LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cinegrafista mostra que iPhone 6 ainda não pode substituir equipamento de câmera profissional

25 de novembro de 2014 15

Sabemos que nunca foi o tipo da Apple adicionar câmeras com muitos megapixels e recursos que geralmente nem todos os usuários tem facilidade para utilizar ou mesmo paciência, afinal, nem tudo o que temos disponível em nossos aparelhos é, de fato, utilizado. Com uma câmera traseira de 8MP, capacidade de gravar em full HD (e slow motion em 240fps) e abertura f/2.2, ainda que não seja uma das câmeras mais potentes do mercado, o iPhone 6 ainda consegue ficar à frente de diversos outro flagships em termos de fotos, embora ainda não esteja no topo da lista e dificilmente alcançará tal colocação.

Mas será que a câmera do iPhone 6 pode substituir um equipamento profissional?

Harvey Hogan, câmera-man da CNN há mais de 14 anos, foi às ruas de Piccadilly Square, em Londres, para comparar a câmera do mais novo smartphone da Apple com uma Sony HDVS, filmadora profissional utilizada para gravar reportagens e outras imagens do ramo. Com um kit profissional muito bem acoplado à câmera, ele faz alguns testes utilizando os dois aparelhos em ângulos semelhantes, estando com o iPhone preso à ela em uma altura relativamente "igual". A captura de imagens é muito boa para os dois dispositivos, e embora o iPhone consiga ter um campo de foco muito amplo, ainda fica para trás em alguns quesitos.

Foram feitos testes com campo de profundidade, a "regra do terço" utilizada para separar as imagens e montar um plano e até uma sequência de fotos para evitar o foco automático, por exemplo. O iPhone 6 se saiu muito bem em todos os testes feitos, embora ainda não seja bom o suficiente para substituir por completo um equipamento profissional.

À primeira vista, o iPhone 6 vinha se saindo bem em relação ao aparelho profissional. No entanto, ao chegar no seu escritório, Hogan percebeu que a diferença entre os dois aparelhos é realmente grande (como podemos ver nas imagens acima) e que o iPhone 6 não pode, pelo menos por enquanto, substituir um aparelho profissional. Alto ruído, cores "lavadas" e falta de faixa dinâmica, principalmente quando os vídeos são feitos em ambientes escuros. Estas foram as principais reclamações do cinegrafista.


Nas palavras do próprio Hogan, "é como comparar um Mini a um Maserati."

Mas claro, isso não quer dizer que o iPhone 6 é um péssimo aparelho se tratando de câmeras. Vale lembrar que a comparação foi feita com uma câmera profissional que é utilizada em transmissões e a diferença de tamanho lhe dá uma vantagem enorme em relação ao aparelho da Apple. No entanto, o iPhone 6 (e qualquer outro smartphone) ganha no quesito mobilidade, podendo ser carregado facilmente no bolso de qualquer pessoa.

Acreditamos que independentemente disso, os resultados não surpreenderam ninguém. Smartphones não são destinados a substituir câmeras de broadcast. Embora a presença de melhores sensores nos aparelhos móveis tenha se estabelecido com qualidade, ainda vai demorar para que elas tenham um papel fundamental na ascensão do jornalismo.

O Apple iPhone 6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

15

Comentários

Cinegrafista mostra que iPhone 6 ainda não pode substituir equipamento de câmera profissional

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo