiro no pé, mudaram muito o a UI/UX para os usuários, tanto que o W10M "consertou" os problemas do WP. Pq me colocar uma fonte enorme q vc nem consegue ler pq falta espaço na tela é mta burrice, "a mas vc consegue rolar infinitamente" grande coisa... Sei q alguns aqui não concordam com q falei, mas para mim se o WP seguisse algo mais "padrão" nas guidelines teria feito mais sucesso, pq se eu seguisse as guidelines do WP7 no nosso sistema coitados dos usuários q usavam o WM 5.x-6.x =/ Fora que levou um tempo para chegar aparelhos com WP7 desde o lançamento.

                                                • Verdade né! Putz... Eu sou um destes fãs.

                                              • Microsoft teve a faca e o queijo na mão, mas pelo visto é intolerante à lactose.

                                                • Maldita Microsoft! Te odeio pelo que você fez com a Nokia. Que você queime no inferno! Bil, Nadella e toda a corja. Nenhuma jamais vai superar ou representar o que a Nokia foi nem mesmo a Apple que se diz a frente de todos. Mas a Nokia sempre esteve a frente de tudo!

                                                    • Microsoft fez com a Nokia? Pelo que vi a Microsoft ainda tentou manter o nome da Nokia no mercado por algum tempo, pq até onde sei a Nokia nos últimos anos não era mais nada...Errada foi a Nokia de não ter apostado no sistema que ela tinha em mãos que era o Symbian que ninguém batia de frente com ele, e deixou a Deus dará, ai veio a Apple com o revolucionário IPhone e logo em seguida a Google com o Android e foi comendo pelas beiradas a Nokia que ao invés de inovar o Symbian deixou de canto, ai a Apple comeu a fatia do bolo do mercado e a Google pelas beiradas, ai deu no deu...e sim a Microsoft tirou a Nokia do buraco sim, a Nokia tinha grandes tecnologias como o clear black e as lentes Carl Zeiss, mas não tinha capital para criar um smartphone que casasse com a tecnologia, ai chegou a Microsoft e deu a solução a ela, no entanto até hoje não tem smatphone que ganhe dos Lumias no quesito FOTO... então acho que antes de vc vomitar seus achismos, deveria pesquisar um pouquinho da história para poder começar a argumentar alguma coisa...

                                                        • se vc quer fotos compre uma câmera profissional. esses idolatradores dos lumias só falam em fotos. n tem mais nada que reste nos mumias além disso. pelo amor de deus. acho que ja foi superada nas fotos.

                                                          • Fale por você quanto às fotos dos Lumias. Sim, eu diria que até uns 3 anos atrás não havia celular para bater de frente, mas agora o cenário tecnológico já é outro temos celulares que nos oferece imagens com a mesma qualidade, quiça, melhor ! No mais permita-me ressaltar um ponto que também tenho observado, não adianta a Microsoft estar munida das melhores tecnologias da Nokia, se a mesma não sabe usar de forma coesa. Esta um verdadeira preguiçosa. Não apresenta nada de diferente ! Acho interessante deixar aqui salientando, que eu simplesmente adoro o Windows 10, mas praticamente todas as atitudes da Microsoft nos últimos anos, tem me levado a odia-los e sim, a querer queimá-los. Só de imaginar que ela ( Microsoft ) deixou projetos magníficos da Nokia para lançar essa tábua de bater carne de plástico do 950 me dá um desgosto !

                                                            • Nokia tinha uma expertise muito maior no mercado mobile do que a Microsoft demonstrou ter até agora, ainda que tenha cometido um erro atrás do outro (o principal deles sendo a exclusividade de uso do WP). Sobre a capacidade ou não de lançar aparelhos com tecnologia embarcada, o Lumia 1020 e o Lumia 930 foram projetos da Nokia e chamaram muito mais atenção do que os Lumias 950 e 950 XL que são projetos da Microsoft, isso pra não falar dos intermediários e modelos de entrada que inundaram mercados emergentes na época do WP 8.

                                                              A verdade é que a Microsoft ainda não mostrou a que veio no mercado mobile e pelo visto nem mostrará, ao menos não para nós meros mortais, já que focará em clientes corporativos e "entusiastas" em países de primeiro mundo.

                                                                • Quanta expertisse hein, faliu, faliu e faliu, se negou em usar Android no inicio, pois apostava no Symbian e nem investiu tanto no Symbian e só prejuízo.

                                                                    • O problema da Nokia foi o cavalo de troia chamado Elop que fez burrada atrás de burrada e convenceu os "cabeças" que seria melhor investir num sistema ainda inexplorado do que tentar competir com a Samsung no Android. A Nokia tinha o MeeGo que morreu sem nunca ter visto realmente a luz do dia e era muito mais interessante do que o WP na época (inclusive mais que o Android), um portfólio de patentes monstruoso e parcerias importantes na indústria, se tivesse optado pelo caminho certo estaria hoje brigando de igual para igual com as demais ao invés de ter que recomeçar do zero.

                                                                      • A realidade pode estar muito mais obscura do que se parece... A realidade que sabemos hoje é que a Microsoft demorou demais para entrar nessa briga, aonde a Apple e a Google já estavam consolidadas no mercado e para tirar esse reinado teria que ser algo como a Apple fez com o Symbian, trazer inovações q a concorrente não tem (isso o Windows 10 mobile tem de sobra), mas a jogada da Microsoft hoje é deixar que as fabricantes façam como fazem com o Windows nos pc's, notebooks e tablets, e deixar uma linha exclusiva para o setor corporativo (como fez com o Surface Pro), a Microsoft hoje fatura bilhões com patentes que o android e o iOS usam, fora os aplicativos da própria Microsoft rodando em todas as plataformas mobile (coisa que a Google e muito menos a Apple fazem).Acredito que a compra do setor mobile da Nokia foi uma pequena experiência para se sentir como a Apple faz, desenvolver seus proprios produtos, mas não deu muito certo, no entanto que o setor mobile da antiga nokia mau foi vendido e ja temos ai algumas fabricantes já produzindo aparelhos com o Windows 10 Mobile como a HP, Lenovo, Vaio, Nuance, Blu, fora os rumores de outra fabricantes...e por ai vai...ao que se pensa que a Microsoft esta dormindo no ponto, na realidade ela tá comendo pelas beiradas, no entanto que a Microsoft é o que é hoje não foi produzindo pc's, notes, tablets...ela simplesmente faz o produto bom e os outros vendem...simples assim

                                                                          • A Microsoft está no mercado de smartphones desde muito antes de Apple e Google, Windows Mobile tem mais de uma década e a Microsoft já esgotou sua cota de erros (que foram muitos e graves). Os desenvolvedores e usuários já estão cansados de tantas promessas não cumpridas e descasos, provavelmente por isso a Microsoft veio com essa de focar no mercado corporativo, pois sabe que ninguém mais está afim de investir em algo que amanhã pode ser descontinuado sem mais nem menos.

                                                                            Sobre outras fabricantes, o que se viu até agora nada mais foi do que testes de mercado, sendo a Lenovo a única fabricante realmente relevante a investir no W10M, e o fazendo por meio de um aparelho lançado em parceria com uma operadora japonesa pra não amargar o provável prejuízo sozinha.

                                                                            • Que é o que dá dinheiro, mercado corporativo e entusiastas em países de primeiro mundo!

                                                                                • Se fosse pra focar "no que dá dinheiro" e matar a Nokia que atingia a todos os públicos e mercados era melhor nem ter comprado.

                                                                                    • Mas todos sabem que a compra da divisão Mobile da Nokia foi uma verdadeira burrice do Ballmer e da MS, e eu concordo plenamente com isso. Era mais fácil manter a parceria com a Nokia como sua principal OEM e lançar a MS mesmo sua linha de smartphones, de forma independente a qualquer OEM, assim como ela faz com a linha Surface que é um sucesso hoje, penou para chegar onde chegou, mas hoje vemos os frutos que ela está colhendo por fazer algo próprio. Mas o que quis dizer acima, é que você venderá menos com valores maiores para um grupo seleto de compradores e obterá um lucro igual ou maior do que você vendendo muito (igual Samsung e Apple, por exemplo, faz), mas a preços bem menores ou abaixo do que o mercado corporativo costuma pagar. Convenhamos, você pode gastar menos na produção, elevar o preço final, vender para um seleto grupo e lucrar mais do que as outras fabricantes que precisam vender milhões de unidades para obter o lucro esperado!

                                                                                        • A compra da divisão mobile da Nokia foi a assinatura do fracasso no mercado mobile da Microsoft, ali ela mostrou que não tinha condição nenhuma de competir no setor de smartphones e estava tentando uma última e desesperada cartada pra não admitir o fracasso. Como vimos, tudo saiu como a grande maioria preveu: nome Nokia foi cada vez mais deixado de lado e com ele a qualidade dos dispositivos e o apelo que a linha Lumia tinha com o público.

                                                                                          Eu, sinceramente, estou torcendo muito pra Nokia voltar com tudo (ainda que por meio da Foxconn/Sharp) e mostrar pra Microsoft como realmente se faz smartphones.

                                                                                • Neste caso específico eu tiraria o Bill dessa fogueira.

                                                                                • Poderia ter dado certo se a Microsoft não fosse "burra".

                                                                                  • chorando sim

                                                                                      Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                      Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                      Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                      Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas