LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

OnePlus 5T vs Essential PH-1 | Comparativo do TudoCelular

31 de janeiro de 2018 9

Após conferir a nossa análise do OnePlus 5T e também o review completo do Essential PH-1, chegou a hora de colocar os dois flagships lado a lado para ver qual tem mais a oferecer. Eles contam com o mesmo hardware e estão disponíveis na mesma faixa de preço. Sendo assim, qual entrega um melhor custo-benefício?

A disputa é interessante, já que de um lado temos um aparelho com interface modificada, enquanto do outro contamos com um smartphone que traz um Android o mais limpo possível. Veremos qual entrega o melhor desempenho e fluidez do sistema, para acabar de vez com a ideia de que o Android puro é sempre melhor.

Lembrando que nenhum dos modelos é vendido oficialmente no Brasil, mas no caso do OnePlus 5T é possível importá-lo facilmente via Gearbest. Os interessados podem conferir os links promocionais no final da matéria.

Design e construção

Os dois modelos do nosso comparativo contam com design bastante diferente. O Essential PH-1 tem traseira em cerâmica com corpo feito em titânio, o que apresenta uma qualidade mais caprichado que o simples corpo de alumínio do OnePlus 5T.

Além disso, a câmera frontal invade a tela devido à ausência de borda na parte superior, o que acaba atraindo olhares por seu design diferenciado. O OnePlus 5T, por outro lado, aposta em um visual mais comum, visto em vários smartphones chineses lançados em 2017.

É inegável que o PH-1 é um smartphone mais atrativo, visualmente. Seu corpo mais compacto também pode ser uma vantagem para quem tem mãos pequenas. A sua traseira de cerâmica, no entanto, entrega alguns problemas: o primeiro é que junta marcas de dedo com incrível facilidade, além de tornar o aparelho mais escorregadio. A boa notícia é que o material usado traz mais resistência do que vemos em telefones de vidro.

O OnePlus 5T, mesmo sendo maior, tem uma pegada mais confortável, graças às suas bordas curvadas na traseira. O metal fosco também ajuda a manter o aparelho em mãos. A sua tela grande de 6 polegadas, no entanto, podem ser um empecilho para alguns.

71.1 x 141.5 x 7.8 mm
5.71 polegadas - 2560x1312 px
75 x 156.1 x 7.3 mm
6.01 polegadas - 2160x1080 px
Ir para página de comparação

O PH-1 é menor e mais estreito, com 141,5 mm de altura e 71,1 de largura contra 156,1 e 75 mm, respectivamente, do OnePlus 5T. O modelo chinês, por outro lado, é mais fino e leve (7,3 mm e 162g contra 7,8 mm e 185g do PH-1).

Para quem busca um aparelho diferenciado, sem dúvidas o Essential PH-1 é a escolha aqui. Além disso, ele conta com conectores magnéticos na traseira para acoplar acessórios, como a câmera 360 graus da empresa. Isso permite ir além do que uma pura experiência apenas com o smartphone.

Tela e som

Aqui temos dois tipos de tecnologia diferente de tela. O PH-1 vem com painel IPS LCD, enquanto o OnePlus 5T traz tela Optic AMOLED. Normalmente vemos uma maior saturação em painéis do tipo OLED, mas a Essential deu uma reforçada nas cores do PH-1 para entregar vermelhos e verdes muito intensos.

A tela de 5,7 polegadas do PH-1 conta com resolução inusitada (1312 x 2560 pixels), devido à câmera que invade a tela. O OnePlus 5T aposta em uma tela no padrão 18:9 mais tradicional com 1080 x 2160 pixels, o que resulta em uma menor densidade, sendo 401 ppi contra 504 ppi do modelo da Essential.

O OnePlus 5T entrega um melhor ângulo de visão. Ao inclinar o aparelho é possível conferir o conteúdo de forma mais clara do que no PH-1. Além disso, o painel AMOLED do aparelho tem brilho mais alto, o que melhora a visibilidade em ambiente externo.

Para quem não curte cores saturadas, a OxygenOS oferece alguns perfis de calibração de cores, indo do mais apurado dentro da escala sRGB, até um de controle manual para alteração da temperatura das cores, deixando na mão do usuário escolher entre cores frias ou cores mais vivas na tela do aparelho.

Em som temos um único alto-falante em cada modelo. O do OnePlus 5T entrega um som mais alto, mas distorce com o volume no máximo. O do PH-1 é mais baixo e abafado, mas apresenta boa qualidade no geral. Infelizmente, nenhum dos aparelhos vem com fone de ouvido. E no caso do PH-1 é necessário usar o adaptador que vem junto, já que o modelo não tem entrada P2.

Hardware e desempenho

Essential PH-1 OnePlus 5T
Chipset Snapdragon 835 Snapdragon 835
CPU Octa-core de 2,45 GHz Octa-core de 2,45 GHz
GPU Adreno 540 Adreno 540
RAM 4 GB 6 ou 8 GB
Armazenamento 128 GB 64 ou 128 GB

Ambos oferecem o mesmo hardware. A diferença fica para a quantidade de RAM apenas. No PH-1 temos 4 GB de memória, enquanto o OnePlus 5T analisado vem com o dobro. Essa diferença não interfere em benchmarks, já que o que importa é a velocidade da memória usada e não a quantidade.

No entanto, o que vemos é que o OnePlus 5T consegue números mais altos, o que acaba conquistando os fãs de benchmarks. A OnePlus já foi acusada de trapacear em testes sintéticos, mas a fabricante chinesa promete que tal prática não foi adotada no 5T. De qualquer forma, o ‘matador de flagships’ leva a melhor aqui.

Resultados em benchmarks:

  • AnTuTu: 153 mil (Essential PH-1) e 170 mil (OnePlus 5T)
  • GeekBench: 1.900/5.918 (Essential PH-1) e 1.962/6.612 (OnePlus 5T)
  • Asphalt 8: 30 FPS (Essential PH-1) e 30 FPS (OnePlus 5T)
  • Asphalt Xtreme: 29 FPS (Essential PH-1) e 29 FPS (OnePlus 5T)
  • MC5: 59 FPS (OnePlus 5T)
  • Injustice 2: 30 FPS (Essential PH-1) e 30 FPS (OnePlus 5T)
  • Clash Royale: 59 FPS (Essential PH-1) e 59 FPS (OnePlus 5T)
  • Subway Surfers: 60 FPS (Essential PH-1) e 60 FPS (OnePlus 5T)

Em teste de velocidade o OnePlus 5T sai um pouco na frente do Essential PH-1, especialmente na abertura de jogos. No desempenho, no entanto, ambos rodam games com a mesma estabilidade. O único porém fica para o Modern Combat 5 que ficou bugado no PH-1.

Para aqueles que buscam o celular mais rápido, o campeão aqui é o OnePlus 5T. Especialmente por conseguir segurar mais apps rodando em segundo plano devido à maior quantidade de RAM.

Câmera

Ambos contam com câmera dupla na traseira. No PH-1 temos dois sensores de 13 megapixels, sendo um RGB e um monocromático. A câmera oferece abertura de f/1.85 e capacidade de gravar em 4K, além de um laser para ajudar no foco automático. Na parte frontal temos uma câmera de 8 megapixels com abertura f/2.2 e que também grava em 4K.

O OnePlus 5T oferece uma câmera de 16 megapixels e outra de 20 megapixels na traseira, sendo ambas do tipo RGB e com abertura f/1.7. Ela é capaz de gravar em 4K e conta com sistema de estabilização eletrônica, que corta uma parte do vídeo para reduzir tremidos. Na frontal temos uma câmera de 16 megapixels com abertura f/2.0 que grava em Full HD.

Essential PH-1

OnePlus 5T

A câmera do PH-1 tende a forçar a exposição para entregar fotos mais claras, mesmo em ambientes ensolarados. O resultado é que há uma perda considerável de detalhes. Além disso, a câmera tende a exagerar na temperatura do branco, entregando fotos mais amareladas, tanto de dia quanto à noite.

Em ambientes com pouca luz é onde vemos uma maior vantagem para o OnePlus 5T. As fotos capturadas pelo Essential Phone entregam um nível alto de ruído, mesmo com o aparelho contando com sensor secundário monocromático que deveria cuidar para que isso não acontecesse.

Claro que a câmera do OnePlus 5T não é perfeita e está longe disso, mas ela oferece resultados mais balanceados. O mesmo podemos dizer da filmadora, que simplesmente humilha com o seu eficiente sistema de estabilização eletrônica, que também funciona com a câmera frontal. O foco automático é rápido nos dois aparelhos, enquanto o microfone do PH-1 capta áudio de melhor qualidade.

A vitória aqui vai para o OnePlus 5T, por ter uma câmera melhor balanceada e que oferece ajustes manuais com seu modo Pro. A do PH-1 é bastante simples, mas tem o atrativo de gravar vídeos em 360 graus (caso você adquira a câmera 360 vendida separadamente).

Bateria

O OnePlus 5T oferece a maior bateria dos dois, sendo 3.300 mAh contra 3.040 mAh. Além disso, o carregador do modelo chinês é mais potente, o que faz com que o OnePlus 5T passe menos tempo na tomada. Enquanto a bateria do 5T leva 1h24 para chegar a 100%, a do PH-1 demora 1h40.

A bateria do OnePlus 5T não apenas recarrega mais rápido como também dura mais. Em nossos testes foi possível usar o smartphone chinês por 18h, descarregando após a meia-noite. Já o Essential PH-1 rendeu apenas 12h. Desta forma, se você tirar o aparelho às 7h da manhã da tomada, terá que dar mais uma carga antes de dormir.

Sistema operacional

Ambos foram lançados com Android 7.1 Nougat, mas o OnePlus 5T recebeu recentemente a atualização para o Oreo, enquanto o PH-1 ainda conta com versão de teste do Android 8.0, sem data para receber a versão final.

A OnePlus mantém um maior suporte ao seu aparelho com atualizações frequentes para correções do sistema e melhorias da OxygenOS, enquanto a Essential ainda sofre para resolver bugs do seu primeiro smartphone.

Aqui a escolha vai do gosto de cada um. A OxygenOS ainda peca por não oferecer uma tradução decente para PT-BR, mas no geral oferece melhor desempenho e traz alguns recursos que vão além do Android puro.

O PH-1, por outro lado, aposta em algo mais minimalista, com a proposta de que ‘menos é mais’ ao trazer um aparelho limpo com apenas 23 apps pré-instalados.

Para quem apenas quer ter o melhor sistema e suporte da fabricante, a escolha aqui ficaria no OnePlus 5T, que também tem maior suporte ao fórum XDA, o que garante uma boa quantidade de ROMs, kernels e outras modificações para quem curte alterar o Android.

Conclusão

O ‘matador de flagships’ faz mais uma vítima. Ele prova que consegue oferecer mais custando o mesmo. Claro que seu design não é elegante quanto o do PH-1, além de ter acabamento mais básico, mas no geral ele tem mais a oferecer. Sua tela tem maior brilho e ajuste de saturação, seu som é mais potente, sua câmera registra fotos melhores e a filmadora humilha em estabilização de imagem.

Os grandes destaques do OnePlus 5T vão para a bateria que recarrega muito rápido e dura o dia inteiro com folga, além do desempenho que supera qualquer outro flagship testado pelo TudoCelular.

Se você está em busca de um smartphone na faixa dos US$ 500 dólares para importar, o OnePlus 5T é a melhor escolha aqui.

Como importar

Você pode encontrar o OnePlus 5T com 6 GB de RAM por US$ 539 (R$ 1.815) ou o OnePlus 5T com 8 GB de RAM por US$ 569 (R$ 1.916) com frete grátis, mas sem considerar taxas de importação. Ambos os valores convertidos pela própria loja na cotação do dia 26/01. E se você ainda não sabe como importar, basta conferir nosso passo a passo em uma pauta especial, lembrando que você pode parcelar a compra em até 12x no cartão de crédito.

  • O OnePlus 5T ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Essential PH-1 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

9

Comentários

OnePlus 5T vs Essential PH-1 | Comparativo do TudoCelular
  • Pois é como sempre o 5t mandando bem, ja o novo até k ñ perdeu feio
    Ja no "reino de Curitiba" tenho um %uD83D%uDCF1 k deu um role pela Bélgica demorou 30 dias chegou aqui dia (19/01) e ate agora ta lá esperando a boa vontade de um mão santa dar um passo a frente.
    * * * Não esqueçam k os correios aumentou de 12 para 15 pratas pra entregar.

      • Estão achando o tempo longo?
        Comprei um aparelho celular em novembro e ainda está parado. Não extraviou, está parado na alfândega.
        De Cingapura até o Brasil foram 18 dias,mas quando chega aqui a incompetência reina.

          • O PH-1 só ganha na beleza então?!
            Mas não chega a ser um aparelho ruim, apenas perde pro melhor, isso?

              • Normalmente demora mesmo. Comprei um Vernee m5 na gearbest, e demorou 50 dias para chegar. Tem que ficar acompanhando para ver se foi taxado ou não. Você precisa fazer um cadastro no site dos correios para acompanhar isso. É o novo sistema de que eles estão usando, chama-se "Idcorreios".

                  • É normal demorar, no próprio site da gearbest diz que demora de 30 a 45 dias para chegar no Brasil, depois disso é com a alfandega

                      • Pena que demora muito para chegar da china. Comprei um OP5T Red Lava no começo do ano... até agora nada =/

                        • Bom

                            Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                            Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                            Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                            Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas