LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Celular importado de marca nacional tem garantia e assistência no Brasil? | Detetive TudoCelular

14 de maio de 2020 40

Confira aqui a segunda parte desta coluna especial

Por muitas vezes oferecer menos custos aos consumidores, a compra de celulares importados de marcas que atuam no mercado nacional é uma prática comum de usuários de smartphones. Seja diretamente em outro país, ou por meio do chamado “mercado cinza” – vendedores que importam o produto, mas não são oficiais.

No entanto, um dos riscos a eles consiste em possível falta de garantia nacional, o que os deixa descobertos em casos de alguma necessidade de manutenção. O TudoCelular já recebeu várias reclamações de internautas que tiveram o pedido de assistência negado – mesmo mediante orçamento – por fabricantes.

Como forma de explicar aos usuários quais empresas podem fornecer ou não esse tipo de serviço, o Detetive TudoCelular conversou com oito companhias do setor que atuam no mercado brasileiro, para saber qual é a política a respeito do tema.

Vale lembrar que o assunto abordado consiste em celulares sempre originais e devidamente homologados por órgãos regulares estrangeiros. Confira os detalhes:

Apple

Apesar de lançar todos os modelos de iPhone no Brasil, os preços praticados no país muitas vezes motivam consumidores a adquirirem seus dispositivos no mercado internacional por meio de importação.

Em outros casos, pessoas que já estão fora do país podem aproveitar para comprar um celular na viagem e o trazer de volta ao solo brasileiro. Segundo informações obtidas por usuários da empresa ao TudoCelular, é possível consertar o dispositivo no Brasil por assistência autorizada da "Maçã".

Mesmo assim, o Detetive entrou em contato com a companhia para obter maiores esclarecimentos. Até o momento, ela ainda não mandou um posicionamento. Assim que houver um retorno, este texto será atualizado.

Samsung

A Samsung tem presença em todos os segmentos de smartphones dentro do Brasil. Mesmo assim, seus aparelhos também podem ser encontrados no chamado “mercado cinza”, com preços inferiores.

Sobre a assistência local desses celulares importados, a empresa explica que somente fornece garantia aos modelos comprados em revendedores autorizados no país, além de não realizar reparos técnicos devido à tecnologia usada ser diferente conforme a região. Por outro lado, dão outros tipos de suporte aos clientes.

A companhia ainda reforça que a situação já é diferente no catálogo de notebooks. Neste caso específico, os produtos possuem garantia universal por terem a mesma tecnologia.

“Fornecemos garantia a todos os produtos adquiridos nas revendas autorizadas no Brasil. Com relação aos produtos comprados em outros países, damos total suporte, mas não efetuamos reparos técnicos por conta da tecnologia empregada, que é diferente da encontrada no Brasil. A exceção fica por conta do portfólio de Notebook, contemplado pela garantia universal por empregar a mesma tecnologia no Brasil e no exterior.”

Motorola

A Motorola é uma das marcas consolidadas no segmento dentro do território nacional. Ela também possui a fabricação local no Brasil, ou seja, não precisa trazer os telefones de fora para vendê-los por aqui.

Porém, caso você resolva comprar algum modelo produzido fora do país, provavelmente não contará com reparo se este for necessário. De acordo com fontes internas da empresa, essa é uma reclamação constante de clientes, que acabam por não ter seu celular consertado devido a negativa da marca.

A assessoria da Motorola já foi contatada por este espaço, o qual deverá ser atualizado assim que a empresa retornar com o posicionamento para o Detetive TudoCelular.

Atualização (14/05, às 12h32)

A empresa retornou à esta coluna e disse qual é o seu posicionamento sobre o tema. A Motorola Brasil afirma apenas atender os produtos fabricados no Brasil em sua assistência técnica e justifica por possível falta de softwares, treinamento ou equipamentos necessários.

"A política da Motorola Brasil é atender nas suas assistências técnicas somente produtos que foram fabricados no país. Os componentes podem mudar e as assistências técnicas podem não ter os softwares, treinamento ou equipamentos necessários para realizar o conserto."

LG

Com um portfólio amplo de celulares lançados no mercado nacional, a LG não chega a trazer todos os seus portáteis ao país. É o caso da linha V ThinQ. Ainda assim, alguns modelos presentes em solo brasileiro também podem ser encontrados por vendedores que importaram os aparelhos.

Em resposta a esta coluna, a fabricante ressalta que a garantia fornecida é apenas nacional. Para dispositivos adquiridos sem a produção da LG Brasil, ela se diz impossibilitada de fornecer reparo, uma vez que as peças disponíveis podem ser incompatíveis.

“A garantia da LG é nacional, conforme termo de garantia que acompanha o produto. Visando a fidelização do cliente e satisfação dos nossos consumidores, a LG esgota todas as possibilidades de reparo quando o mesmo produto também é fabricado no Brasil. Para produtos que a LG Brasil não fabrica, ficamos impossibilitados de proceder ao reparo por questões de incompatibilidade de peças disponíveis.

ASUS

Na contramão das fabricantes de aparelhos Android com operações nacionais até o momento, a ASUS confirmou ao TudoCelular que faz assistência técnica dos smartphones adquiridos fora do país.

Contudo, a empresa ressalta que não cobre a garantia das demais regiões aqui no território brasileiro. Em outras palavras, você terá de solicitar um orçamento e pagar pela manutenção, mesmo se tiver garantia válida na origem do dispositivo.

“A ASUS Brasil realiza manutenção de aparelhos comprados em outros países, porém, em casos de reparo de produtos importados que ainda se encontram dentro da garantia, o procedimento não é semelhante ao de produtos nacionais, pois os produtos importados não possuem garantia no Brasil. Nesse caso, os usuários podem verificar a possibilidade de reparo em orçamento diretamente com as assistências autorizadas da ASUS.”

Atualização (15/05/20, às 13h10)

A ASUS enviou um complemento da sua declaração ao Detetive. Segundo a companhia, a manutenção é sempre paga pelo usuário, mas desde que o "braço" nacional tenha as peças necessárias para o seu reparo. Caso contrário, não há assistência ao produto.

"Para produtos importados, estando na garantia ou não, no Brasil somente é possível o reparo em orçamento. Porém temos mais uma condição para reparar o produto: verificar se o produto importado é similar com o produto vendido aqui. Caso contrário, não terá peças para reparar no Brasil."

Xiaomi

De todas as marcas, a Xiaomi consiste no principal exemplo de fabricante com grande presença de aparelhos importados entre os usuários no Brasil. Isso porque a empresa não atuava no país até junho do ano passado, quando chegou em parceria com a DL Eletrônicos.

Mesmo assim, ainda é uma marca procurada no “mercado cinza”, pelo custo-benefício dos seus celulares adquiridos por importação.

Em contrapartida, o head da operação no Brasil, Luciano Barbosa, explicou ao site que – devido à ausência de nota fiscal da própria revendedora autorizada – a Xiaomi não fornece reparos aos usuários de dispositivos comprados por vendedores paralelos.

“A Xiaomi não presta assistência a quem compra via ‘mercado cinza’. Ela não fornece o serviço porque não tem nota fiscal.”


Luciano Barbosa

Head da operação da Xiaomi no Brasil

Huawei

Outra fabricante chinesa que retornou ao mercado brasileiro no ano passado, a Huawei ressaltou ao TudoCelular que somente os produtos vendidos em seus canais oficiais têm direito a assistência no país.

Ou seja, se você comprar um smartphone da marca que não veio ao Brasil por meio da própria companhia, ela não fornecerá reparos ao aparelho.

A empresa ainda ressalta a recomendação para sempre comprar os aparelhos que possuem certificação da Anatel.

“A Huawei Brasil oferece serviços de garantia para os produtos adquiridos nos canais de vendas oficiais no Brasil. É importante orientar os consumidores que sempre comprem produtos regularizados pela Anatel, disponíveis apenas nesses canais oficiais.”

Nokia

Marca histórica no mercado de celulares do Brasil, a Nokia está de volta ao país – agora pertencente à HMD Global –, em parceria com a nacional Multilaser – responsável por distribuir e também oferecer a assistência aos clientes. O primeiro e único modelo lançado em terras tupiniquins é o Nokia 2.3.

Caso você tenha ou queira comprar um outro modelo ou o próprio básico via “mercado cinza”, a operação nacional não irá prestar manutenção ao seu aparelho. Ter a garantia válida aqui é o que permitiria utilizar o serviço.

“Os telefones Nokia possuem apenas garantia válida no país onde o produto foi adquirido e pelos canais autorizados da HMD Global.”

A assessoria da HMD Global no Brasil também acrescentou à coluna que, caso seja necessário o suporte pós-venda do Nokia 2.3 comprado oficialmente, o primeiro contato é feito de forma remota. Se for preciso, o usuário poderá enviar o celular sem custo e o terá de volta em um prazo de aproximadamente cinco dias úteis.

“Nesse momento, o suporte pós-venda será fornecido pelo nosso parceiro local e o usuário poderá encontrar todos os canais de contato no nosso site. O primeiro contato de solução de problemas será feito remotamente e, caso seja necessário, o usuário pode enviar gratuitamente o telefone por correio para a assistência técnica e, após o reparo, o aparelho retornará ao consumidor – esse processo levará cerca de 5 dias úteis, incluindo logística e reparo.”

E aí, você já passou por alguma situação em que precisou de assistência técnica em um celular importado? Relate a sua experiência para a gente!


40

Comentários

Celular importado de marca nacional tem garantia e assistência no Brasil? | Detetive TudoCelular
  • E se no caso da Samsung eu comprar um notebook que não vende no Brasil, ainda terá assistência técnica?

      • ótimo post !
        Pra voce que sente vontade de entender mais esse mercado de manutenção de smartphones...
        Dê uma olhada nesse link : https://go.hotmart.com/U31478911K

          • Eu quero saber o seguinte cadê o uleefone modelo Armor x 7 eu quero saber por que essas marcas não vem para o Brasil não monta na casa pessoal precisa cara tem mercado para eles se você tiver adianta assim Caterpillar celulares também tem porque aí quem sabe não dá uma quebrada nas demais matérias de preço e esse aparelhos tem uma p*** resistênciahoje é são projetados para ter uma durabilidade maior para o dia de pancadaria vamos se dizer assim eu tô dando lacuna de mercado quem foi esperto e trazer parao Brasil vai se dar bem. E outra coisa já que a fabricante está fazendo muito Lab vamos se dizer assim de prestar e briga tecnológicos e outras cositas más então que vocês não fazem celulares como a resistência como a tecnologia custo-benefício tão boa quanto e acabou no padrão do modelo mencionado acima.eu já tive celulares de várias marcas como Samsung LG Sony Ericsson Nokia Apple celulares xing ling Motorola kyocera então meu vamos para lá e para de graça eu já tô de saco cheio de viagem meu celular não sei o que quebra gaste um pouco mais uma película de qualidade em uma capinha de qualidade ele não vai quebrar veja o que ele tem pregado não quis resistência e tecnologia antes de qualquer compra e vejo que cada assistência técnica de fornece simples assim .eu preciso preciso de um aparelho que tem quantidade de alque toque de celular no mínimo que o 64 GB de memória vamos se dizer assim para ter espaço para comunicação música uma quantidade boa de processamento de dados que dependendo do que eu faço pois dependendo eu vou estar dentro de São Paulo um local que o celular não pega mais nem com reza brava disse alguma companhia operadora dizer e a nossas antenas que são de linguiça eu já vou respondendo o seguinte eu já tive algumas operadoras para ela se não pretendo voltar tão cedo e informa todas elas que tem um ponto de antena na zona leste que eu sei e o pessoal lá do barrinho sabe qual é que nenhuma operadora pega só orei um da oi lá não pega Nextel não pega Claro não pega Tim nem vivo informa ainda que nós travessias entre a Campanella e Itinguçu a uma quebra de sinal quando é que a gente da maioria das operadoras tanto Oi Claro vivo e Tim a central porque não havia falha de sinal algum sendo que a por que você estava jogando o jogo travar você estava conversando com alguém a ligação caiu eu sou sua nesse meu problema com a Nextel naquele. Mas no outro mas ao lado do outro posto de saúde não continuava sem sinal então que me atendeu melhor eu fiquei no caso aqui foi sinal da Nextel eu sei que não tô mudando um pouco de assunto mas meu tem local em São Paulo que não dá para mim ter um andar de iPhone porque não dá cara tem tanto buraco na rua que você tá com iPhone da zona seu lado né não sai correndo tropeçar no buraco para ele tá lascado.

            • A única que tem garantia e assistência técnica global é a Apple, as demais marcas de smartphones não, apenas nacionalmente

                • Pessoal, este assunto é antigo e pacificado na justiça. Todo produto comprado no exterior de marca global deve ter assistência no Brasil. Claro que as marcas dificultam, sugiro que entrem na justiça caso tenham problemas.

                    • Exatamente, uma empresa q atua no mercado nacional tem obrigação de oferecer a garantia d seus produtos adqueridos internacionalmente, desde q possua representatividade/representante nacional...

                      • Essa da Asus foi foda kkkk. Ela não da garantia em aparelho comprado fora, só da o reparo e cobra por isso. Assim a Samsung também faz. Meu antigo Note5 trincou a tela e entrei em contato com a Samsung, a autorizada faria o reparo, mas as despesas eram minhas.

                        • A melhor atitude foi a da Asus, ao menos da assistência aos aparelhos importados, pagando é claro, pelo menos o cliente tem suporte.

                            • O melhor é começar a consumir produtos que dê suporte e garantia universal só assim aquelas que deixarem de vender por seus produtos sem a cobertura universal irão perder nas vendas. Estamos vivendo em um mundo globalizado e que exige atualização de tecnologia.

                                • KKKK Dpois reclama que o Brasil é uma desgraça.... sem empregos, sem mercado, sem tecnologia, sem salários bons blá, blá, blá.... quer ganhar bem??? e pagar barato pra que trabalhem p produzir p vc comprar né lindio???? kkkk

                                  • Foda é pagar pra trazer as peças do celular da china em meio ao corona, já que a Nokia não tem garantia ainda no BR

                                      • Meu próximo importado vai ser um Sony. Pra mim já deu essas marcas chinesas

                                          • Tive sérios problemas com a Asus quando trouxe dos EUA um zenfone 5. Apesar do mesmo estar desbloqueado, não me avisaram que a ROM embarcada no aparelho era exclusiva ao mercado americano e para minha desraça, não funcionava nada, não baixava nenhum app, não atualizava, dava erro constante. Entrei em contato com a Asus nos EUA e a saída era mandar o aparelho de volta para lá e ter a ROM americana apagada para uma nova ROM, global, fosse instalada e nessa brincadeira toda, ia levar quase 2 meses. Nem pensei duas vezes, vendi aqui o aparelho e Asus nunca mais,

                                            • Traduzindo. Importou? Quebrou?
                                              Lixo.
                                              O barato acaba saindo caro. Esse sempre foi um dos motivos que me impediram de tentar comprar aparelhos importados.

                                              • Como nunca confiei em nenhuma empresa fabricante dentro ou fora do Brasil, pra mim tanto faz.
                                                Continuo importando!

                                                  • Comprei Xiaomi MI 9 SE, com 3 meses após a compra celular novo sem ter nenhuma queda marca de uso, celular começou apresentar o problema de tela muito comum nesse modelo MI 9 SE.
                                                    Esse tipo em empresas serias e comprometidas com qualidade do seu produto no pós venda tem direito a RECALL.
                                                    Mas com essa empresa chinesa metida a esperta não respondem a nada.
                                                    Xiaomi não tem garantia no Brasil.
                                                    Outro celular que vem dando sério problema na tela é MI A3.
                                                    XIAOMI pode ter cara de ser mediano mas na realidade não passa de um xinguiling peba sem qualidade.

                                                      • Toda marca de smartphone está sujeita a problemas, seja chinesa ou não. Samsung está passando por problemas com algumas telas de seus modelos topo de linha ficando verdes e até agora não se posicionou. Apple teve que ser acionada para esclarecer sobre a redução de desempenho devido saúde da bateria, etc...

                                                      • Apple nem pede nota fiscal, já mandei MacBook comprado no Japão pra trocar bateria pois estava no Applecare

                                                          • Questão de lógica não oferecer garantia para produtos comprados em outros países. Quem mantem a logística, centros de assistência, empregados locais, etc. São as vendas realizadas dentro do país. Se o cara quer comprar um produto de fora por ser mais barato e quiser garantia, é só assumir os custos de uma possível necessidade de manutenção enviando para o país de origem.

                                                              • Muitas pessoas reclamam mas as empresas estão no direito delas de não aceitar smartphones que foram comprados de outros países.

                                                                  • E o dinheiro n vai pra elas igualmente?! O direito delas é prestar seu serviço independente do mercado em q seja adquirido, legalmente, ao menos no Brasil o direito é do consumidor de ter seu aparelho reparado pela representante nacional.

                                                                    • As empresas estão certíssimas em nao fornecer garantia em aparelhos do "mercado cinza"

                                                                      • Ao menos eu sei que a Apple da garantia sim, já mandei vários e nunca tive problema com garantia do mesmo.

                                                                        • Tem 2 anos que espero uma peça da Motorola e não existe. Absurdo

                                                                          Android

                                                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                          Android

                                                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                          Windows

                                                                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                          Economia e mercado

                                                                          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista