
Curiosidade 11 Abr
23 de abril de 2024 5
Atualização (23/04/2024) - RS
A Mozilla liberou recentemente a versão 125 do Firefox com a adição de algumas novidades e melhorias. Entretanto, a empresa teve que lançar uma pequena atualização reverter uma das implementações no quesito segurança. Nesse sentido, a medida foi tomada para poder corrigir outro problema.
Essa situação se relacionou com os downloads de arquivos em cenários específicos. Dessa forma, a companhia optou por voltar atrás na implementação de um aprimoramento que tinha como objetivo bloquear com mais eficiência as URLs potencialmente não confiáveis. Essa alteração, então, foi revertida.
Apesar disso, a Mozilla já afirmou que irá aplicar uma correção e reativará a proteção em uma nova atualização. O bug, por sua vez, foi sinalizado com o número 1892069 e ele acabou não sendo o único identificado. Isso porque o novo update veio com outro problema quando o navegador está em execução.
No caso, os usuários podem se deparar com uma nova guia que abre e mostra o endereço https://0.0.0.1. Mas, a causa para esse bug já foi identificada e, se acordo com a empresa, será resolvida em uma nova atualização futura. A versão mais recente do Browser é a 125.0.2 e ela já está disponível para instalação.
O procedimento para instalar é simples e basta que o usuário vá até o Menu, entre na seção de Ajuda e clique em “Sobre o Firefox” para obter informações sobre a versão atual e possíveis atualizações.
Mais sobre bugs: veja o bug que afetou a pasta segura de dispositivos Galaxy da Samsung com a atualização da One UI 6.1 e o bug da Play Store no atalho de acesso aos “Meus aplicativos”.
Matéria Original (16/04/2024)
O Firefox recebeu nesta terça-feira (16) uma nova atualização com diversas novidades. Para começar, vale destacar que o navegador da Mozilla está recebendo o suporte ao codec AV1, possibilitando uma melhor experiência de streaming de vídeo. Do mesmo modo, o browser recebeu aprimoramentos no quesito segurança para links que possam representar perigo.
Especificamente falando, a versão disponível do app é a 125.0.1 e todas as novidades você pode conferir no changelog a seguir:
Firefox 125.0.1 - Notas de versão
- O Firefox agora suporta o codec AV1 para Extensões de Mídia Criptografadas (EME), permitindo a reprodução de alta qualidade de provedores de streaming de vídeo.
- O visualizador de PDF do Firefox agora suporta realce de texto.
- O Firefox View agora exibe abas fixadas na seção Abrir abas. Os indicadores de tabulação também foram adicionados às guias Abrir, para que os usuários possam fazer coisas como ver quais guias estão reproduzindo mídia e ativar ou desativar o som rapidamente nas janelas. Também foram adicionados indicadores para favoritos, guias com notificações e muito mais!
- O Firefox agora solicita que os usuários nos EUA e Canadá salvem seus endereços ao enviar um formulário de endereço, permitindo que o Firefox preencha automaticamente as informações de endereço armazenadas no futuro.
- O Firefox agora bloqueia de forma mais proativa downloads de URLs que são considerados potencialmente não confiáveis.
- O recurso Sugestão de Colar URL fornece uma maneira conveniente para os usuários visitarem rapidamente URLs copiados para a área de transferência na barra de endereços do Firefox. Quando a área de transferência contém uma URL e a barra de URL é focalizada, um resultado de preenchimento automático aparece automaticamente. Ativar a sugestão da área de transferência irá navegar o usuário para a URL com 1 clique.
- Os usuários de complementos de contêiner específicos de guias agora podem pesquisar na Barra de Endereços guias abertas em contêineres diferentes. Agradecimentos especiais ao colaborador voluntário atararx por iniciar o trabalho neste recurso!
- O Firefox agora fornece uma opção para ativar o Web Proxy Auto-Discovery (WPAD) enquanto configurado para usar as configurações de proxy do sistema.
Alterações
- Em um grupo de botões de opção em que nenhuma opção é selecionada, a tecla tab agora atinge apenas a primeira opção, em vez de percorrer todas as opções disponíveis. As teclas de seta navegam entre as opções como fazem quando há uma opção selecionada. Isso torna a navegação pelo teclado mais eficiente e consistente.
Revelador
- Após várias solicitações, reintroduzimos a opção de desativar a sobreposição do depurador de pausa (devtools.debugger.features.overlay). Essa sobreposição aparece sobre o conteúdo da página quando o depurador pausa a execução do JavaScript. Em determinados cenários, a sobreposição pode ser intrusiva, tornando desafiador interagir com a página, por exemplo, avaliando tons de cor embaixo.
- Adicionamos um novo botão de menu suspenso na parte inferior da visualização do código-fonte no painel Depurador, projetado especificamente para ações relacionadas ao Mapa de Origem. Os usuários agora podem facilmente desativar ou habilitar o suporte a Mapas de Código-Fonte, abrir o arquivo do Mapa de Código-Fonte em uma nova guia, alternar entre o código-fonte original e o pacote gerado, alternar a opção "abrir código-fonte original por padrão" e visualizar o status do Mapa de Código-Fonte, como erros, status de carregamento, etc.
Plataforma Web
- O Firefox agora suporta o atributo global popover usado para designar um elemento como um elemento popover. O elemento não será renderizado até que seja tornado visível, após o que aparecerá sobre outro conteúdo da página.
- A memória múltipla do WebAssembly agora está habilitada por padrão. A multimemória Wasm permite que os módulos wasm usem e importem várias memórias lineares independentes. Isso permite uma interoperabilidade mais eficiente entre módulos e fornece melhores polipreenchimentos para os próximos padrões wasm, como o modelo de componente.
- Adicionado suporte para segmentação de texto Unicode para JavaScript.
- Adicionado suporte para eventos contextlost e contextrestored em HTMLCanvasElement e OffscreenCanvas para permitir que o código do usuário se recupere da perda de contexto com tela 2d acelerada por hardware.
- O Firefox agora suporta a API web navigator.clipboard.readText(). Um menu de contexto de colagem aparecerá para o usuário confirmar ao tentar ler dados da área de transferência não fornecidos pela página de mesma origem.
- Adicionado suporte para as palavras-chave content-box e stroke-box da propriedade CSS transform-box.
- A propriedade align-content agora funciona no layout de bloco, permitindo o alinhamento da direção do bloco sem a necessidade de um contêiner flex ou grid.
- O suporte para SVGAElement.text foi removido em favor do método SVGAElement.textContent mais amplamente implementado.
Vale mencionar que a funcionalidade de destaque de texto será liberada de forma gradual aos usuários, então pode levar um tempo até que todo mundo tenha acesso ao recurso. Para conferir se chegaram novas atualizações, basta ir ao Menu e acessar a seção “Ajuda”. Em seguida, o usuário deve clicar em “Sobre o Firefox” para verificar se o update está disponível.
Mais sobre o Firefox: confira o que chegou ao navegador na versão anterior, lançada em março
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários