
01 Novembro 2016
20 de outubro de 2016 7
Donos de Android que gostam de personalizar seus aparelhos ao máximo estão tendo problemas com o Android Pay, sistema de pagamentos do Google. Relatos de usuários no Reddit indicam que a gigante das buscas vem fechando ainda mais o cerco contra modificações no software. Depois de impedir acesso a quem tem root, a empresa faz o mesmo com quem desbloqueia o celular.
O desbloqueio em questão é do bootloader, uma espécie de software primário do aparelho que se encontra em uma camada abaixo do sistema operacional. Desbloquear o bootloader é o primeiro passo para obtenção de root e essencial para instalar ROMs customizadas em um dispositivo. Agora, fazer isso significa perder a capacidade de usar o smartphone para pagamentos.
O impedimento de acesso vem sendo feito por meio de uma atualização na SafetyNet, um sistema de segurança que verifica aparelhos e os habilita a usar o Android Pay. Ao destravar o bootloader do celular e tentar usar o mecanismo de pagamentos digitais, usuários estão vendo a mensagem "Não conseguimos verificar seu software".
Vale lembrar que o acesso ao Android Pay vem sendo negado até a aparelhos rodando Android puro, como o Nexus 6P. Ou seja, mesmo que o usuário não modifique o software em si, o simples desbloqueio do carregador de boot impede de funcionar o recurso que compete com o Samsung Pay.
O Google não declarou publicamente a mudança, mas a justifica é sempre a mesma: impedir que códigos maliciosos se aproveitem das vulnerabilidades do Android para obter dados bancários e de cartões dos usuários.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários