LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

QSiP, o chip brasileiro da Qualcomm está pronto para chegar ao mercado

17 de outubro de 2018 33

A edição 2018 da Futurecom começou no Expo São Paulo, na capital paulista, e conta com a presença da Qualcomm, maior fabricante de chipsets e modems do mundo.

O Tudocelular foi convidado a conhecer as novidades que a empresa mostra na feira, e pudemos conhecer de perto, entre outras coisas, uma das versões do QSiP, o antes conhecido como chipão, que deve ser fabricado no Brasil em breve - e que já está pronto para ser comercializado em smartphones, provavelmente ainda este ano.

Também conhecemos um dos novos dispositivos que está para chegar ao mercado em breve, o PC sempre conectado. Conheça um pouco mais sobre essas novidades nos próximos parágrafos.

QSiP, o chip brasileiro

Começando com o QSiP, que é uma espécie de chipset levemente modificado para smartphones. A ideia é oferecer uma plataforma simplificada e ao mesmo tempo com mais opções para as fabricantes, de modo a agilizar o processo de desenvolvimento e produção dos dispositivos móveis.

O QSiP é uma plataforma que já inclui processador e modem, e torna mais fácil para a fabricante criar um smartphone mais fino. O nome vem de “system in package”, ou “sistema-em-um-pacote, porque já inclui a maior parte das funções de um smartphone.

O chip ocupa bem menos espaço que uma plataforma tradicional, o que resulta em um dispositivo mais leve e fino. E o mais interessante é que foi desenvolvido aqui no Brasil.

Haverá diferentes versões do QSiP no mercado, e pudemos ver um baseado no Snapdragon 450 em ação. O smartphone era um protótipo da Qualcomm, mas totalmente funcional, com o Android Oreo instalado, câmera que tira fotos e grava vídeos… Enfim, tem o sistema completo.

De acordo com a Qualcomm, a tendência é que o primeiro smartphone com o QSiP em seu interior deve chegar em breve. A empresa não revelou quais companhias estão trabalhando com ele, muito menos qual deve ser a primeira a lançar um aparelho com essa plataforma simplificada. Mas o lançamento será feito aqui no Brasil.

Ah sim, o QSiP será uma linha completa, e vai ter até uma versão para Internet das Coisas. A tendência, ainda, é que no futuro exista um modelo compatível com a rede 5G.

PCs sempre conectados

A outra novidade que vale a menção são os PCs sempre conectados. Já falamos sobre esses dispositivos quando foram anunciados em dezembro do ano passado.

Trata-se de um computador que funciona mais ou menos como um smartphone. Ele se mantém conectado à internet quando fica em standby, e a bateria dura mais de um dia, em alguns casos.

O mais interessante é que, apesar de se manter sempre ligado e conectado, o dispositivo não superaquece. Em comparação com um notebook tradicional, vimos que o PC sempre conectado consegue rodar e transmitir um jogo com temperatura pouco elevada.

De acordo com a Qualcomm, os primeiros dispositivos desse tipo chegam ao mercado muito em breve. A companhia não revelou qual fabricante deve ser a primeira a apresentar um desses notebooks, mas disse que há cinco empresas desenvolvendo: Asus, Acer, HP, Lenovo e Samsung. E o primeiro PC sempre conectado deve ser apresentado ainda em outubro.

Considerações finais

Na Futurecom, a Qualcomm também mostra soluções para a casa inteligente, realidade virtual e muito mais, como mostramos em um resumo aqui. Também tem muita conversa sobre o 5G, que promete expandir bastante a conectividade e tornar a internet tão comum quanto a eletricidade - isso nas palavras de Rafael Steinheiser, presidente da marca para a América Latina.

Por enquanto, essas são as mudanças mais próximas no mundo da tecnologia como o conhecemos para os próximos anos.

O que você achou das novidades da Qualcomm? Conta pra gente aqui embaixo, nos comentários.


33

Comentários

QSiP, o chip brasileiro da Qualcomm está pronto para chegar ao mercado

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas