LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do Xiaomi Redmi 4A | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

31 de maio de 2017 7

O Redmi 4A é a variante mais básica de sua linha, tendo especificações voltadas para quem deseja apenas acessar redes sociais, navegar na internet e jogar um ou outro jogo mais simples como Candy Crush e Clash Royale.

Ainda assim, como será que o modelo de entrada da Xiaomi se sai em nosso completo teste de desempenho? Após realizarmos um rápido unboxing com o aparelho e ver o quanto conseguiríamos em termos de autonomia de bateria, chegou a hora de colocarmos seu conjunto de especificações à prova!

Antes de mais nada, vale dar uma rápida repassada nas características gerais do Redmi 4A. O aparelho da Xiaomi possui um chip Snapdragon 425 com quatro núcleos a até 1,4 GHz, GPU Adreno 308, 2 GB de RAM e 16 GB de espaço para o armazenamento interno, expansível via cartão microSD de até 256 GB, tudo isto precisando lidar com uma tela IPS LCD de 5 polegadas com resolução HD.

Agora que você já está por dentro do conjunto oferecido pela Xiaomi, vamos ao teste!

Teste prático de velocidade

O nosso primeiro teste consiste em medir quanto tempo o Redmi 4A leva para abrir uma dúzia de apps. Na lista selecionada temos os apps de Câmera, Galeria e Configurações enquanto outros foram baixados, como Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop, Pokémon Go e Asphalt 8.

A abertura foi realizada exatamente nesta ordem, contando o tempo a partir do momento em que o cronômetro foi iniciado e sendo feita uma marcação ao final do primeiro ciclo para vermos se a segunda etapa seria executada mais rapidamente, pois todos os apps e jogos teoricamente já estariam armazenados na RAM.

Neste teste, o Redmi 4A demonstrou o porquê da Xiaomi ser quase venerada pelos adeptos da importação, pois mesmo contando com especificações simples e um preço muito baixo o dispositivo conseguiu apresentar um resultado satisfatório, precisando de 1 minuto e 37 segundos para abrir todos os apps na primeira volta, e apenas 30 segundos para trazê-los de volta na segunda.

Com isso, ele obteve um total de 2 minutos e 7 segundos, o que obviamente não fica no mesmo nível dos chamados "intermediários de luxo", porém devemos lembrar que estamos falando do modelo de entrada da linha mais básica da Xiaomi.

AnTuTu

Passando para os testes teóricos, começamos com o AnTuTu, que é visto por muita gente como base para comparação entre modelos. Aqui, o Redmi 4A marca uma pontuação similar a aparelhos como Sony Xperia L1, LG K10 Novo e Samsung Galaxy J2 Prime, demonstrando ser uma boa opção para o nicho de entrada.

GeekBench

Seguindo na mesma linha do AnTuTu, por aqui tivemos resultados similares aos modelos supracitados, porém curiosamente tanto o teste single-core quanto o de GPU conseguiram uma pontuação razoavelmente superior, demonstrando que a solução da Qualcomm para o mercado de entrada é uma boa alternativa aos chips da MediaTek que se espalham neste setor.

3D Mark

Eis que temos o primeiro grande deslize do Redmi 4A. O aparelho não foi capaz de executar o teste SlingShot Extreme do 3D Mark, precisando apelar para sua versão mais básica e ainda assim marcando uma pontuação bem abaixo do esperado. Isto nos dá uma prévia do que está por vir, mas não vamos estragar as surpresas.

GFX Bench

Fechando nossa parte de testes teóricos, temos o GFX Bench, focado em estressar a GPU ao máximo e ver como ela reage. Por aqui, o Redmi 4A reforçou que sua Adreno 308 não é exatamente a placa gráfica mais indicada mesmo para aparelhos com tela HD, marcando apenas 6,1 fps no Manhattan e 14 fps no T-Rex com a resolução nativa.

Jogos

Passamos então para os testes com jogos, que como sempre tiveram a taxa de quadros por segundo medida com o GameBench. Ao olhar para as capturas de tela acima você pode ter a falsa sensação de que o dispositivo foi muito melhor que seus concorrentes neste setor, porém aparentemente isto se dá por alguma otimização da MIUI 8 para a ferramenta de medição.

Como pode ser visto no vídeo que abre esta matéria, em alguns momentos é nítida a queda na taxa de quadros durante a execução dos jogos. Isto é especialmente notável no Modern Combat 5, onde ao serem disparados muitos projéteis ao mesmo tempo tudo literalmente fica em câmera lenta, acabando completamente com a boa experiência de jogo que vinha sendo presenciada até ali.

Nos outros dois títulos isto também foi notado, mas em um grau muito menor e que pode passar despercebido pela maioria, exceto é claro se você estiver muito próximo de um trem no Subway Surfers e acontecer a queda no frame rate, pois neste caso você vai perceber da pior forma possível.

Conclusão

O Redmi 4A certamente é uma opção a ser considerada se você estiver pensando em um modelo importado e não quiser gastar muito, podendo ser encontrado até mesmo em varejistas nacionais que fazem parcerias com lojas menores por algo próximo dos R$ 700.

O aparelho traz bom desempenho em tarefas diárias, porém é preciso ficar esperto com os problemas na execução de jogos, além do fato dele possuir apenas 16 GB de armazenamento interno, o que para os padrões atuais já pode ser considerado insuficiente para a maioria dos usuários.

O Xiaomi Redmi 4a ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

7

Comentários

Desempenho do Xiaomi Redmi 4A | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas