LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: usuários reclamam de Xiaomi Mi A2 Lite comprado vir com LineageOS

12 de março de 2019 149

Uma das ROMs customizadas mais conhecidas pelos usuários, o LineageOS costuma ser instalado pelos seus simpatizantes após ter comprado o smartphone com sistema nativo. No entanto, não é isso que tem acontecido com alguns proprietários do Xiaomi Mi A2 Lite.

Relatos de pessoas que compraram unidades do aparelho por meio de importadores mostram que o modelo tem vindo com a ROM personalizada no lugar do Android One. Esta coluna explica melhor o ocorrido a seguir:

Relatos nas redes sociais

Em um grupo especializado no aparelho dentro do Facebook, usuários relatam ter adquirido o aparelho – na expectativa de ter o Android One – e acabam por receber um dispositivo com o LineageOS, sem aviso prévio.

De acordo com os consumidores, isso teria acontecido tanto por meio de unidades compradas no Mercado Livre quanto pelo sistema de marketplace da varejista online Cissa Magazine.

Relato de usuário em página sobre o Mi A2 Lite / Imagem: Facebook
Queixa de dono do Mi A2 Lite no Reclame Aqui / Imagem: Reclame Aqui
Descrição de produto no Mercado Livre, em anúncio o qual vende o modelo com LineageOS / Imagem: Mercado Livre
Descrição do sistema operacional na página do Cissa Magazine / Imagem: Cissa Magazine

Como é possível observar acima, em ambos os casos, as especificações informam ter o Android One instalado de fábrica e não mencionam qualquer informação sobre a vinda do LineageOS.

Falta de atualizações

Um dos principais problemas de quem acaba por comprar uma unidade do Mi A2 Lite com LineageOS é a falta de atualizações automáticas por parte da Xiaomi. Como o sistema é modificado, ele perde o suporte ao recebimento de updates diretos da fabricante chinesa.

Este é um dos pontos abordados em uma coluna Detetive TudoCelular anterior, a qual chegou a falar as diferenças entre a versão Global e a Internacional de smartphones importados. Desta maneira, qualquer aparelho de fora do país ou de procedência incerta está sujeito a vir com a plataforma modificada.

Como proceder?

Quem adquiriu um produto diferente e não quiser continuar com ele poderá solicitar a devolução e o reembolso do valor pago. De acordo com o Art. 49 do Capítulo VI do Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem um prazo de 7 dias – a contar do recebimento do produto – para desistir do contrato.

Determinadas lojas também possuem garantias contratuais complementares à legislação vigente, o que poderá dar mais tempo a uma decisão. Por isso, é importante verificar quais condições adicionais cada loja ou vendedor concede na hora da compra.

Esclarecimentos

Um dos usuários insatisfeitos afirma ter entrado em contato com a Xiaomi, para obter maiores detalhes sobre o ocorrido. A empresa retornou e reforçou que não oferece suporte oficial sobre o sistema operacional Lineage.

A coluna Detetive TudoCelular procurou a Cissa Magazine para obter uma resposta a respeito do ocorrido. Até o momento de produção deste texto, não houve qualquer retorno por parte da varejista.

Este espaço reitera que está aberto a quaisquer esclarecimentos por parte dos responsáveis pelas vendas.

ATUALIZAÇÃO 19:27: O head do Cissa Marketplace, Ariel Brattig, respondeu a esta coluna a respeito das reclamações do usuário. De acordo com o gerente da empresa, "todos os lojistas que atuam em nosso canal passam por uma análise criteriosa da Curadoria", além de enviarem notas fiscais para comprovar a origem e produtos para testes.

Ele ainda completa que um dos colaboradores adquiriu o mesmo produto há cerca de três meses e não recebeu uma unidade com o sistema modificado, como mostram os prints a seguir:


O executivo ressalta que irá verificar todos os lojistas que oferecem o aparelho, para checar se há produtos modificados na plataforma da companhia.

Você já passou por isso ou conhece alguém que comprou uma unidade do Mi A2 Lite com LineageOS? Conte a história para a gente!

O Xiaomi Mi A2 Lite ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

149

Comentários

Detetive TudoCelular: usuários reclamam de Xiaomi Mi A2 Lite comprado vir com LineageOS

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas