LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Unboxing e primeiras impressões do Samsung Galaxy A5 2017 | Vídeo do TudoCelular

17 de fevereiro de 2017 73

A Samsung anunciou o Galaxy A5 2017 em solo brasileiro ao final do último mês de janeiro, permitindo que nós do TudoCelular,com pudéssemos realizar um rápido hands-on com o aparelho em pleno local de evento. Agora, chegou a hora de começarmos a fazer nossos testes mais aprofundados, pois o dispositivo foi enviado para nossa bancada onde descobriremos mais sobre seu desempenho, autonomia de bateria, qualidade das câmeras e muito mais.

Como sempre, começamos com o unboxing, onde vemos os acessórios inclusos pela companhia na embalagem padrão de venda do aparelho e tiramos nossas primeiras impressões com ele.

Embalagem e acessórios

Começando pela embalagem, temos basicamente a mesma caixa adotada pela Samsung na geração passada do aparelho, com toda a superfície em branco e inscrições em cinza. O material não é dos mais resistentes, mas deve garantir que o smartphone e seus acessórios viagem em segurança até a loja ou até sua residência.

Com relação aos acessórios, temos fones de ouvido com botões para chamada e controle de mídia, além de microfone embutido, cabo USB-C para transferência de conteúdo e carregamento do aparelho, um adaptador USB-C para microUSB que permite o uso de acessórios do padrão antigo e carregador de tomada no padrão de dois pinos com porta USB e saída adaptável para 9V-1,67A ou 5V-2A.

Além disso, foi incluída também uma chave para que você possa abrir as gavetas para chips SIM e cartão microSD, sendo a do slot principal localizada na lateral do aparelho e a outra em sua parte superior. E por último, os tradicionais manuais com guia rápido e informações importantes sobre o dispositivo.

Design e tela

Passando ao design, temos algo bastante diferente do que o adotado pela Samsung na geração 2016 do Galaxy A5. O dispositivo manteve seu corpo construído em alumínio com acabamento em vidro na parte traseira, porém está muito mais arredondado agora, o que auxilia bastante na pegada. Vale notar que as protuberâncias vista na câmera principal e no botão home sumiram, sendo ambos os componentes agora totalmente rentes.

Na lateral esquerda do aparelho temos os botões de volume e a gaveta para o chip SIM 1, enquanto na lateral direita temos o botão de energia e a saída do alto-falantes de mídia. Em sua parte superior fica o microfone secundário para cancelamento de ruído e a gaveta onde são colocados o chip SIM 2 e o cartão microSD, enquanto na parte de baixo temos o microfone principal para chamadas, a entrada USB-C e a porta P2 para fones de ouvido.

Sobre as dimensões, temos 146,1 mm de altura por 71.4 mm de largura e 7.9 mm de espessura, tudo isto em 159 gramas. O Galaxy A5 2017 não é exatamente o modelo mais compacto que você irá encontrar com tela de 5,2 polegadas, sendo inclusive maior, mais espesso e mais pesado que seu antecessor, porém isto é justificável pela presença da certificação IP68 de resistência contra danos por água e poeira..

Sua tela Super AMOLED de 5,2 polegadas conta com resolução Full HD, ou seja, 1080 x 1920 pixels, ostentando assim uma densidade de aproximadamente 424 pixels por polegada. Este conjunto deve ser suficiente para grande parte dos usuários, porém só saberemos de fato como o display se sai quando o colocarmos lado a lado com opções rivais.

Hardware e software

O Galaxy A5 2017 conta com uma evolução considerável no hardware se comparado ao modelo anterior, algo que vai desde o chipset, RAM e armazenamento interno até o conjunto de sensores utilizado. De uma forma geral, o aparelho conta com chip Exynos 7880 com oito núcleos e clock máximo de 1,9 GHz, GPU ARM Mali-T830 MP3, 3 GB de RAM e 32 GB de espaço para o armazenamento, que como dito anteriormente pode ser expandido via cartão microSD.

Nos sensores, temos um conjunto completo, com acelerômetro, giroscópio, bússola, proximidade, luminosidade e barômetro, além é claro do leitor de impressões digitais integrado ao botão home. Ele possui ainda Wi-Fi 802.11 a/b/g/n, Bluetooth 4.2 com LE/EDR/A2DP e GPS/Glonass para localização.

Na bateria, também tivemos um pequeno aumento para acompanhar o hardware consideravelmente mais potente, sendo utilizado aqui um componente de 3.000 mAh. Se isto será possível para prover uma autonomia tão boa quanto a encontrada no modelo anterior, entretanto, só com os testes específicos para descobrirmos.

Em termos de software, a Samsung utilizou o Android 6.0.1 Marshmallow com a nova interface Grace UX, que foi lançada junto ao Galaxy Note 7 e chegou em aparelhos atualizados posteriormente ao Android 7.0 Nougat. Infelizmente, ainda não há como sabermos quanto tempo levará para que a sul-coreana atualize o Galaxy A5 2017, porém levando em conta seu histórico é provável que os usuários ainda precisem aguardar alguns meses.

Câmera
Qual é a câmera frontal e qual é a traseira?

Por último, temos as câmeras. Apesar de todo o marketing realizado pela Samsung, não nos preparamos para algo tão superior ao que foi utilizado em outros modelos intermediários até aqui com relação ao sensor frontal, pois salvas exceções já é possível colocarmos o Galaxy A5 2017 como um dos melhores modelos já lançados para os amantes das selfies.

Nas imagens acima, por exemplo, a primeira delas foi capturada com o sensor principal de 16 megapixels, que possui abertura f/1.9, enquanto a da direita foi registrada com o sensor frontal, que conta com exatamente os mesmos 16 megapixels e a mesma abertura f/1.9.

O software da câmera é o mesmo incluído pela Samsung em outros modelos atualizados para a Grace UX, contando com interface baseada em gestos e uma infinidade de funções. Os grandes destaques aqui, contudo, ficam para a possibilidade de mover o botão da câmera pela tela, além do "flash" para selfies e dos controles por voz e gestos.

Perguntas e sugestões

Faremos alguns testes específicos durante os próximos dias para ver como o Galaxy A5 2017 se sai nas mais variadas situações. Caso tenha alguma dúvida sobre o dispositivo em qualquer quesito, deixe-a em nossa seção de comentários que a responderemos da melhor maneira possível nos próximos vídeos.

O próximo teste com o aparelho a ser publicado será o de bateria, onde poderemos ver se a Samsung conseguiu manter a boa autonomia apresentada na geração 2016 do aparelho. Ficou curioso? Então não perca os próximos episódios!

O Samsung Galaxy A5 2017 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

73

Comentários

Unboxing e primeiras impressões do Samsung Galaxy A5 2017 | Vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas