LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Resultados: Galaxy J5 Pro, Moto G5S, Zenfone 4 Max e Alcatel A7 | Comparativo de câmeras TudoCelular

28 de dezembro de 2017 7

Depois de toda uma árdua semana de votação, chegou a hora de descobrirmos qual dispositivo intermediário básico agradou mais aos leitores e equipe do TudoCelular.com em relação à captura de imagens nos mais variados ambientes. E aí, qual teve mais seu voto: Samsung Galaxy J5 Pro, Motorola Moto G5S, Asus Zenfone 4 Max ou Alcatel A7?

Com relação às câmeras dos aparelhos, temos apenas o Zenfone 4 Max com módulo duplo na parte traseira, sendo um sensor principal "tradicional" e outro com lentes grande-angulares para fotos mais impactantes. Além disso, nenhum dos modelos conta com estabilização óptica de imagens, mas ao menos todos eles possuem flash LED frontal para auxiliar suas selfies e vlogs em locais com menos iluminação.

Especificações técnicas

Todas as fotos foram tiradas com os aparelhos em modo automático e resolução máxima permitida na proporção 4:3, que é geralmente onde alcançamos todo o potencial do sensor. Com isso, a escolha por usar HDR ou qualquer outro recurso ficou inteiramente por parte do software da câmera de cada modelo, assim como acontecerá caso você vá utilizá-lo.

Agora descubra a ordem dos smartphones usados no teste:

76.5 x 152.7 x 8.95 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
76.9 x 154 x 8.9 mm
5.5 polegadas - 1280x720 px
71.3 x 146.2 x 8 mm
5.2 polegadas - 1280x720 px
73.5 x 149.95 x 8.24 mm
5.2 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

Para chegarmos aos resultados que estão listados mais abaixo, utilizamos a seguinte metodologia com criação do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, onde a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Explicações básicas dadas, vamos aos resultados!

Foto 1

Na primeira cena tivemos uma vitória clara do Alcatel A7 sobre seus rivais, sendo ele o único que conseguiu manter detalhes da estátua e de quebra ainda entregou um balanceamento mais bacana nas cores. Tivemos um total de 38 pontos para o modelo chinês, enquanto o Zenfone 4 Max veio em segundo com 28, seguido por Galaxy J5 Pro e Moto G5S com 19 e 15 pontos, respectivamente.

Foto 2

No segundo cenário o vencedor foi o Galaxy J5 Pro, que conseguiu abrir 32 pontos contra 25 de A7 e Moto G5S, ambos na segunda posição. Em último ficou o Zenfone 4 Max que entregou cores puxadas para magenta, com 18 pontos.

Foto 3

Na foto 3 tivemos um raro empate duplo entre os aparelhos. Em primeiro lugar ficaram Zenfone 4 Max e Moto G5S, ambos com 28 pontos, já em segundo (ou seria terceiro?) ficaram A7 e Galaxy J5 Pro, ambos com 22 pontos.

Foto 4

Na quarta cena tivemos a primeira vitória do Moto G5S, demonstrando que o comparativo vem sendo bem disputado até aqui. Tivemos 32 pontos no modelo da Motorola contra 28 pontos do Galaxy J5 Pro, segundo colocado. Na terceira posição ficou o A7 com 22 pontos, e por fim tivemos o Zenfone 4 Max com 18.

Foto 5

Na cena mais problemática das cinco até aqui, tivemos vitória para o Galaxy J5 Pro, apesar do modelo da Samsung também não ter conseguido lidar com a enorme diferença entre as áreas claras e escuras da imagem. Tivemos 36 pontos no modelo sul-coreano, com o A7 ficando em segundo com 23 pontos e o Moto G5S vindo logo em seguida com 22. Por fim, o Zenfone 4 Max somou 19 pontos.

Foto 6

Na primeira cena macro tivemos nova vitória do Galaxy J5 Pro, que desta vez somou 38 pontos ao conseguir não apenas focar muito bem como também manter as cores em seu devido lugar. Em segundo veio o Zenfone 4 Max com 27 pontos, abrindo boa distância para o A7 que somou 20 e para o Moto G5S que totalizou apenas 15 pontos.

Foto 7

A segunda cena de macro foi quase uma reprise da primeira, com Galaxy J5 Pro e Zenfone 4 Max tomando a liderança com 31 e 24 pontos, respectivamente. O terceiro lugar aqui, porém, ficou para o Moto G5S, que marcou 23 pontos contra 22 do A7.

Foto 8

Na terceira cena em detalhes tivemos nova vitória do Galaxy J5 Pro, que desta vez somou 31 pontos contra 29 do A7. Em terceiro lugar veio o Moto G5S com 23 pontos, e por fim o Zenfone 4 Max com 17.

Foto 9

Passando para ambiente interno, tivemos na primeira cena um bom embate entre Galaxy J5 Pro e Zenfone 4 Max, com o primeiro somando 32 pontos contra 29 do segundo. Em terceiro lugar veio o Moto G5S com 23 pontos, e por fim o A7 com 16.

Foto 10

Quando apagamos as luzes e ativamos o flash dos aparelhos a coisa muda um pouco de figura, mas nem tanto. O Galaxy J5 Pro continuou na liderança com 38 pontos contra 29 do Moto G5S, que agora foi o segundo colocado. O Zenfone 4 Max caiu para a terceira colocação com 18 pontos, ficando à frente apenas do A7 com 15.

Foto 11

Na primeira cena externa noturna temos o Galaxy J5 Pro como vencedor com 36 pontos contra 29 do Moto G5S, segundo colocado. Em terceiro ficou o A7 com 21 pontos, e em último o Zenfone 4 Max com apenas 14.

Foto 12

Na segunda cena noturna tivemos vitória apertada do Moto G5S, com 32 pontos contra 31 do Galaxy J5 Pro. Em terceiro veio o A7 com 19 pontos, também com a diferença mínima para o Zenfone 4 Max, que somou 18 pontos.

Foto 13

Fechando os testes com a câmera traseira, temos mais uma vitória maiúscula do Galaxy J5 Pro, que desta vez somou 38 pontos contra 28 do Moto G5S, segundo colocado. Em terceiro veio mais uma vez o A7 com 20 pontos, e na lanterna o Zenfone 4 Max com 14.

Foto 14

Mudamos para a câmera frontal, mas o Galaxy J5 Pro parece continuar um nível acima dos demais, conseguindo 34 pontos contra 24 do Zenfone 4 Max. Na terceira colocação ficou o Moto G5S com 22 pontos, e por fim o A7 com 20.

Foto 15

Por último, mas não menos importante, tivemos um cenário bastante disputado, com o Galaxy J5 Pro levando a melhor com 29 pontos contra 25 do A7. Moto G5S e Zenfone 4 Max vêm logo em seguida com 24 e 22 pontos, respectivamente.

Pontuação final

Somando todos os cenários acima, temos a seguinte pontuação final:

  • A7: 337 pontos
  • Zenfone 4 Max: 318 pontos
  • Galaxy J5 Pro: 475 pontos
  • Moto G5S: 370 pontos
Potência do flash

Em nosso comparativo de câmeras também medimos a potência da iluminação do flash de cada smartphone, recurso que pode influenciar na qualidade de capturas noturnas. Utilizando um luxímetro chegamos aos números apresentados mais abaixo, em unidades de medição de luz por metro quadrado (100x lux), indicando que quanto mais alto for o número, mais potente é o flash para iluminar ambientes escuros.​

Como todos os aparelhos possuem tanto flash traseiro quanto frontal, colocaremos os valores de ambos.

  • A7: 1.362/503 lux
  • Zenfone 4 Max: 1.029/1.360 lux
  • Galaxy J5 Pro: 1.027/537 lux
  • Moto G5S: 1.035/148 lux
Conclusão em fotos

Depois de todas estas cenas, podemos dizer que o Galaxy J5 Pro de fato entrega o que a Samsung prometeu, contando com um ótimo conjunto de câmeras para a faixa de preço e oferecendo boas fotos tanto com a câmera traseira quanto com a frontal. Em ambientes noturnos, porém, é bom ficar atento devido à tendência para puxar tudo para tons de amarelo.

O Moto G5S não se destacou em nenhum cenário, entregando imagens extremamente saturadas em alguns deles e uma câmera frontal mediana, porém a sua estabilidade o fez se manter entre as primeiras colocações durante quase todo o comparativo, somando assim muitos pontos preciosos que o colocaram no segundo lugar geral.

O Zenfone 4 Max passa por problemas similares ao que vimos no Moto G5S, saturando bastante as cores e errando o balanço de branco de forma gritante em alguns casos, fazendo com que as cores tendam para magenta. Ao menos por aqui não vimos um problema de exposição como no Zenfone 4, demonstrando que podemos ter melhorias com atualizações futuras de software.

Por fim, o A7 surpreendeu mesmo ficando na terceira posição, conseguindo entregar imagens razoáveis na maioria das cenas e demonstrando que a Alcatel segue se desdobrando para melhoras nos pontos onde vinha sendo mais criticada, o que cria esperanças para futuros aparelhos da companhia chinesa.

Conclusão em vídeos

Nenhum dos aparelhos possui um sistema de estabilização satisfatório, seja por software ou hardware, ficando para o Moto G5S o posto de "menos pior" dentre os quatro. Em cores, temos algo similar ao que foi visto nas imagens, com Moto G5S e Zenfone 4 Max saturando bastante as imagens, enquanto o Galaxy J5 Pro entregou algo mais balanceado, ficando o A7 como o pior dos quatro.

O mesmo se repete em cenas noturnas, porém aqui a disputa fica entre Galaxy J5 Pro e Alcatel A7, com o primeiro entregando o menor nível de ruído e imagens até razoáveis enquanto o segundo entregou uma cena mais clara no geral, porém com menor contraste.

Na câmera frontal tivemos o Zenfone 4 Max como modelo mais balanceado, com o Galaxy J5 Pro estourando as imagens facilmente devido à abertura maior enquanto o A7 foi no caminho contrário, entregando tudo mais escuro do que deveria. O Moto G5S até se saiu bem na exposição, mas errou um pouco nas cores.

Por fim, na gravação de vídeos com a câmera frontal em ambiente escuro, tivemos o Zenfone 4 Max como modelo a entregar as imagens mais claras, o que já era esperado por seu flash frontal bem acima da média. Em termos de cores, porém, o Galaxy J5 Pro acabou se saindo um pouco melhor, restando a você decidir qual a sua prioridade.

E você, qual dos quatro aparelhos mais te agradou? Viu uma diferença muito grande na qualidade deles para fotos e vídeos? Deixe-nos seu comentário abaixo!

Roteiro, gravação e produção por Wallace Moté.

  • O Asus ZenFone 4 Max 32GB ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Asus ZenFone 4 Max ZC520KL ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Alcatel A7 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy J5 Pro ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Asus ZenFone 4 Max ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto G5S ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

7

Comentários

Resultados: Galaxy J5 Pro, Moto G5S, Zenfone 4 Max e Alcatel A7 | Comparativo de câmeras TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas