LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Falhas encontradas em chips da Qualcomm põem milhões de celulares em risco

10 de agosto de 2020 11

Os processadores da Qualcomm – firma que fechou há pouco um acordo bilionário com a Huawei sobre o 5G – são os mais utilizados atualmente nos smartphones Android (presentes em mais de 40% deles), agora ponto em risco mais de 3 bilhões de usuários ao redor do mundo, devido a falhas recém-divulgadas.

Pesquisadores da empresa CheckPoint revelaram a existência de mais de 400 vulnerabilidades nos chips DSP (Digital Signal Processor) da fabricante, presentes em aparelhos das mais variadas marcas como, por exemplo, Google, Samsung, LG ,Xiaomi, Motorola e mais.

A ChekPoint testou os processadores em questão e encontrou pedaços de código vulneráveis que podem ser usados por hackers para transformar praticamente qualquer celular em uma ferramenta de espionageme o pior de tudo, sem a autorização do usuário.

De acordo com os relatórios, hackers podem obter acesso a dados que incluem além de fotos e vídeos os históricos chamadas de voz, microfone (em tempo real) e até mesmo a localização do GPS.

Também é possível, por exemplo, forçar o congelamento do sistema para que o usuário não possa desligá-lo tão facilmente, o que acaba deixando os dados expostos por ainda mais tempo.

Outro cenário preocupante tem a ver com a possibilidade de instalar malwares e código malicioso nos smartphones e não só esconder sua atividade como também torná-los irremovíveis.

Infelizmente a CheckPoint não revelou mais detalhes sobre as falhas encontradas, mas o problema já foi informado a oficiais do governo norte-americano e as marcas mais importantes estão trabalhando para corrigir essas vulnerabilidades.

A firma de segurança informa também que a Qualcomm já conseguiu corrigir 6 das 400 falhas, mas para que usuários do Android estejam verdadeiramente seguros, as fabricantes precisam liberar essas correções através de pacotes de atualização. Segundo a fabricante:

Com relação à vulnerabilidade Qualcomm Compute DSP divulgada pela Check Point, trabalhamos diligentemente para corrigir o problema e disponibilizar as atenuações adequadas aos OEMs. Não temos evidências de que ele esteja sendo explorado. Incentivamos os usuários a atualizarem seus dispositivos à medida que os patches se tornam disponíveis e a instalar apenas aplicativos de locais confiáveis, como a Google Play Store.

Usuários do iPhone não precisam se preocupar com esse problema, já que a Apple adota soluções próprias para processamento. Ao que tudo indica, donos de portáteis com chips da Huawei, Samsung e MediaTek também estão fora de perigo.


11

Comentários

Falhas encontradas em chips da Qualcomm põem milhões de celulares em risco
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista