LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple é acusada de trabalho escravo em outra fábrica chinesa

26 de agosto de 2016 18

Histórias macabras envolvendo a Maçã de Cupertino com o trabalho escravo continuam aparecendo. A Apple já recebeu acusações pesadas com base nas supostas condições desumanas de trabalho que os seus prestadores de serviço vivenciam. Manifestantes inclusive já invadiram a sede da empresa no Vale do Silício para reivindicar em prol dos trabalhadores. A companhia também já foi acusada de ter ligação com o trabalho infantil e o número de pessoas que já não acreditam na máscara de “empresa dos sonhos” só aumentou. Em um relatório recente, é informado que os trabalhadores da fábrica Pegatron de Xangai foram submetidos a horas excessivas de trabalho no ano passado.


De acordo com a China Labor Watch (CLW), a organização não governamental que luta em defesa dos direitos de trabalhadores na China, 100.000 funcionários foram forçados a trabalharem por horas extras que são consideradas excessivas e ilegais. Em 2015, os trabalhadores costumavam fazer até 80 horas extras por mês, já em março de 2016, esse número aumentou para 100 horas extras. Um trabalhador ainda informou que trabalhou por 109 horas extras sem nenhuma remuneração.


A Appe estipula que os funcionários devem ter pelo menos um dia de folga por semana e não trabalhar mais de 60 horas. Mas segundo os trabalhadores, a maioria faz horas extras e sequer recebem por isso. Até mesmo os estagiários da Apple estão sendo sobrecarregados, segundo relatórios da Pegatron, 64% dos seus estagiários do departamento de manutenção estão com excesso de trabalho. Para piorar as coisas, os trabalhadores não conseguem nenhum suporte por parte da empresa e se sentem impotentes, pois de cada 10 pedidos que fazem solicitando um único dia de folga, apenas 2 são aprovados.

A CLW ainda informa que os funcionários são mal remunerados, pelo menos em comparação com a média salarial da cidade, em que os funcionários da Pegatron, mesmo aqueles que trabalhavam horas extras excessivas, recebiam apenas a metade do valor que seria o correto. A organização disse que a Apple busca a terceirização, visando um menor custo de produção, mas isso só é possível através da exploração de trabalhadores. Os funcionários da Foxconn, outra fabricante de produtos Apple, também estão em um quadro preocupante, pois segundo relatórios anteriores, na fábrica exitem crianças trabalhando e já ocorreram diversos relatos de suicídio. Compre novos robôs, Apple, coloque-os para trabalhar, os seres humanos não merecem isso.


18

Comentários

Apple é acusada de trabalho escravo em outra fábrica chinesa

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo