LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vai comprar um cartão SD? Veja qual se encaixa melhor no seu uso

29 de novembro de 2016 14

Por mais que diversas fabricantes não incluam mais suporte a cartões Micro SD em seus smartphones e tablets, a solução ainda é amplamente usada no mercado, especialmente por usuários de dispositivos de médio e baixo custo, aqueles que costumam trazer pouco espaço de armazenamento.

O problema é que, com as várias opções sendo oferecidas atualmente nas mais variadas faixas de preço, as pessoas acabam se confundindo, e muitas vezes, priorizando apenas o armazenamento final em vez da velocidade de leitura de arquivos ou execução de apps.

Para ajudar os usuários menos experientes, a SD Association incluiu uma nova classe de classificação chamada A1, que permite identificar de forma fácil e rápida a compatibilidade de execução de aplicativos em seus dispositivos Android em cartões de memória — recurso introduzido amplamente na versão Marshmallow.

Novo padrão 'A1' facilita a escolha de cartões para aqueles que visam executar apps

Para receber a classificação "A1", por exemplo, o cartão precisa ter um desempenho sequencial de pelo menos 10MB por segundo, e apresentar IOPS de leitura aleatória de 1500 e escrita a 500 IOPS. Além de estampar os cartões em si, o símbolo também será incluso na embalagem dos dispositivos portáteis.

Esquema de classificação atual

Atualmente muitos usuários baseiam-se na classe dos microSD para ter uma noção de seu desempenho, pensando erroneamente que o "Classe 10" sempre entregará a melhor performance comparado com os outros — o que nem sempre é, de fato, a verdade.

A Classe determina a velocidade mínima de gravação sequencial (taxa de transferência de dados garantida na pior hipótese), o que é importante para aqueles que gostam, por exemplo, de realizar filmagens.

Em casos de gravação com bitrate de 40MB/s (5 megabytes por segundo), por exemplo, um Classe 4 já não seria indicado, pois acabaria dando um "gargalo" no sistema com sua limitação de apenas 4MB/s. Para o sistema atual temos:

Classe Gravação sequencial mínima
10 10 MB/s
6 6 MB/s
4 4 MB/s
2 2 MB/s


Nova classificação visa simplificar escolha dos usuários para cartões SD

Os cartões mais modernos já trazem novas classificações como, por exemplo, a UHS 1 (U1) e UHS (U3) com as seguintes diferenças:

Classe Gravação sequencial mínima
UHS 1 (U1) 10 MB/s
UHS 3 (U3) 30 MB/s

Apesar da semelhança, por exemplo, nas taxas de gravação sequencial mínima entre o Classe 10 e o UHS 1 (U1), eles não ganham a mesma classificação por causa de detalhes como o barramento, que se divide em quatro tipos diferentes.

Barramentos

Eles determinam a velocidade máxima que o cartão poderá de comunicar com o dispositivo em questão, em outras palavras, literalmente o gargalo de todo e qualquer tipo de transferência, não importando as taxas de transferência que a fabricante do aparelho prometa. Para os barramentos temos:

Barramento Velocidade de transferência máxima Mínimo requerido em
UHS-II 156 MB/s ou 312 MB/s UHS 1 ou 3
UHS- I 50 MB/s ou 104 MB/s UHS 1 ou 3
High Speed 25 MB/s Classe 10
Normal Speed 12,5 MB/s Classe 2, 4 e 6

Em outras palavras, um cartão Classe 10 padrão (High Speed) pode transferir dados no máximo à 25 MB/s —mas se ele tiver barramento UHS-I pode ser de duas a quatro vezes mais rápido!

Além da identificação impressa, os MicroSD UHS-II, por exemplo, contam com um número maior de contatos na parte inferior, o que ajuda a diferencia-los de forma rápida daqueles com barramentos mais simples.

Diferença entre o cartão USH-II e os demais

Qual tipo de cartão escolher?

  • Caso seu foco seja filmagens ou fotografia: dê preferência a cartões Classe 10 ou superior, com gravação sequencial mínima alta.
  • Já se a prioridade for o armazenamento de dados: a velocidade sequencial não vai ser tão útil assim, priorize o espaço de armazenamento oferecido levando em conta o tipo de barramento. O A1, nesse caso, é uma ótima pedida.

Agora você percebe a importância de uma classificação extra para os que buscam utilizar seu cartão SD para armazenar aplicativos, né?

Nesse novo padrão a velocidade de gravação sequencial mínima é de 10 MB/s com 1.000 IOPS (In-and-out-operations) como velocidade de leitura e 500 para escrita.

A título de comparação, um HD padrão de 7200RPM consegue perto de 100 IOPS, já um SSD pode atingir 88.000 (por isso a grande diferença nos tempos de boot e abertura de aplicativos entre essas duas tecnologias).


14

Comentários

Vai comprar um cartão SD? Veja qual se encaixa melhor no seu uso

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas