LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Registrar e
pubblicar
Usuário
Email
Senha

O mercado de telefonia móvel brasileiro parou de crescer?

25 de março de 2013 21

Operadoras

Pelo segundo mês consecutivo, o mercado de telefonia móvel no Brasil cresceu muito pouco. Em fevereiro, o crescimento foi de apenas 0,3%. Em janeiro, já havia sido ainda menor: 0,18%.

O que está acontecendo?

Na verdade, os dados não mostram exatamente uma estagnação, e sim um amadurecimento do mercado. Em fevereiro deste ano, foram registrados 263,04 milhões de acessos em serviços de telefonia móvel. Isso corresponde a uma teledensidade de 133,25 terminais para cada 100 habitante, segundo dados da Anatel.

Operadoras

O mercado parou de crescer apenas porque ele atingiu e seu pico. Já existem mais linhas do que pessoas no Brasil.

A Claro foi a única entre as 4 grandes operadoras a ganhar maketshare em fevereiro, com 514,4 mil novos acessos e 0,12% a mais de participação (25,12% no total).

E a partir de agora?

As operadoras vão focar não apenas em ganhar novos clientes, mas principalmente em elevar a receita gerada por eles. Apesar do grande número de acessos, a grande maioria dos clientes ainda usam planos pré-pagos.

Na Vivo, líder do setor, 74,73% dos clientes são pré-pagos. Contudo, os 25,27% de clientes pós-pagos são responsáveis por 36,9% da receita da empresa. Na TIM, 84,67% são pré-pagos, na Claro 79,91% e na Oi 83,27%.

Mas os brasileiros parecem resistir bravamente aos planos pós-pagos. Em 2009, 81,09% dos clientes da Vivo estavam no pré-pago. Na TIM, Claro e Oi, a porcentagem de pré-pagos permaneceu praticamente a mesma nos últimos 4 anos, mesmo com a popularização dos smartphones.

Não é à toa que as teles estão buscando outras formas de receitas, investindo na expansão das redes 3G e agora nas primeiras redes 4G. Além disso, muitas delas oferecem outros serviços, como TV paga, telefonia fixa e banda larga fixa.

Agora que o mercado de telefonia móvel no Brasil já atingiu seu amadurecimento, ele precisa evoluir e acompanhar as novas tecnologias. Esperamos que a Anatel faça um bom trabalho para melhorar a qualidade desses serviços e para garantir que a a quarta geração da internet móvel corresponda à expectativa de todos. [Teleco, TeleSíntese]

Se curtiu, compartilhe!


21

Comentários

Continue no Fórum » O mercado de telefonia móvel brasileiro parou de crescer?
Deixe um comentário.

Leandro_949

Leandro_949

24 Abr 2013 @ 10:48 #21

a VIVO ja pensou e colocar uma antena no povoado do bate-pe vitoria da conquista_bahia.o sinal e pessimo deveria ver isso a OI ta ai cuidado que a VIVO sem consumidores.

AlexXLRS

AlexXLRS

26 Mar 2013 @ 12:59 #20

claro

Gilberto-1

Gilberto-1

26 Mar 2013 @ 12:58 #19

Alex, descupe-me por ter que incomoda-lo mais uma vez, mas qual é a sua operadora?

AlexXLRS

AlexXLRS

26 Mar 2013 @ 12:42 #18

desculpa os erros de gramática aí e que eu to sem prática no touch por causa do BlackBerry e a correção só piora hj msm eu demorei meia hora pra conseguir jogar assassin's Creed

AlexXLRS

AlexXLRS

26 Mar 2013 @ 12:40 #17

@ Gilberto eu sei e eu to falando que existe meu irmão pago R$ 70,00. e nem na verdade a culpa e dos funcionários da operadora aqueles não no geral mais tem uns FDP que só fazem ***** mais a culpa também é da operadora pois não sabe da o devido treinamento ou força os funcionários a trabalharem como loucos...



e por isso que digo que o pré pago e mais seguro você tem mais controle do te entra o que sai e a parte mais no meu caso e mais seguro

o meu pacote de internet e de 300 MB e eu ativo. contador de 3G toda vez além disso eu ganho R$ 40 ,00 de bônus todo dia meus créditos sempre tão zerados porque o eu boto só R$ 12,00 para ativar os bônus e o pacote



conclusão: eu não tenho créditos para eles comerem hehehehehe

Gilberto-1

Gilberto-1

25 Mar 2013 @ 09:32 #16

Me desculpe Alex, mas voce está errado, a cobrança indevida ou prejuizo indevido existe. A Vivo no mes passado me enviou um torpedo lá por volta do dia 12 dizendo que os 200 MB da minha internet haviam sidos utizados. Eu liguei para lá e perguntei aonde eles acharam consumo nos serviços de internet, pois eu só havia gasto míseros 87 kb, porque não tinha viajado e quando não viajo não uso internet uso WiFi. Depois de muito "vamos verificar" chegaram a conclusão que eu estava certo e me devolveram os 200 MB, mas com nova dada de abastecimento. Eu tenho conta no "Meu Vivo" para essas checagens, senão o "bicho pega". Moral da história as operadoras não são confiáveis.

AdalbertoFerreira

AdalbertoFerreira

25 Mar 2013 @ 08:38 #15

Na linha pós da Vivo da minha mulher, passaram um ano cobrando mês a mês uso de internet que nós jamais usamos. Todos os meses, eu precisava ligar para lá para reclamar. Vinha tudo especificado na fatura, como se o serviço estivesse realmente sendo utilizado. Só pararam depois que eu disse que entraria com uma ação criminal contra os gringos safados donos da empresa, e que os colocaria na cadeia. Aí então eles pararam, só assim!

AlexXLRS

AlexXLRS

25 Mar 2013 @ 08:13 #14

a operadora não tem cobrança indevida kkkkk... olha meu irmão foi cliente da claro por 10 anos blz...ele foi cancelar e pagou multa e o valor da mensalidade ,6 meses depois chegou um aviso de dívida ele foi na operadora e ela falou que ele adicionou uma última recarga no pós pago a Claro simplesmente adicicinou R$ 35,00 A mais do que devia na madrugada e a linha expirou as 10 da manhã... obs não era o dia do mês que entra as recargas..pré pago e bom sim, você tem controle total do que você gasta e faz eu tenho duas linhas e me dou muito bem.





EwertonLss

EwertonLss

25 Mar 2013 @ 07:40 #13

@Lucius faço-me minhas suas palavras...

EwertonLss

EwertonLss

25 Mar 2013 @ 07:38 #12

É mais também tem os smartphones dual chip ou seja muitas pessoas também tem apenas um celular, mais possui duas linhas

Makaveli2pac

Makaveli2pac

25 Mar 2013 @ 05:21 #11

Amadurecido não foi dito no sentido de qualidade no próprio texto diz q tem q melhorar.

RomarioFonseca

RomarioFonseca

25 Mar 2013 @ 05:08 #10

Francisco este negócio de cobrança indevida simplesmente não existe, alguns vai na loja reclamar por isto, mais na hora é só mostra na fatura que a pessoa usou tal serviço que eles já ficam quetos. Não sei as outras operadoras, mais a TIM não tem isto.

Clebkct

Clebkct

25 Mar 2013 @ 04:55 #9

Dizer que o mercado brasileiro esta AMADURECIDO parece até sacanagem de um ET, afinal aqui a telefonia movel esta muito a desejar e quanto ao acesso 3G e sua qualidade PORCA a coisa é pior.

A unica coisa realmente MADURA por aqui é a agilidade das cobranças das tarifas, que mesmo quando você não consegue falar, as operadoras conseguem lhe tarifar se você não for rapido ao encerrar a ligação, além de tarifar também a pessoa para a qual vocÊ ligou, afinal ela vai acabar acessando a caixa de mensagem e já viu.

Dino

Dino

25 Mar 2013 @ 04:52 #8

um pós tem vantagens. Durante anos a fio fui cliente Claro. Contudo, ao mudar do RS para o PI, perdi todos os benefícios, uma vez que há diferenças entre áreas. Resultado: perdeu um cliente com quase dez anos. Daí fiz outro plano. Dessa feita com a vivo, que de vivo aqui só tinha nome. Resultado, perdeu cliente. Com isso entrei para o clube dos usuários pré. Mas esse é muito limitado. Daí me acheguei à oi. Primeiro pelo controle. Depois de dois anos de uso migrei para o pós. Por enquanto ela me cativou. Tem feito bom trabalho. Estou gostando. Mas uma coisa eu aprendi: não compro aparelho atrelado a planos. Isso é uma roubada. O melhor a fazer é escolher um bom plano e comprar aparelho por fora. Menos dor de cabeça. Assim até que funciona. Todavia, como preciso viajar tenho as quatro operadoras do lado. Há lugares que duas não pegam sinal. Pós pago apenas uma.

Francisco

Francisco

25 Mar 2013 @ 04:45 #7

@Lakter

Não apenas isso mas tambem cobranças indevidas, o que eu vejo de gente reclamando aqui na loja sobre isso...

Mas tambem tem o problema que muitos simplesmente não prestam atenção ou não entendem o contrato que assinaram, extrapolam os limites e depois reclamam.

Especiais

O melhor do TudoCelular, na semana passada

Especiais

Fotos dos leitores #13

Apple

12 rumores absurdos e errados sobre os produtos da Apple

Apple

Como esconder o horário que você viu as mensagens no WhatsApp