LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Chegou para ficar: veja vantagens e desvantagens da proporção 18:9 nos smartphones

22 de novembro de 2017 48

Ainda é cedo para afirmar categoricamente que a proporção 18:9 chegou para ficar nos smartphones. Sim, hoje praticamente toda grande fabricante adota esse formato de tela em seus flagships, e já tem alguns intermediários com esse aspecto. E provavelmente no ano que vem teremos ainda mais deles.

Então, descartando a possibilidade de que o 18:9 será abandonado da noite para o dia, e imaginando que cada vez mais smartphones vão adotar esse formato de tela, é hora de nos perguntarmos: quais são as vantagens dessas telas que trazem um lado que tem o dobro do tamanho do outro?

Em primeiro lugar, se você ainda não entendeu muito bem a diferença, vamos lá. As telas convencionais de 16:9, formato que é possivelmente o da sua televisão e do monitor do seu computador – se você tiver esses dispositivos – são medidas na diagonal.

Ou seja, as 5,5 polegadas de um smartphone representam o tamanho do lado superior esquerdo até o inferior direito (ou superior direito para o inferior esquerdo, que seja) da tela. Se você medir o tamanho da largura e altura, vai encontrar algo como 4,79” e 2,69”.

As telas de 18:9 continuam sendo medidas dessa maneira. Mas os tamanhos encontrados na mesma medida acima seriam de 4,92” e 2,45”. Ou seja, o lado maior é praticamente o dobro do menor. Isso traz, ao menos, uma desvantagem: a área da tela fica um pouco menor. Mas vamos ver os pontos positivos.

Usabilidade

Um smartphone com tela 18:9 é muito mais confortável de usar do que um 16:9. É mais fácil segurar na mão, e como as empresas estão aproveitando melhor a parte frontal para deixar praticamente só tela, os displays vão aumentar de tamanho (de novo). Mas sem aumentar o desconforto para segurar com uma só mão.

Segurando o dispositivo “de pé”, ele fica mais fino e mais alto. É mais difícil chegar ao topo da tela para puxar as notificações, por exemplo, mas ainda é possível com uma mão só. E há outras soluções, como a Samsung, que permite que você puxe as notificações de qualquer ponto do display na tela inicial.

Em resumo, os dispositivos vão trazer telas maiores, mas serão mais compactos. Muito mais confortáveis de usar. Sua mão não fica doendo no final do dia – confie em quem está com um 18,5:9 já há alguns meses.

Multitarefas

O multitarefas é possível em telas de 16:9, mas fica muito mais confortável em um 18:9, quando a tela é pequena. Basicamente, você tem metade do display para cada app. Ficam dois quadrados na tela, cada um mostrando uma aplicação diferente. Dá para usar igualmente no modo paisagem ou retrato.

Produtividade

Apesar de a área de tela ser menor, cabe mais conteúdo dentro do dispositivo. Um smartphone de 5,5 polegadas tem resolução 1080 x 1920 pixels no 16:9, e 1080 x 2160 pixels no 18:9. Sem prejuízo à qualidade da exibição de conteúdo.

É mais espaço para texto com uma imagem. As postagens das redes sociais ocupam melhor o espaço, e você vê muito mais coisa de uma só vez na tela. Dá para ler textos maiores sem precisar deslizar a tela o tempo todo. E cabe mais conteúdo quando o teclado está na tela, melhor para quem escreve.

E, claro, também é mais espaço para desenhar, ilustrar, colorir. Artistas de todo tipo vão se beneficiar de uma tela mais espaçosa e mais portátil.

Consumo de conteúdo

Aqui, dá para aproveitar o que já mencionamos acima. Com mais espaço para o conteúdo, o consumo desse conteúdo é bem melhor. Mais texto para ler já na tela. Mais espaço para dividir texto e imagem. Mais espaço para o conteúdo da linha do tempo em sua rede social favorita.

Mas aqui entra mais uma desvantagem. Os vídeos ainda não conseguem aproveitar essa nova proporção. A maior parte do conteúdo em vídeo existente hoje, na internet ou na televisão, é 16:9. A Netflix e a Amazon já produzem séries e filmes em 18:9, mas ainda é pouca coisa.

E aí, ao assistir um vídeo em tela cheia, você tem duas opções: letter-box ou cortar uma parte do vídeo para encaixar na tela, ocupando borda a borda. No letter-box, fica um espaço preto de cada lado do vídeo. Na outra opção, você perde conteúdo.

A tendência da indústria é produzir conteúdo em 18:9, tanto que Netflix e Amazon já adotam essa proporção em algumas de suas produções. Mas isso ainda é novo. As câmeras DSLR e de smartphones só trazem opções de gravação em 16:9 ou 4:3, basicamente.

Ou seja, o conteúdo que não é produzido por grandes produtores ainda será em 16:9 por um bom tempo. E a gente vai ter que aprender a conviver com as barras pretas em nossos telefones ao consumir vídeos. Ou perder parte do conteúdo.

Enfim, as vantagens ainda são maiores que as desvantagens. E, convenhamos, não é o fim do mundo ter a faixa preta nos lados do vídeo. Elas ficam invisíveis em telas de boa qualidade, especialmente se a frente do smartphone for preta.

Mas eu gostaria de jogar para você, caro leitor. O que você acha do novo padrão 18:9 que pinta na indústria de smartphones? Acha que é uma tendência irreversível ou acredita ainda que algo pode reverter essa mudança? Conta pra gente aí no campo de comentários.


48

Comentários

Chegou para ficar: veja vantagens e desvantagens da proporção 18:9 nos smartphones
  • Horrível!

    • Uma porcaria!!! Comprei um Samsung pela internet e não me ative a essa proporção. Ele não cabe no bolso, acho que terei de comprar uma pochete... Ao contrário do que diz a matéria, ele é desengonçado, mesmo tendo a mão grande, é difícil digitar nele. Eu uso o celular a maior parte do tempo a trabalho, estou devolvendo...

        • O problema que os aparelhos estão cada vez maiores por si só, independente da proporção, não se fazem aparelhos pequenos atuais. Vai ter que buscar um aparelho antigo que provavelmente será fraco infelizmente.

          • Eu não gosto de 18:9, aparelho fica estreito e fino.. usei por meses um xiaomi 18:9 e tive que voltar pra um smartphone mais antigo (moto G4 plus) e simplesmente amei novamente a largura que a tela me possibilita... Estou achando horrível esse afinamento de tela, pena ser a tendência agora

            • O formato alongado é bom quando a tela é grande, por exemplo o j6 tem 5,6 polegadas, mas os numeros enganam, pois em numeros significa maior do que 5,5 polegadas dos modelos que ja estamos acostumados, acontece que em mãos esse formato 5,6 se torna pequeno! Ja o J8 de 6 polegadas fica perfeito em mãos.

                • Ver vídeos nesse formato me irrita muito. Na tela 5.6 18.9 fica cortado nos lados o vídeo, no 16.9, os vídeos aproveitam a tela toda, muito mais imersão.

                    • Mais uma desculpa pra deixar seu smartphone "ultrapassado"

                      • O formato é ergonômico e, alem disso, o visual fica mais elegante e moderno. Fora a usabilidade aprimorada, que é o principal ponto a favor. O principal aspecto negativo é a pouca adaptação da indústria de entretenimento ao novo formato, por ser recente.

                          • Não vejo vantagem no 18:9 a não ser para os fabricantes de smartphones que vendem um modelo de 6 pol 18:9 mais caro que um de 5.5 16:9 e no entanto eles tem quase a mesma área. É mais confortável um de 5.5 16:9 do que um de 6 18:9 que dificulta o acesso a barra de notificações, sem comentar que a indústria de vídeos, games e Tvs não vão mudar o formato 16:9 por causa de smartphones. Além disso modelos de 6 pol 16:9 tem a função one-handed.

                              • Odeio. A tela mais larga é melhor pra ler.
                                Queria uma de 6 polegadas 16:9 E NÃO 18:9.
                                Atualmente tenho um com a tela 5,5 e 16:9. Vou sofrer quando for trocar.

                                  • Vai de Galaxy A9(2016), ele tem 6 polegadas Full HD e Amoled e proporção 16:9.

                                      • Vai sim... Tela eh mais estreita, fica uma bosta... Usei um xiaomi mi mix 2 por alguns meses e tive que voltar pra um mais antigo, moto g4 plus, e foi perfeito ter uma tela 5.5" 16:9, amigos meus quando mexem nele, já acostumados com 18:9, acham ótimo a tela larga que permite digitar melhor, ver melhor os conteúdos, ler melhor, até jogar emuladores melhor

                                        • Eu já tive um Y, um S1, um J1 e um LG G Pro Lite... Se não me engano todos eram 16:9... Gostava muito desses celulares... Mas desde essa última Black Friday eu tenho um G6 Play que, se não me engano, é 18:9... MUITO MELHOR... Pra jogar, pra ler, pra mexer aleatoriamente... As únicas desvantagem pra mim são a falta de manuseabilidade com uma mão... NÃO DÁ pra alcançar a barra de notificações sem subir a mão... E o teclado no modo paisagem que fica muito Wide

                                            • É uma tendência natural, assim como saímos daquelas TVs quadradas de tubo e fomos para a revolucionária, à época, resolução 1920x1080 px e proporção 16:9, logo logo as TVs e monitores em geral também virão com conteúdo e proporção 18:9.

                                              • Tomara que essa moda não pegue, e se pegar, que seja um modinha super rápida. Mais rápida que Pokenon Go.

                                                • Vídeos e jogos são as desvantagens, eu mudarei pra 18:9 só quando a maior parte dos conteúdos multimedia for nesse formato por enquanto 16:9 me serve, só dói a mão esse formato pra mulher ou pra quem tem mão pequena, falo com propriedade pq o meu cel é um Maze Alpha tela de 6" e ele é bem pesadinho e ñ tenho problema nenhum com ele talvez pra quem passe o dia inteiro com o cel na mão ou a longo prazo pode ser, por enquanto "tô" de boa.

                                                  • Algum comentário sobre esta nova proporção em jogos ? Parece que vai ficar mais difícil para quem joga com uma mão apenas encostar o dedão no outro lado da tela.

                                                      • Acabar com os bugs, travadas e lentidões da touchwizz seria mais interessante. Principalmente quando se está navegando ou vendo vídeos no Youtube.

                                                          • As fabricantes estão sem idéias.
                                                            Alguém tem alguma sugestão de algo possível para lançar em aparelhos como novidade útil?

                                                              • Gosto desse formato de tela em celulares com poucas bordas, um S8/G6 por exemplo, se utilizassem uma tela 16:9 ficariam muito "quadrados"

                                                                • Não existe nenhuma vantagem na 18:9. As empresas precisam de alguma coisa pra movimentar o mercado, então, esta ai o 18:9.

                                                                    • Concordo.

                                                                        • Vc pega um video em 18:9 e coloca em uma tela 16:9, vai ficar uma tarja preta em cima e em baixo, ou seja, cabe mais conteúdo na 16:9.
                                                                          Ai vc pega o video com mais conteudo do 16:9 e reproduz em uma tela 18:9, e o video vai ficar com bordas pretas nos cantos, ou seja, cabe mais conteúdo na 18:9. Ai vc volta esse video com super conteúdo pra 16:9 é adivinha! As bordas pretas voltaram! Ou seja, é um ciclo de idiotice!

                                                                            • resumiu perfeitamente cara, isso ai é o limite da inovação, não tem mais atrativos para trazer então vamos girar mais um modismo pra os consumistas cairem em cima, mudando seus smartphones, suas tvs, seus monitores.., peguei um LG G6 e não curti o formato na usabilidade nao, juntando com outros pontos que nao me agradaram estou devolvendo ele e vou pegar um S7 Flat pois com o G6 consegui chegar a conclusão que eu realmente gosto de smartphone pequenos e leve.

                                                                          • Ótima matéria... concordei com tudo!

                                                                              • Lembrei do lançamento do iPhone 5 , quando a Apple adotou a tela de 4 polegadas apenas esticando para cima , e todo mundo fez piada , agora todas as marcas estão esticando as telas e todo mundo acha incrível %uD83E%uDD37%uD83C%uDFFB%u200D%u2642%uFE0F

                                                                                  • Um celular com tela de até 5 polegadas fica melhor com o formato antigo. Tenho um A3 2017 que já bem fino mesmo tendo o formato 16:9. Além disso o que adianta ficar espichando a tela se a área útil diminui? Uso também um LG G6, ótimo celular, mas é chato ver as bordas pretas ao assistir um vídeo.

                                                                                      • O problema da LG é em insistir em telas LCD. Ou seja, Quando vc assiste um vídeo com as tarjas pretas na realidade não vai ficar perto, e sim cinza escuro. O G7 veio com o problemático notch e com a opção de escondê-lo com bordas pretas na parte superior. O problema? A tela LCD que reproduz "preto" cinza e não esconde o notch. Já uma tela amoled esconderia de boa e vc até esqueceria do notch.

                                                                                        • a área útil não diminui exatamente. são menos centímetros quadrados, mas a resolução ganha uns bons 200 pixels no lado maior, subindo de 1920 pra 2160 no full hd. e é o que importa, no fim das contas...

                                                                                        • Eu gostei o smartphone fica mais fácil de segurar

                                                                                            Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                            Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                            Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                            Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas