
Android 24 Nov
A Asus lançou recentemente no Brasil o ZenFone 3 Max, que chega com a árdua tarefa de enfrentar o LG X Power em termos de autonomia de bateria. Para convencer os consumidores a adquirirem seu modelo, a companhia ainda inseriu alguns diferenciais como corpo inteiramente metálico e leitor de impressões digitais.
Após realizarmos um rápido unboxing e um pequeno hands-on com o aparelho, chegou a hora de passarmos para os testes específicos com ele, começando pelo tão esperado teste de bateria. Por se tratar de um modelo com especificações técnicas mais básicas e uma bateria bastante robusta, as expectativas são as mais positivas possível para quem busca uma autonomia acima da média.
O ZenFone 3 Max conta com um chipset MediaTek MT6737M 64-bit Quad-Core a 1,25 GHz, GPU ARM Mali-T720 MP2 e 2 GB de RAM, além de uma tela de 5,2 polegadas com resolução "apenas" HD (720 x 1280 pixels). Este não é exatamente o conjunto mais potente que você pode encontrar na faixa intermediária, e justamente por isso inspira bastante confiança em termos de consumo energético.
Durante o teste, utilizaremos aplicativos tradicionais por variados períodos de tempo, incluindo Facebook, WhatsApp, YouTube, Google Maps, Gmail, Chrome, PowerAmp e Spotify, dentre outros. Também realizaremos algumas chamadas usando as redes móveis e daremos atenção a alguns jogos, como Subway Surfers, Pokemon GO, Asphalt 8 e muito mais.
Então, se você estiver interessado em saber qual a autonomia de bateria do Asus ZenFone 3 Max, não esqueça de programar o despertador para acompanhar nosso teste a partir das 7 horas de amanhã, 29 de novembro, sendo considerado o horário de Brasília.
Após um dia inteiro de testes (literalmente), foi possível alcançarmos as seguintes marcas com o Asus ZenFone 3 Max:
O ZenFone 3 Max não conseguiu prover um desempenho em nosso teste tão bom quanto seu principal rival, LG X Power, porém dificilmente deixará a desejar para a grande maioria dos usuários. Isto é válido principalmente se considerarmos que muita gente deseja apenas ter alguma carga restante no momento em que se apronta para dormir, colocando assim novamente o aparelho para ser recarregado.
Vale notar, contudo, que é justamente o carregamento um dos pontos mais críticos do smartphone da Asus, pois mesmo contando com um carregador com boa corrente de saída ele demora praticamente 3 horas e meia para ser totalmente carregado.
Em nenhum momento foi utilizado o modo de economia de bateria disponibilizado por padrão no Android 6.0 Marshmallow, que atende pelo nome de Doze e promete aumentar ainda mais a autonomia. Além disso, o tempo de standby do aparelho se mostrou muito eficiente, gastando apenas algo próximo de 1% da carga a cada hora mesmo com vários apps e contas sincronizando em segundo plano.
O teste em tempo real fica por aqui, logo atualizaremos a matéria com um resumo dos resultados. Obrigado a todos que acompanharam esta saga, e até a próxima! o/
Infelizmente, um estranho bug na ZenUI bloqueou o acesso a informações mais específicas da bateria, como consumo individual de aplicativos, fazendo com que seja possível apenas visualizarmos o gráfico padrão do sistema.
A tela ficou ativa durante as mais de 14 horas de teste por aproximadamente 9 horas, com as redes móveis e Wi-Fi ligadas durante todo o momento.
Fiquem ligados pois atualizaremos a live com os principais recursos utilizados durante o dia!
Devido a isto, daremos nosso teste de bateria por encerrado, pois a partir deste momento os processos em segundo plano se tornam limitados, assim como as redes móveis e Wi-Fi.
Após mais de 14 horas de teste e 10 ciclos completos de execução de apps/chamadas, eis que o ZenFone 3 Max finalmente adentrou o modo de economia de energia, estando agora com 14% de carga.
Vamos começar agora o décimo ciclo de nosso teste, com o ZenFone 3 Max ainda contando com 23% de carga.
Deixaremos o dispositivo de lado por alguns instantes antes de partirmos para o ciclo de número 10!
Agora com 24%, o ZenFone 3 Max mostra ter forças para ainda mais um ou dois ciclos!
Após mais este tempo em standby, o ZenFone 3 Max continua com 33% de carga. Prontos para o nono ciclo de nosso teste?!
O aparelho ficará "sossegado" por mais alguns minutos antes de partirmos para o ciclo de número 9.
Como pode ser visto, os processos em segundo plano já acarretaram em um download de quase 400MB via Wi-Fi, o que demonstra que o dispositivo vem conseguindo se sair bem com relação ao tempo de standby.
Agora com 33% de carga, o ZenFone 3 Max continua seguindo bravamente por nosso teste, já estando atualmente com 7 horas de tela ativa no período.
Após mais algum tempo em standby, o ZenFone 3 Max apresenta ainda 42% de carga, quando iniciaremos o ciclo de número 8 de nosso teste.
Ele ficará de lado por mais alguns minutos antes de passarmos ao oitavo ciclo de nosso teste.
Agora com seis horas de tela, o ZenFone 3 Max chegou ao fim de nosso sétimo ciclo ainda com 43% de carga!
Após este tempo em standby, o ZenFone 3 Max continua com 52% de carga, quando começaremos o sétimo ciclo de nosso teste.
O aparelho ficará em standby por alguns minutos antes de partirmos ao ciclo de número 7.
Já temos aproximadamente 5 horas de tela ativa desde as 7 horas da manhã, quando o teste foi iniciado, além de 24 minutos de chamadas de voz no período.
Ao término do sexto ciclo o ZenFone 3 Max ainda conta com nada menos que 53% de carga, demonstrando que ainda será capaz de aguentar por um bom tempo.
Sem mais delongas, começaremos agora o sexto ciclo com o ZenFone 3 Max, que conta atualmente com 62% de bateria restantes.
A temperatura do dispositivo se elevou um pouco durante a execução de jogos mais pesados, chegando à casa dos 38°C.
Após este quinto ciclo de nosso teste o ZenFone 3 Max apresenta agora 62% de carga, já com mais de 4 horas de tela ativa no período.
Chegamos ao final de nosso quarto ciclo, com o ZenFone 3 Max ainda apresentando 71% de carga. Será que ele conseguirá bater a marca do LG X Power?
Estamos iniciando agora o quarto ciclo de nosso teste, com o ZenFone 3 Max ainda contam com 78% de carga.
Deixaremos o aparelho de lado por alguns minutos antes de partirmos para o quarto ciclo de nosso teste.
Após o término do terceiro ciclo o ZenFone 3 Max apresenta agora 79% de carga, demonstrando que ainda conseguirá se manter ativo por bastante tempo.
Aproveitamos para prestar nossa singela homenagem a todos que estão sofrendo com a tragédia envolvendo a delegação da Chapecoense e demais tripulantes do voo. #ForçaChape
Vamos começar agora o terceiro ciclo de nosso teste, com o ZenFone 3 Max ainda apresentando 86% de carga.
Novamente, o aparelho ficará em standby por alguns minutos antes de partirmos para o terceiro ciclo.
Com o término do segundo ciclo, o ZenFone 3 Max conta agora com 86% de carga, demonstrando assim uma média inferior a 10% em seu consumo por ciclo.
Após este tempo em standby o ZenFone 3 Max continua com 93% de carga, quando daremos início ao segundo ciclo de nosso teste.
Deixaremos o dispositivo um pouco de lado para ver como ele se sai apenas com tarefas em segundo plano.
Após o primeiro ciclo de nosso teste o ZenFone 3 Max continua com 93% de carga, atingindo temperatura máxima de 35ºC durante a execução dos jogos e variando bastante seu sinal de redes móveis.
Mesmo com várias contas sincronizando em segundo plano o ZenFone 3 Max se manteve firme com 100% de carga durante estes minutos. Daremos então início ao primeiro ciclo de nosso teste!
Daremos alguns minutos com o dispositivo em standby antes de partirmos para o primeiro ciclo de execução de apps, onde teremos:
As configurações de redes permanecem da maneira como vieram de fábrica, ou seja, Wi-Fi e redes móveis ativadas e Bluetooth desativado. O brilho da tela será mantido em 50%.
Como sempre, será utilizado o aplicativo GSam para medição, buscando assim entregar algo o mais justo possível em relação a outros modelos que já passaram por nosso teste.
O que já podemos adiantar é que o ZenFone 3 Max não carrega tão rápido quanto seu rival X Power, apesar de contar com um carregador de 2A contra 1,8A do aparelho da LG. Em nossos testes, o dispositivo demonstrou uma média próxima de 3 horas e meia para ser totalmente carregado, conseguindo algo próximo dos 40% após 1 hora conectado à tomada.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários