LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mais inteligente, Siri poderá finalmente aprender a reconhecer a voz de seu dono

05 de abril de 2017 10

O comando 'E aí, Siri', dado para ter acesso à diversas funções dos iPhones com tela bloqueada, pode representar uma brecha de segurança quando consideramos que ele funciona com qualquer tipo de voz — apesar de que, por outro lado, graças a isso ele até já foi capaz de salvar a vida de um bebê e ajudar um menino de 4 anos a salvar sua mãe.

Em outras palavras, usuários não autorizados podem simplesmente pegar seu aparelho e, mesmo sem saber a senha de desbloqueio, ter acesso a parte de seus dados pessoais.

Até a própria Apple sabe que isso representa um problema, e pelo visto, ela já está trabalhando em uma solução.

De acordo com uma publicação recente feita pelo site Patently Apple, a gigante de Cupertino cadastrou uma patente que descreve um mecanismo capaz de fazer a Siri responder apenas a um indivíduo em específico, e não apenas a uma combinação de palavras.

A patente detalha uma espécie de palavra ou frase que poderia ser usada como um código de acesso à Siri, ou até mesmo, substituir o comando 'E aí, Siri'.

O iDevice seria capaz de armazenar tanto a combinação de palavras quanto as características da voz de seu dono, permitindo que Siri só pudesse ser ativada caso essa combinação em específico fosse detectada.

Nos casos em que a voz não correspondesse aos códigos armazenados, a interação por meio do Touch ID seria necessária para verificar a identidade do usuário.

Escolhendo uma frase ou palavra específica é uma forma de facilitar o reconhecimento de voz, algo muito difícil de implementar, até mesmo com a tecnologia atual.

A solução já é empregada em vários cenários por diversas empresas ao redor do mundo como, por exemplo, nos sistemas de verificação de serviços bancários via telefone.

Escolher algo como, por exemplo, o nome do seu primeiro bichinho de estimação, sua cor preferida, ou sua data de nascimento, pode facilitar a identificação de sua voz.

Rumores prévios corroboram que a Siri deverá ganhar habilidades superiores no iOS 11, para bater de frente com sua mais nova concorrente, a Bixby da Samsung — então, com sorte, poderemos ver esse recurso implementado no iOS ainda esse ano.


10

Comentários

Mais inteligente, Siri poderá finalmente aprender a reconhecer a voz de seu dono

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo