31 Outubro 2019
Vencedor da categoria Educação da 7º edição do Campus Mobile – evento realizado em parceria com a NET Claro Embratel –, Robosquadrão, um game desenvolvido por estudantes dos cursos de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da universidade de São Paulo (USP), traz uma proposta interessante.
Voltado para o público mais jovem (estudantes de ensino médio e fundamental), ele visa ensinar programação (o conteúdo mais básico) para os jogadores, de forma divertida, potencializando, dessa forma, o aprendizado.
A proposta é conduzir robôs virtuais em tarefas pré-determinadas que são guiadas por comandos específicos. Dessa forma, os jovens poderão aprender os primeiros conceitos de programação.
O joguinho, disponível aqui, ganhou bastante destaque no Campus Mobile, um programa que faz parte das ações de apoio à Startups desenvolvidas pelas cinco principais operadoras de telecomunicação do pais, que busca identificar, contribuir e estimular jovens talentos ao mercado de conteúdos e novos serviços de telefonia móvel.
De acordo com Gabriel Nascimento, um dos idealizadores do projeto:
Aprender programação está se tornando imprescindível para a formação profissional. O Robosquadrão pode ser o primeiro contato do público mais jovem, do ensino médio e fundamental, com a programação. Por isso, inclusive, colocamos uma linguagem em português, que facilita o aprendizado e a interação.
Esse é apenas mais um dos projetos desenvolvidos por estudantes brasileiros – relembramos que também há muitos outros como, por exemplo, o sistema antibullying baseado em inteligência articicial e o app SafeGirl (que ajuda mulheres a escaparem do assédio).
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