LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Patente sugere iPhone com tela OLED com microporos para eliminar bordas

10 de janeiro de 2017 2

Rumores já circulam de que a Apple vai lançar um iPhone com tela OLED curva este ano, supostamente com o display se estendendo de ponta a ponta. Inclusive, alguns vazamentos apontam que a companhia está em parceria com a LG para produção de telas OLED flexíveis.

Além de não haver qualquer confirmação da empresa sobre o assunto, há alguns empecilhos para a implementação de uma tela sem bordas - os espaços ocupados por elementos essenciais, como saída de áudio, câmera e sensores de proximidade, entre outros.

Mas isso pode ter sido solucionado, ao menos na teoria, por Cupertino. A Apple recebeu na terça-feira a patente para uma tecnologia que permite que auto-falantes, câmeras e sensores possam se "esconder" atrás de uma tela de ponta a ponta, um projeto que poderia estrear em um iPhone ainda este ano.


Essa tela teria poros tão pequenos que seriam imperceptíveis ao olho humano. Isso permitiria aos engenheiros projetarem um smartphone ou tablet com um display que realmente preencha toda a parte frontal do dispositivo.

Até agora, a aparência dos smartphones foi definida e limitada pela tela.O próprio iPhone possui um grande display central cercado por sensores e controles físicos localizados no topo e abaixo da tela e suas laterais. Certos componentes, como a câmera frontal, o sensor de luz ambiente e o sensor de proximidade, podem ser ocultados por baixo de um vidro de cobertura ou localizados em uma parte inativa do display.



Outros elementos como o alto-falante e botão Home exigem acesso fácil, especialmente no caso do Touch ID. Isso ocupa um espaço e define parte do design frontal do aparelho.

Na patente recente da Apple, a montagem de sensores e outros elementos ficaria atrás de uma série de furos na parte ativa de um OLED ou painel semelhante. Estas aberturas podem ser deixadas vazias ou, se desejado, preenchidas com vidro, polímeros, cerâmica radio-transparente ou outro material adequado.


O posicionamento dos sensores alinhados com essas aberturas facilitaria a captura da luz, das ondas de rádio e sinais acústicos. Microfones, câmeras, antenas, sensores de luz e outros equipamentos não teriam assim nenhuma dificuldade para funcionar, mesmo localizados por trás da tela. O design também acomoda estruturas maiores como o botão Home.

Claro, como qualquer patente, não há nenhuma garantia de que a Apple usará essa solução em seus futuros iPhones.


2

Comentários

Patente sugere iPhone com tela OLED com microporos para eliminar bordas

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo