LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone 7s tem seu chip A11 desenhado em alta tecnologia pela TSMC

06 de maio de 2016 18

TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) teria começado o desenvolvimento do chipset usado na geração 2017 de iPhones. De acordo com fontes industriais que alegam proximidade aos planos da Apple, a fabricante sediada em Taiwan já colocou sua equipe de engenheiros a par do projeto do A11, o “cérebro digital” que promete levar um poder jamais visto aos smartphones com estampa de maçã.

Ainda segundo a origem das informações, o processo de criação da peça arrojada levará pouco menos de um ano para ser concluído, estando pronto bem na programação para o lançamento do iPhone 7s, versão do próximo ano. O mais interessante é notar que o desenvolvimento do componente parece estar sendo feito na mais alta tecnologia, pois ele é citado com uma litografia FinFET de apenas 10 nanômetros, superando a atual “rainha” do segmento, Samsung.

Imagem: conceito futurista de iPhone.

Samsung, anteriormente, detinha uma grande parcela dos pedidos da Apple referentes aos chips de série A, porém tudo indica que a gigante da Coreia do Sul está sendo lentamente substituída pela TSMC. Exynos, família de chipsets encontrada em modelos Galaxy, possui a mínima litografia de 14 nanômetros, portanto a rival de Taiwan, ao desenhar o A11 em 10 nanômetros, teria finalmente superado a maior fabricante de celulares no mundo.

Quanto menor a litografia, mais eficiente é a peça, pois ela requer uma quantidade inferior de energia para executar o mesmo nível de processamento do que as demais partes internas, aumentando a autonomia de eletrônicos sem colocar em perigo o desempenho do mesmo. De fato, a Samsung parece ter perdido a situação de fornecedora da Apple já neste ano, pois o A10 estaria completamente em cargo da TSMC.

Seguindo a programação liberada pelas fontes que estariam, supostamente, familiarizadas com os planos da gigante de Cupertino, TSMC, começando o desenvolvimento do A11 em 10 nanômetros neste mês de maio, teria esse processo de fabricação licenciado durante o quarto trimestre do ano, entre outubro e dezembro de 2016, entregando amostras no primeiro trimestre de 2017.

A produção em pequena quantidade começaria logo em seguida, aumentando conforme a proximidade com o mês de estreia do iPhone 7s, lá pelo penúltimo trimestre do ano seguinte. Embora ela esteja sendo cotada como a completa responsável pelo chip A10, usada na próxima geração de iPhones, acredita-se que ela faça dois terços do A11, deixando um terço para outra parceira da Apple, cujo nome ainda não foi revelado. Seja como for, espere por um poder ainda mais expressivo nos futuros iPhones.

O Apple iPhone 7 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

18

Comentários

iPhone 7s tem seu chip A11 desenhado em alta tecnologia pela TSMC

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo