LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do Xperia XZ Premium com Oreo | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

17 de novembro de 2017 29

O TudoCelular analisou o desempenho do Xperia XZ Premium com Android Nougat, onde vimos que o flagship da Sony apresenta ótimos resultados, seja em uso real, benchmarks ou mesmo jogos.

Agora com a atualização do Android Oreo decidimos refazer estes testes para vermos o que mudou. O Xperia XZ Premium é um dos celulares mais rápidos que já passaram pelas nossas bancadas, graças ao seu poderoso hardware que traz o chipset Snapdragon 835 aliado a 4 GB de RAM.

Teste de velocidade

O nosso primeiro teste consiste em medir quanto tempo o Xperia XZ Premium leva para abrir uma dúzia de apps. Na lista selecionada temos os apps de Câmera, Galeria e Configurações enquanto outros foram baixados, como Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop Mix, Pokémon Go e Asphalt 8.

A abertura foi realizada exatamente nesta ordem, contando o tempo a partir do momento em que o cronômetro foi iniciado e sendo feita uma marcação ao final do primeiro ciclo para vermos se a segunda etapa seria executada mais rapidamente, pois todos os apps e jogos teoricamente já estariam armazenados na RAM.

Na primeira rodada o Xperia XZ Premium levou apenas 46 segundos para abrir todos os aplicativos. Na segunda rodada, o smartphone da Sony precisou de apenas 15 segundos. Os seus 4 GB de RAM foram bem usados para manter todos os apps e jogos abertos em segundo plano.

AnTuTu

O teste do AnTuTu é um dos mais polêmicos porque o resultado sempre varia. Se o smartphone estiver quente a pontuação cai drasticamente. Para evitar este tipo de problema, deixamos o Xperia XZ Premium parado por vários minutos antes de rodarmos o benchmark, registrando 158 mil pontos no término. Já conseguimos passar dos 170 mil, mas na maioria das vezes ficamos um pouco abaixo disso.

GeekBench

O segundo teste é com o GeekBench, um benchmark mais confiável que o AnTuTu por apresentar variações menos drásticas entre os resultados. Ele faz um teste mais preciso envolvendo apenas a CPU e a memória. O Snapdragon 835 consegue alcançar quase 2 mil pontos quando apenas um dos seus núcleos mais potentes é testado. Quando todos os núcleos entram em ação a pontuação chega próximo aos 6 mil, um resultado também excelente. Há também um teste que envolve a GPU, chegando a 7,7 mil pontos neste caso.

GFX Bench

Entrando em benchmarks gráficos temos o GFX Bench que realiza testes gráficos em três APIs diferentes: Open GL 2.0 ES, 3.0 ES e 3.1 ES. No teste do T-Rex, que usa a API gráfica mais antiga, o smartphone da Sony rodou o teste a 60 FPS. No teste do Manhattan, que usa a API gráfica 3.0, o Xperia XZ Premium conseguiu rodar a animação a 50 FPS na resolução nativa da interface Android e não em 4K. Enquanto no teste do Car Chase (Open GL 3.1 ES) tivemos 25 quadros por segundo.

Ao emular a resolução Full HD para fugir da limitação do painel de 60 Hz, a taxa de quadros por segundo foi para 24 no Car Chase, 52 no Manhattan e 109 no T-Rex. A diferença fica basicamente para o T-Rex, os demais apresentam o mesmo resultado já esperado.

3D Mark

O 3D Mark é outro benchmark focado apenas no teste da GPU do smartphone. No caso aqui do Xperia XZ Premium temos a Adreno 540, presente em todos os aparelhos lançados com Snapdragon 835. A unidade gráfica é bastante potente e consegue alcançar 3.083 pontos no teste do Sling Shot Extreme, o mais pesado entre as opções oferecidas pelo benchmark.

Gamebench

Usamos a ferramenta Gamebench para medir a taxa de quadros por segundo em alguns jogos. Infelizmente, alguns títulos da Gameloft vêm travados para rodarem a 30 FPS, como é o caso dos dois jogos de corrida testados. Injustice 2 também entra neste grupo, o que acaba limitando o potencial do aparelho.

FPS CPU Memória
Asphalt 8 29 5% 567 MB
Asphalt Xtreme 29 5% 432 MB
Modern Combat 5 60 24% 427 MB
Injustice 2 30 7% 538 MB
Clash Royale 59 2% 251 MB
Subway Surfers 59 5% 220 MB

Os demais jogos entregam 60 FPS no geral, com excelente fluidez no smartphone da Sony. Assim como visto em outros aparelhos com Snapdragon 835, a Adreno 540 tem fôlego de sobra para encarar qualquer jogo no Xperia XZ Premium.

Conclusão

O Xperia XZ Premium mantém o excelente desempenho visto no Android Nougat. É bom saber que a Sony não perdeu a mão ao atualizar o seu flagship para a versão mais recente do robozinho. Tivemos algumas mudanças na interface e apps nativos, mas nada que interfira na usabilidade no geral.

A melhor notícia é que a bateria do aparelho teve sua autonomia ampliada com o Oreo. Tudo bem que é um ganho de apenas uma hora no tempo de uso, mas não deixa de ser uma boa notícia. Para quem estava em dúvida se atualizava ou não para o Oreo, pode ir fundo que não há com o que se preocupar aqui.

O Sony Xperia XZ Premium ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

29

Comentários

Desempenho do Xperia XZ Premium com Oreo | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas