
Android 09 Jan
11 de janeiro de 2018 3
Uma ação de hackers afetou mais de 1 milhão de brasileiros, ao divulgar falsas vagas de emprego. É o que alerta o DFNDR Lab, laboratório de segurança digital especializado no combate ao cibercrime. Os criminosos estariam usando a marca de uma grande rede de supermercados atacadista para enganar pessoas desempregadas, em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.
De acordo com o laboratório, mais de 1 milhão de vítimas foram alcançadas e protegidas pelo aplicativo DFNDR Security, desenvolvido pela PSafe, nos últimos quatro dias. Desse número, 300 mil foram apenas nas 24 horas passadas.
Espalhada por meio do WhatsApp, a armadilha oferece aos usuários processos seletivos para empregos com salários de até R$ 2.800, mais benefícios como assistência média, vale-refeição, vale-transporte e seguro de vida. Para isso, a vítima teria que responder às três seguintes questões: “Você é maior de idade?”, “Já trabalhou registrado?” e “Tem disponibilidade para fazer horas extras?”.
“Identificamos cada vez mais iniciativas de hackers que se aproveitam da alta taxa de desemprego no país para chamar a atenção dos usuários de internet para falsas promessas de vagas. Na intenção de se recolocar no mercado de trabalho, muitas pessoas não checam a fonte da informação disseminada e se cadastram em anúncios falsos, o que pode causar prejuízos financeiros e expor seus dados pessoais a pessoas mal-intencionadas”, explica Emílio Simoni, diretor do DFNDR Lab.
A seguir, a pessoa é redirecionada a uma página onde há uma mensagem perguntando se ela deseja marcar uma entrevista de emprego. Ao responder “Sim, claro”, o hacker é autorizado a enviar notificações push de outros golpes. A página ainda pede o compartilhamento da suposta oportunidade a contatos e grupos do mensageiro, a fim de disseminar mais a ameaça.
“Percebemos, ainda, que muitos brasileiros acabam compartilhando seus números de celular nas páginas falsas na expectativa de aumentarem suas chances na conquista das vagas anunciadas, o que aumenta ainda mais o risco de roubo de dados e aplicação de golpes futuros pelos cibercriminosos”, conclui Simoni.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários