LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do Asus Zenfone 4 | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

04 de outubro de 2017 20

Zenfone 4 chegou ao mercado com câmera dual e buscando destaque entre os cameraphones, mas como será que se comporta a plataforma Snapdragon 660 acompanhada de 6 GB de RAM? É justamente o que você confere neste completo teste de desempenho oficial do TudoCelular.

É válido lembrar que o Zenfone 4, que já passou por nosso unboxing em uma edição especial para imprensa, conta com uma tela de 5,5 polegadas, 6 GB de RAM e 64 GB de espaço para armazenamento interno (expansível via cartão microSD). A câmera traseira dual (12MP + 8MP) é acompanhada por uma solução frontal de 8MP, enquanto a bateria que garantia a autonomia possui 3300mAh.

Teste de velocidade

Como você já deve saber, no teste de desempenho do TudoCelular nós colocamos o smartphone para enfrentar várias provas, desde uma simulação prática de abertura de aplicativos, a ferramentas de benchmark e, claro, o teste prático com jogos.

Nós iniciamos pela medição de velocidade na abertura de 12 aplicativos, que são reabertos na mesma ordem para nos ajudar a perceber o desempenho do Snapdragon 660 e os 6 GB de RAM que integram o Zenfone 4 com a ZenUI sobre o Android 7.1.1 Nougat.

Os resultados são no mínimo interessantes, já que o Zenfone 4 consegue igualar e até superar os resultados conseguidos com os tops de linha Galaxy S8 (aqui) e S8 Plus (aqui). Foram apenas 52 segundos para abrir todos os aplicativos na primeira rodada, com mais 17 segundos para completar o tempo total de 1 minuto e 10 segundos. Enquanto a primeira rodada foi equivalente aos modelos Samsung, na reabertura ele foi pelo menos 4 segundos mais rápido. Mérito da Qualcomm, da Asus, ou de ambas? O que você acha?

AnTuTu

Seguimos para as ferramentas de benchmark, iniciando com a mais popular, AnTuTu. O Zenfone 4 alcançou o ótimo resultado de quase 112 mil pontos. Número que dobra o desempenho do Moto Z2 Play (aqui) com seu Snapdragon 626 e do Galaxy A7 2017 (aqui) com o Exynos 7780.

GeekBench

Utilizamos também o GeekBench, para avaliar o poder de processamento de forma individual e coletiva dos núcleos, além da GPU. E os números para o Zenfone 4 foram de 1612 pontos no teste single-core e 5787 pontos no multi-core, com 5510 pontos para a GPU. Resultados que igualmente dobram o que os rivais da Motorola e da Samsung apresentaram.

GFX Bench

No benchmark seguinte, GFX Bench, que foca mais na parte gráfica com vários testes para a GPU, utilizamos para referência e comparação os números dos testes Manhattan (com API gráfica Open GL 3.0) e o T-Rex (com API OpenGL 2.0). Os resultados foram de 22 e 23 fps na primeira prova e 49 e 50 fps na segunda.

3D Mark

Finalmente, fechando os testes com apps de benchmark, utilizamos o 3D Mark, também voltado para o teste gráfico, importante para quem pensa em adquirir um smartphone pensando em jogos. E aqui o Zenfone 4 conseguiu marcar no teste Sling Shot Extreme 1364 pontos. Algo próximo do que o Mi 5s Plus (aqui) conseguiu com o Snapdragon 821, plataforma high-end de geração passada.

GameBench

Para avaliar o desempenho em jogos nós utilizamos a ferramenta GameBench para medir a taxa de frames por segundo. Os títulos utilizados foram Asphalt 8, Asphalt X, Modern Combat 5, Injustice 2, Subway Surfers e Clash Royale.

O Zenfone 4 segurou em 30fps os dois jogos de corrida, sendo exigido em menos de 10% no processador, cerca de 600MB de RAM, e com a variação maior no uso da GPU, sendo 61% para o Asphalt 8 e 42% para o Asphalt Xtreme.

Em Modern Combat 5 a exigência do hardware foi parecida com a do Asphalt Xtreme, mas sem conseguir manter a média em 30 fps, ficando nos 29 quadros por segundo de média no jogo de tiro e ação. No título de luta, Injustice 2, o sistema também foi requerido em menos de 10% do processador, cerca de 800MB de RAM e quase 80% da GPU, para manter os 30fps de jogatina sem travadas.

E finalizamos com o menos exigentes Subway Surfers e Clash Royale. No primeiro o consumo foi de quase 400MB de RAM com 61% de GPU, enquanto o segundo ficou em 300MB de RAM e 57% de GPU, sendo que ambos utilizaram entre 4 e 10% do processador.

Como se percebe no teste prático com jogos, o Snapdragon 660 com GPU Adreno 512 consegue segurar, mesmo os títulos mais pesados, com uma taxa de quadros por segundo que não deixará o o usuário incomodado com travadas.

GameBench

Desenvolvedor: GameBench Ltd

Preço: grátis - oferece compras no app

Tamanho: Depende do dispositivo

Conclusão

Como não poderia ser diferente, o Snapdragon 660 superou o 626 do Moto Z2 Play e também o Exynos 7780 do Galaxy A7 2017, que segundo a Asus são os principais rivais do Zenfone 4, colocando-o como a melhor opção do mercado em intermediários premium, pelo menos no quesito velocidade.

Para bater o martelo sobre a qualidade do novo smartphone da Asus ainda é preciso conferirmos os testes de bateria, tela e, principalmente, de câmera (serão publicados nos próximos dias). Mas caso a fabricante taiwanesa consiga praticar um preço agressivo, pode atrair e dominar os olhares neste final de ano.

O Asus ZenFone 4 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

20

Comentários

Desempenho do Asus Zenfone 4 | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas