LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Uso de smartphone sobe, mas brasileiros usam aparelho cada vez menos para fazer chamadas

18 de outubro de 2016 7

Cada vez mais brasileiros têm acesso aos smartphones, mas, paralelo a isso, as pessoas estão perdendo o hábito de usar o dispositivo móvel para fazer chamadas. O novo hábito é comprovado pela consultoria Deloitte. Segundo a empresa, em 2013, 29% dos brasileiros entrevistados tinham um smartphone, sendo que neste ano o percentual subiu para 80%. Ou seja, o número quase triplicou em três anos.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas de todo o país. Destas, 85% revelaram que os aplicativos de troca de mensagens são os mais necessários e valorizados - até mesmo que o discador.

Marcia Ogawa, sócia-líder da Deloitte para atendimento da indústria de TI, comentou os dados levantados e ainda revelou que os brasileiros cada vez menos usam os aparelhos móveis para realizar chamadas:

Em 2013, 80% dos usuários de smartphones faziam chamadas de voz; neste ano o percentual baixou para 69%.

O levantamento mostrou que 48% das pessoas conferem as mensagens do celular cinco minutos antes de dormir; 37% acordam no meio da noite e verificam o celular; 12% falam ao celular enquanto dirigem; e 15% atravessam ruas falando ao celular. A pesquisa também mostra que 52% dos usuários de smartphones usam o celular para tirar fotos, 39% tem o costume de compartilhar fotos e 33% usam os dispositivo para gravar vídeos.

Um levantamento da Deloitte mostra que os brasileiros estão de olho em um novo smartphone. A pesquisa, já divulgada anteriormente, mostra que 59% dos entrevistados querem um novo dispositivo para guardar no bolso. Tablets, notebooks e smartwatches também são de interesse dos consumidores, mas muito menos em relação aos telefones.

Diferentes estudos, sobretudo de universidades no exterior, se dedicam a saber como se dá interação dos humanos com os dispositivos móveis. O uso de smartphones no ambiente de trabalho pode reduzir a eficiência e dedicação dos funcionários e também ocasionar stress entre pais e filhos dentro dos lares, por exemplo.


7

Comentários

Uso de smartphone sobe, mas brasileiros usam aparelho cada vez menos para fazer chamadas
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista