LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Com vendas em queda, Apple pode lançar apps para concorrer com Facebook, Snapchat e outros

25 de agosto de 2016 27

De acordo com um novo relato, publicado pelo Bloomberg que ouviu fontes familiarizadas com o assunto, a Apple planeja competir com alguns dos principais aplicativos de smartphones criando alternativas próprias aos seus usuários. O primeiro deles deve estrear este ano com o iOS 10, e os iPhones do próximo ano podem chegar com novo aplicativo de câmera e apps sociais, para concorrer com o Facebook, Snapchat e outros serviços.

Aplicativos sociais para smartphones, como o Facebook, Snapchat e mensageiros instantâneos, tem experimentado um enorme crescimento nos últimos anos graças ao iPhone e aos dispositivos Android. Em especial, a Apple foi em grande parte responsável por uma revolução nos negócios com a App Store, criando uma grande oportunidade para desenvolvedores de aplicações móveis

.

Não há dúvidas de que os dispositivos e seus sistemas populares - Android e iOS - sejam uma grande alavanca para as empresas por trás dos apps sociais. Para se ter uma ideia, atualmente há mais de 150 milhões de usuários ativos por dia que passam uma média de 30 minutos dentro do Snapchat (um app criado apenas para dispositivos móveis). Os usuários do Facebook gastam uma média de 50 minutos no Feed de notícias, Messenger e Instagram (considerando os 3 combinados) a cada dia.

É este tempo de uso que a Apple acredita que pode conquistar de seus clientes com seus aplicativos próprios. Agora que as vendas do iPhone estão em queda, a companhia precisa rentabilizar os seus serviços com o lançamento de aplicações e serviços atraentes para seus clientes. De acordo com o relatório, Tim Cook quer que a App Store e o iCloud compensem as quedas nos lucros da Apple em hardware.

Com a atualização do iMessage que virá no iOS 10, a Apple já mostra que deseja tornar seu aplicativo de mensagens ainda mais atraente para usuários de smartphones. O fato é que mesmo que usuários iOS utilizem bastante o app de mensagens da Apple, eles também usam os aplicativos populares como Snapchat, Facebook Messenger e WhatsApp.

Para o próximo ano, a Apple parece planejar um aplicativo de câmera independente, que vai permitir ao usuário de iPhone ou iPad gravar, editar, aplicar filtros e desenhos, e compartilhar vídeos em menos de um minuto. Ainda sem um nome, este app tem como objetivo concorrer diretamente com o Snapchat.

Este novo aplicativo supostamente seria desenvolvido pela mesma equipe por trás do Final Cut Pro e do iMovie, e a Apple teria contratado Joe Weil para supervisionar o projeto. Ele co-desenvolveu um aplicativo chamado KnowMe antes de se juntar Apple. Uma equipe diferente está trabalhando em novos recursos sociais para o iPhone e iPad.

Apple quer ser capaz de sugerir ações sociais aos usuários para que eles possam facilmente se conectar com seus contatos, trabalhando em consolidar a comunicação entre os donos de iPhone e iPad. Por exemplo, um aplicativo pode mostrar ao usuário uma única janela, onde ele pode ver todas as mensagens de texto, e-mails e interações de rede social de um único contato específico.

Não está claro se esses novos recursos serão adicionados aos apps já existentes da Apple ou se eles criarão novas aplicações para isso. O relatório também menciona que os aplicativos de compartilhamento de vídeo e sociais que a companhia está atualmente desenvolvendo poderiam ser cancelados, caso não atenda às exigências da empresa.

Por fim, há uma equipe de privacidade dentro da Apple para avaliar as implicações desse aspecto em um recurso de compartilhamento social renovado dentro do iOS. Essa avaliação será concluída antes dos aplicativos serem lançados. Se a equipe decidir que alguma característica expõe muito os dados de usuários, o serviço pode ser cancelado.

De acordo com o Bloomberg, a Apple se recusou a comentar o assunto.


27

Comentários

Com vendas em queda, Apple pode lançar apps para concorrer com Facebook, Snapchat e outros

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo