
Curiosidade 09 Fev
09 de fevereiro de 2018 24
Quando o assunto é segurança da informação, a criatividade do hacker ou cibercriminoso é o limite. A mais nova prova disso vem na forma de um estudo realizado na Universidade de Princeton, em Nova Jérsei, EUA. Os pesquisadores encontraram um jeito de encontrar e rastrear um dispositivo móvel até mesmo quando ele estiver com o GPS desligado. Sim, isso significa que você não está a salvo mesmo após desligar o recurso de geolocalização de seu celular.
Os estadunidenses projetaram um aplicativo batizado de PinMe para provar sua tese. O software utiliza informações diversas como endereço IP, fuso horário e dados de sensores como giroscópio, bússola, acelerômetro e até mesmo pressão do ar (barômetro). Cruzando esses fatores, é possível ter uma base razoavelmente precisa de onde o dispositivo móvel está e até mesmo para onde ele está se deslocando.
O mais assustador é que esse método de rastreio é praticamente indetectável para a vítima e explora dados que são fáceis de extrair, sem a necessidade de permissões avançadas para tal. Os pesquisadores realizaram o estudo apenas para promover uma conscientização sobre essa "falha de segurança", mas, ao mesmo tempo, também deram uma excelente ideia para cibercriminosos que desejam realizar ataques "físicos" contra suas vítimas.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários