LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Resultados: LG K10, K8, Galaxy J5, J5 Metal e Lumia 640 | Comparativo de câmeras TudoCelular

23 de setembro de 2016 45

Após uma semana de votação, eis que trazemos agora os resultados de nosso comparativo de câmeras com smartphones intermediários. Agradecemos aos mais de 4 mil leitores que se deram ao trabalho de analisar as fotos capturadas pelos dispositivos e deixar o seu voto, pois isto permitirá que outras pessoas interessadas na aquisição dos modelos envolvidos possam ter uma ideia melhor de como eles se saem ao tirar fotos nas mais variadas situações.

Vale lembrar que para tornar tudo o mais justo possível foram removidos os dados EXIF de todas as imagens, já que assim os usuários teriam que votar exclusivamente de acordo com as fotos que mais agradaram, sem levar em conta qualquer preferência pessoal por marca X ou Y. Além disso, todos os dispositivos estavam no modo automático e diversas cenas foram feitas utilizando um tripé para permitir um posicionamento o mais igualitário possível, fazendo com que as diferenças de enquadramento sejam causadas apenas pelas lentes utilizadas em cada smartphone e pela próprio posicionamento da câmera no corpo do aparelho.

Agora, deixemos de papo e vamos revelar qual a ordem dos aparelhos presentes no teste:

Vimos que diversos usuários tentaram adivinhar qual a ordem usada, porém sem sucesso, o que permite ilustrar o esforço que tivemos para que o teste fosse o mais imparcial possível. Antes de partirmos para os resultados individuais de cada cena, devemos relembrar o método utilizado para a criação do ranking individual e final. Em cada uma das galerias abaixo foi levada em colocação a posição do aparelho, ou seja, se ele foi o mais votado, segundo mais votado, e assim por diante. Tendo isto em mente, foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 5 pontos
  • Segundo colocado: 4 pontos
  • Terceiro colocado: 3 pontos
  • Quarto colocado: 2 pontos
  • Quinto colocado: 1 ponto

Além disso, foram considerados também os votos de redatores e editores do Tudo Celular, devendo ser destacado que assim como vocês eles votaram sem conhecimento dos aparelhos. Com tudo isto em mente, vamos aos resultados!

Foto 1


Na primeira foto tivemos um páreo duro entre Galaxy J5 e Galaxy J5 Metal, com o modelo mais recente levando a vantagem no final com 38 pontos contra 33. O modelo menos votado aqui foi o K8, com apenas 20 pontos.

Foto 2


Partindo para o teste de alcance dinâmico tivemos novamente o Galaxy J5 Metal na primeira colocação, porém desta vez seguido muito de perto pelo K10 da LG. Mais uma vez o K8 foi o modelo menos votado, com somente 16 pontos.

Foto 3


Esta cena foi provavelmente uma das mais acirradas, com o Galaxy J5 tomando a liderança apenas 2 pontos à frente de K10 e Lumia 640, ambos com 29 pontos no total. Sem querer ser repetitivo, mas novamente tivemos o K8 em último com apenas 19 pontos.

Foto 4


A primeira foto em macro coroou o Galaxy J5 Metal, que foi seguido pelo K10 com apenas 1 ponto os separando. O Galaxy J5 lançado em 2015 também não foi muito para trás, algo que não pode ser dito do K8 com seus 15 pontos.

Foto 5


Eis que temos a primeira vitória do Lumia 640, que ganhou com ampla vantagem para o Galaxy J5 com 40 pontos contra 29. O modelo menos votado mais uma vez foi o K8 da LG.

Foto 6


O Galaxy J5 Metal conseguiu mais uma vitória por aqui, marcando 36 pontos contra 33 do modelo lançado em 2015 pela Samsung. Pode parecer perseguição, mas o K8 novamente ficou em último com apenas 12 pontos.

Foto 7


Mais uma vitória do Galaxy J5 Metal! O aparelho marcou 37 pontos contra 34 do K10, que ocupou a segunda colocação. Consegue adivinhar qual o último colocado? Isto mesmo, K8.

Foto 8


Nesta cena temos um bom embate entre Galaxy J5 e K10, com o dispositivo da Samsung saindo na frente com 32 pontos contra 30 de seu rival da LG. Novamente, a lanterna ficou para o K8 com somente 21 pontos.

Foto 9


Passando para ambiente interno, temos finalmente uma recuperação do K8. Ainda assim, isto não foi suficiente para tirar o trono de seu "irmão maior" K10, que alcançou 32 pontos. O menos votado aqui foi o Lumia 640 com 15 pontos.

Foto 10


No ambiente interno totalmente sem luz porém com auxílio do flash, temos uma nova vitória do Galaxy J5 original, que marcou 36 pontos contra 32 de sua versão lançada em 2016. Lumia 640 foi novamente o menos votado com 18 pontos.

Foto 11


Em ambiente externo noturno temos uma disputa acirrada entre K10 e Galaxy J5, com o aparelho da LG superando seu rival por 3 pontos. O menos votado aqui foi o K8 que alcançou apenas 15 pontos, menos da metade do que tivemos no modelo mais votado.

Foto 12


A disputa da vez fica entre K10 e Lumia 640, demonstrando que o dispositivo da LG conseguiu agradar nas capturas noturnas, atingindo o topo com 34 pontos contra 31 de seu rival. O último colocado foi a "versão diminuta" dele, K8, com somente 16 pontos.

Foto 13


Em mais um ambiente noturno tivemos uma vitória esmagadora do Galaxy J5 Metal, que alcançou 40 pontos contra 29 do modelo lançado em 2015. O menos votado foi o LG K8 com 15 pontos.

Foto 14


Em nossa última cena noturna tivemos uma nova vitória do Lumia 640, que também foi capaz de alcançar a marca dos 40 pontos. Neste caso, o segundo colocado foi o Galaxy J5 de 2015, que atingiu 34 pontos no total. A última posição aqui fica dividida entre Galaxy J5 Metal e K8, ambos com 15 pontos.

Foto 15


Por último, em nossa selfie em campo aberto, tivemos Galaxy J5 e Galaxy J5 Metal conseguindo a maioria absoluta dos votos, sendo o primeiro capaz de registrar 41 pontos enquanto o modelo mais atual ficou com 36 pontos. Na última posição aqui temos K10 e Lumia 640, ambos com 19 pontos.

Final


Somando as pontuações atingidas pelos dispositivos em todas as cenas, temos algo bastante curioso. O Galaxy J5 lançado em 2015 ocupou a primeira colocação geral com 472 pontos contra 471 do dispositivo lançado em 2016, o que demonstra que ele foi capaz de manter-se mais vezes nas primeiras posições.

Total geral

De uma forma geral, somadas as 15 cenas tivemos:

  • Galaxy J5: 472 pontos
  • Galaxy J5 Metal: 471 pontos
  • K10: 436 pontos
  • Lumia 640: 385 pontos
  • K8: 264 pontos

Das 15 cenas, o modelo que mais vezes ocupou a primeira colocação foi o Galaxy J5 Metal, campeão em 6 delas. O aparelho que menos votado de uma forma geral foi o K8, que ficou na última posição em 11 das 15 tentativas. Analisando cenas diurnas vemos uma boa disputa entre Galaxy J5, Galaxy J5 Metal e K10, porém em ambientes noturno aparece também o Lumia 640, principalmente em situações onde você pode tirar proveito da longa exposição permitida por seu software de câmera.

Potência do flash

Apenas para efeito de curiosidade, decidimos medir a luminosidade exercida pelo flash LED de cada dispositivo, o que ajuda a indicar o seu desempenho em ambientes noturnos onde o uso do componente é primordial em smartphones. De acordo com o que foi possível descobrirmos temos algo similar na grande maioria deles, sendo o Lumia 640 o único a destoar do conjunto com um LED consideravelmente mais fraco do que os demais. Com o auxílio de um luxímetro digital configurado para escala 1/100 (ou seja, o resultado deve ser multiplicado por 100) encontramos os seguintes valores em lux:

  • Galaxy J5: 1.402 (traseiro) / 268 (frontal)
  • Galaxy J5 Metal: 1.427(traseiro) / 582 (frontal)
  • K10: 1.315
  • K8: 1.017
  • Lumia 640: 503

E você, o que achou dos resultados? O dispositivo em que mais votou foi o campeão? Deixe-nos seu comentário abaixo!

  • O LG K8 2016 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy J5 Metal (2016) ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O LG K10 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy J5 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Microsoft Lumia 640 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

45

Comentários

Resultados: LG K10, K8, Galaxy J5, J5 Metal e Lumia 640 | Comparativo de câmeras TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas