LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Buscando alternativas para a CyanogenMod? Confira 10 ROMs famosas do Android

28 de dezembro de 2016 133

No último fim de semana tivemos uma triste notícia sobre o fim da Cyanogen Inc., empresa responsável pelo desenvolvimento do Cyanogen OS, o sistema alternativo do Androd de grande popularidade. Além deste sistema, várias derivações eram lançadas sob o nome CyanogenMod, levando versões atuais do Android para smartphones que foram abandonados por suas respectivas fabricantes.

A empresa vai passar por uma reestruturação nos próximos meses e buscará desenvolver um novo sistema que recebe o nome de Lineage OS. No entanto, o código da CyanogenMod ainda continua sendo alimentado por diversos desenvolvedores que levam este sistema uma infinidade de aparelhos. Sem falar que a própria Cyanogen Inc. pretende liberar o código base para que outros continuem aprimorando o sistema.

PAC ROM

Para quem busca uma ROM completa, a PAC ROM é a escolha certa. Ela mescla recursos que são encontrados em outras ROMs famosas, incluindo a CyanogenMod. Inclusive o ótimo gestor de temas da CM também está presente na PAC ROM. Desta forma, você pode usar os temas disponíveis na Play Store e alterar a interface desta ROM.

A PAC ROM também permite configurar os botões da barra de navegação permitindo que o usuário possa adicionar opções secundárias ao tocar e segurar ou tocar duas vezes em um botão, gerando atalhos para apps ou executando funções comuns do sistema. Você também pode desenhar na tela para abrir um app específico, como a câmera.

Em termos de customização, a ROM permite alterar o layout da barra status, podendo mudar a posição do relógio, tamanho da fonte e até a cor do mesmo. O ícone de bateria também pode ser alterado, assim como incluir ou não informações sobre a carga da bateria dentro outro fora do ícone.

A PAC ROM está disponível para uma centena de aparelhos diferentes, incluindo modelos da Motorola (como o Moto G4 Plus), OnePlus (entre eles o OnePlus 3) e até o Lenovo (com o Vike K5). Para conferir se a PAC ROM está disponível para o seu smartphone, basta conferir a seção de downloads no site oficial da ROM.

Dirty Unicorns

Esta é outra ROM bastante popular e também muito completa. Assim como a PAC ROM, a Dirty Unicorns também oferece suporte a temas e gestos adicionais na barra de navegação. Uma opção bastante interessante é tocar duas vezes ao lado dos botões virtuais para desligar a tela do aparelho e bloquear o sistema.

A Dirty Unicorns também traz uma funcionalidade que foi adotada no Android Nougat, mas que existe há muito tempo nas ROMs alternativas: a possibilidade de alterar a escala do sistema. No entanto, aqui o usuário pode escolher entre diversos valores para deixar a interface maior ou mais compacta na tela do aparelho.

Esta ROM traz a opção OmniSwitch, lançada pela equipe da Omni ROM, que permite trocar a tela de recentes do Android por uma tela lateral muito mais completa e customizável. Também é possível configurar para que determinados apps, quando abertos, escondam as barras de status e navegação.

A DU ROM não adota tantos modelos de smartphones oficialmente quanto a PAC ROM, mas está disponível para uma boa quantidade de aparelhos, incluindo o Nexus 5, Galaxy S4, OnePlus X e até mesmo no Shield Tablet. Para conferir os modelos que contam com suporte oficial da empresa, basta acessar o site oficial da ROM.

Resurrection Remix

Se tem uma ROM que faz grande sucesso entre os amantes da customização do Android, esta é a Resurrection Remix. Além de ter os recursos citados nas ROMs anteriores, aqui também é possível navegar pelo sistema realizando gestos na barra de navegação, um recurso que recebe o nome de Fling. Desta forma, ao deslizar do botão home para o lado esquerdo, por exemplo, é possível voltar para a tela anterior.

Há também o recurso Pulse, que nada mais é que do uma animação em barras coloridas que são exibidas acima dos botões de navegação enquanto o usuário estiver ouvindo alguma música no PowerAMP ou mesmo no Google Play Música. Claro que é possível customizar a frequência de atualização e os efeitos da animação.

A Resurrection Remix também traz total controle sobre as animações do sistema, algo que podemos encontrar em outras ROMs. O usuário pode escolher diferentes animações para cada tipo de ação, como abrir um app ou alternar entre janelas. Esta ROM traz muitos recursos e alguns nem sempre funcionam corretamente dependendo do aparelho.

A RR ROM pode ser encontrada já com a versão 7.1.1 do Android para alguns aparelhos, como o Moto X Play, OnePlus 3 ou LG G3. A equipe por conta do desenvolvimento da ROM também possui um site oficial. Lá é possível fazer o download do arquivo de instalação e acompanhar as novidades envolvendo o desenvolvimento da Resurrection Remix.

OMNI ROM

Esta é uma das ROMs mais clássicas no mundo do Android alternativo. Parte deu seu código é aproveitado por outros devs, como o recurso OmniSwitch, que permite ao usuário acessar rapidamente qualquer app de qualquer tela deslizando de uma das bordas da tela. Além disso, é possível adicionar botões virtuais para atalhos do sistema.

Por falar nos botões virtuais, se você prefere usar a clássica barra de navegação na parte inferior da tela, é possível customizar os botões escolhendo até o nível de brilho dos mesmos. Desta forma, ao escolher o menor nível de brilho possível os botões ficarão invisíveis quando não estiverem em uso.

A tela de atalhos do sistema também pode ser customizada com alguns recursos que normalmente não ficam disponíveis para controle do sistema. Sem falar da customização da barra de status presente nas ROMs citadas anteriormente. A OMNI não chega a ser uma das opções mais completas, mas conta com seus diferenciais.

A ROM está disponível para vários modelos trazendo desde o Android 5.1.1 Lollipop até o Android 7.0 Nougat, dependendo do dispositivo. O Galaxy S3 Mini é um exemplo que conta com suporte a ROM, mesmo que seja baseada em uma versão antiga do sistema. Já para quem possui o LG Nexus 5X, já está disponível a atualização com base no Android Nougat. Todos os modelos suportados podem ser conferidos no site da OMNI ROM.

Paranoid Android

Mais uma clássica ROM baseada no código AOSP do Android. O grupo responsável pelo desenvolvimento desta ROM ficou um bom tempo afastado, mas acabou voltando na metade de 2016 com uma nova atualização baseada no código do Android Marshmallow, incluindo não apenas novas animações do sistema e papéis de parede. Que por sinal, foram desenhados pelo mesmo designer que trabalha na OnePlus.

Em termos de recursos temos o Float Apps, que nada mais é que uma funcionalidade que permite abrir os aplicativos em janelas, como se eles estivessem flutuando sobre os demais apps no fundo. A parte mais legal é que é possível tocar em uma notificação recebida e abrir o app em janela sem precisar sair do que app que estava aberto antes.

A PA ROM também conta com o recurso Pie, que nada mais é do que uma barra de navegação que pode ser acessada de qualquer borda da tela. Ela permite escolher quais os botões e informações exibidos neste menu flutuante. Peek é outro recurso presente nesta ROM, que permite visualizar suas notificações ao tirar o celular do bolso.

Os modelos suportados oficialmente não são muitos, basicamente a linha Nexus, alguns da OnePlus, entre outros. No entanto, outros aparelhos acabam recebendo ports da PA ROM, com vários recursos funcionais. O site oficial da Paranoid Android informa todos os detalhes sobre esta excelente ROM.

Cataclysm ROM

Esta ROM não chega a ser tão popular ou abrangente como as citadas anteriormente, mas tem os seus diferenciais. No entanto, não espere por uma ROM lotada de recursos. A ideia é oferecer algo bastante próximo do Android puro, mas com pequenas melhorias que façam valer a pena entrar no mundo alternativo do Android.

A Cataclysm ROM permite alterar o layout da tela de bloqueio do sistema, podendo deixar os ícones dos apps em preto e branco ou até removê-los. Também é possível desabilitar o papel de parede ou mesmo escolher o nível de transparência das notificações. A ROM também permite usar o recurso de toque duplo na tela de bloqueio para travar o sistema.

Talvez o recurso mais interessante seja o Smart Radio, que permite mudar a frequência de operação do modem quando o seu smartphone está conectado em uma rede Wi-Fi. Desta forma, a ROM travaria a conexão em 2G, já que a rede móvel não estaria em uso, e quando o smartphone desconectar de uma rede Wi-Fi, ele automaticamente habilitaria a conexão 3G/4G.

A Cataclysm ROM não conta com um site principal de desenvolvimento organizado como as demais, mas é possível encontrar a ROM no fórum XDA para diversos aparelhos, como o Nexus 5 e mais recentes da Google. A ROM é baseada no Marshmallow e deve ganhar uma versão estável do Nougat em breve.

Xenon HD

Mais uma ROM que parte do básico do código AOSP e traz modificações menos radicais em cima do que conhecemos do Android. A Xenon HD permite realizar várias customizações na barra de status, como alterar os ícones de bateria, formato do relógio ou mesmo quais os ícones do sistema serão exibidos.

No entanto, talvez um dos recursos mais legais desta ROM é permitir o controle do brilho da tela deslizando na barra de status. Desta forma, ao deslizar para o lado esquerdo o brilho será reduzido, enquanto ao deslizar para o lado direito o brilho será aumentado. Isso pode ser feito de qualquer tela do sistema.

A ROM conta com o Slim Recents, que é uma tela de recentes modificada que foi incorporada da Slim ROM. Ela permite customizar as miniaturas dos apps em aberto, podendo deixar apenas uma barra com o nome de app, escolher o tamanho, posição, entre outras informações.

A Xenon HD possui site dedicado onde é possível ter acesso a informações sobre o desenvolvimento desta ROM que está disponível para smartphones da Samsung, como o Galaxy Note 4, modelos da LG, como o G3, e também alguns antigos da Motorola.

Bliss ROM

A Bliss ROM conta com algumas derivações como a Bliss Pop, mas o seu desenvolvimento acabou tomando um novo rumo recentemente buscando unificar o código para oferecer uma única ROM completa para os usuários do Android.

Ela permite customizar a barra de status como várias outras, mas traz alguns ajustes mais apurados, como a possibilidade de escolher qualquer cor para os botões virtuais. A Bliss ROM também permite controlar o nível de brilho e o tempo que estes botões ficam visíveis na barra de navegação.

A Bliss ROM também conta com o Gesture Anywhere, que basicamente permite abrir qualquer app desenhando na tela. Para isso é necessário ativar um gatilho que pode ser acionado do lado esquerdo ou direito. Também pode ser customizado escolhendo a largura do gatilho e o nível de sensibilidade.

Informações sobre a Bliss ROM podem ser encontradas na comunidade oficial do time de desenvolvimento no Google Plus. A Bliss ROM leva o código do Android Marshmallow ao Moto X Style, também estando disponível para smartphones da Samsung e Huawei.

Euphoria OS

A Euphoria OS é outra ROM que traz diversas opções de controle para o usuário, como ligar a tela usando a tela de volume – algo interessante se o seu smartphone tiver um botão de energia em um local de difícil acesso. Além disso, a ROM também permite alterar o controle de volume quando o celular está em modo paisagem.

Outro recurso que pode ser encontrado na CM e também em outras ROMs que está presente aqui é o controle do music player usando as teclas de volume quando a tela do aparelho está bloqueada. Desta forma, não é necessário ter que ligar a tela e acessar o app de música para passar a faixa, bastando apenas segurar o botão de volume + por 1 segundo.

Há várias outras opções para aprimorar a experiência com o Android, incluindo a possibilidade de desbloquear o aparelho ao tocar duas vezes na tela ou mesmo calibrar as cores do painel deixando-as menos ou mais saturadas a gosto do usuário.

Euphoria OS é do mesmo grupo criador da Mahdi-ROM e conta com grupo oficial no Google Plus para discussão sobre recursos e bugs encontrados. Para quem conta com smartphones antigos, a Euphoria OS é uma prato cheio, a mesma é mantida em desenvolvimento para o OnePlus One, Galaxy S3 e Nexus 4, por exemplo.

AOKP ROM

AOKP tem o unicórnio como mascote assim como a ROM Dirty Unicorns, porém ela segue uma linha mais próxima da PAC ROM ao trazer uma mistura de tudo que há de interessante em várias outras ROMs alternativas para o Android.

Para começar, a AOKP permite customizar a gaveta de apps escolhendo o tamanho dos ícones, efeito de animação de transição e também o layout. No entanto, um recurso bem interessante é a possibilidade de bloquear o acesso a determinados apps. Desta forma, caso alguém tenha acesso ao seu smartphone, seria necessário desenhar um padrão pré-definido para que o app seja aberto.

Para quem busca uma ROM com bom controle sobre o uso de bateria, a AOKP permite bloquear serviços e apps que rodem em segundo e devorem a bateria do smartphone de forma desnecessária. A ROM também permite fixar os apps mais usados na barra de navegação ou mesmo na tela de notificações.

A AOKP está disponível para diversos aparelhos da Samsung, Asus, HTC, Lenovo, Sony, LG, Xiaomi entre outras. Basta conferir o site oficial de desenvolvimento da ROM para fazer o download do arquivo correto para o seu modelo de smartphone. Lembrando que, assim como todas as outras ROMs citadas, é necessário instalar o pacote GAPPS por fora – nele vem todos os apps e serviços da Google.


133

Comentários

Buscando alternativas para a CyanogenMod? Confira 10 ROMs famosas do Android
  • Alguém sabe de alguma ROM que da pra muda a resolução do telefone direto do sistema tipo o LG g7

      • Windows 10 mobile, cara, vc que está desinformado.

          • Rapaz entre essas a minha preferida é a AOKP, mas a que eu realmente gosto não está aí que é uma ROM, que tem uma espécie de meio termo entre a RR e CM/LOS que é a CrDroid Android. Sem dúvidas a melhor ROM que já vi. Mas eu pergunto e quem não tem essas ROMs e só a CM como ROM alternativa? Aí não adianta entendeu.

              • Gente, dou muitas risadas nestas páginas em algumas arrisco escrever, eu trabalho com servidores Linux sei o quanto são seguros, o Android é Linux, aí alguns falam detesto Linux kkkkk me divirto, os sistemas Linux incluindo o Android são super seguros, o problema e o cidadão querendo baixar jogos apk de graça em sites suspeitos, aí um programador faz um gravador de teclado e coloca ícone do jogo, e pronto é o que vcs chamam de vírus um programinha maroto que pegou o maroto que não quis pagar 3 reais no joguinho, e olha Windows Mac Linux tudo igual quem faz o sistema ser bom ou ruim é o usuário querendo bancar o esperto. Divirtam se pois eu estou me divertindo.

                  • Fora o fato de que as custom rons já vem todas com root. Entendedores, entenderão.

                      • esse coitado ai em baixo pensa q o sistem aandroi é igual a Rwidows PHOne... que ninguém quer...

                          • Não tem para onde fugir, usuários do Robô. O seu sistema já está com os dias contados. A Gigante de Redmond está renovando seu portfólio de aparelhos com o majestoso Surface Phone e a Revolução do Janelas Móvel, e o Robô? Vai ser esquecido igual ao velho Symbian, na rua da amargura.

                            • Vi nego ai pra baixo me chamando, amadores inocente, quanta alternativa para baixar esse sistema pirata em, esse lixo o.s pode ser baixado até na esquina, só imagino quando virus vem junto com essas roms adulterada kkkkkkkkkkkk...

                                • kkkkkkkkkkkk Joker eh o unico que concorda com Vc e compartilha da Sua opinião!! Mas tem MIUI tem disponivel, isso não passa de despeito de Vc que foram desamparados pela MS, dizer que todas Roms são infectadas eh o meu que dizer que todas distro linux são infectadas e a chance de uma pessoa baixar uma ISO do Windows com virus eh muito maior do que baixa uma rom dessas kkkkkkkk

                                    • É fato cara. Eu me aventurava muito em Custom Roms, mas depois que passei a mexer mais ainda em app de banco, dando todo tipo de transações no celular, desisti de usar Custom Roms e passei a usar a oficial e sem root para aumentar a segurança das minhas informações. Fora que eu sempre ativo o modo a criptografia no dispositivo. Só paranóico com privacidade. Quanto mais, melhor. Asim como sou paranóico por qualidade e fluidez. Pra mim, essas 3 coisas deviam andar sempre bem juntinhas, Segurança das informações, qualidade/resistência e extrema fluidez.

                                    • Fora os cavalos de troia que podem sim ter. Ou seja, adeus conta bancária.

                                    • DU > AOKP.... O resto é resto.....

                                        • Que incrível o mundo Android.
                                          Eu não sabia que tinha tantas soluções.
                                          Estou adorando tudo isso.

                                          • galera vcs sabem como mudo o icone de bateria do moto g2 estilo o app 3minit battery? pois vi que na sansung em um galaxy s3 mini funciona de boa, ja no moto g da merda no sistema, alguem a tentou mudar o icone em motorola? tem uns coloridos em forma de velocimetro ou ate do boneco android achei bem legal ate de dragon ball rs muito louco

                                              • Já usei Carbon e gostei mto.

                                                • pessoal me indiquem uma rom boa de performance(que ntenha mts apps e seja boa pra quem curta uns games ) e que tenha ja o Android Nougat de preferencia de forma pura.
                                                  #BoaMadruga

                                                  • STATUS ATUAL DA CONSTRUÇÃO DA LINEAGEOS, SUBSTITUTA DA CYANOGENMOD

                                                    Atualmente, eles precisam de máquinas com Linux capazes de compilar e fazer upload das builds em no máximo 1h. Para tal feito, a conexão de internet da maquina deve ser a recomendada de 1Gbps. Além do mais, eles precisam de um host de no MÍNIMO 500GB de espaço de armazenamento para hospedarem as builds mais novas.

                                                    E como lembrete, eles ainda não começaram a desenvolver as builds oficiais ainda, mas os devs já estão autorizados a criar builds não oficiais para os aparelhos suportados (obs: tome cuidado com as fontes com as quais você baixa ROMs para seu dispositivo).

                                                    E no mais tardar, se tudo der certo, teremos builds SEMANAIS (certeza) (as nightlies ainda são uma probabilidade minima) e poderemos desfrutar desse novo Custom OS que está quase saindo do forno.

                                                    • Cadê a MIUI? Tem que colocar a MIUI, TC. Desde aí, eu só não usei o Resurrection, Euphoria, Bliss, o resto usei todas. E são.todas bugadas e não confiáveis quando se trata de segurança das informações pessoais e bancarias do dispositivo. Entretanto, o melhor de todos que eu testei foi a MIUI e depois o falecido CyanogenMod, que também não tinha nenhuma rom 100% estável. Fato. Porém, esses dois, mesmo não sendo totalmente estáveis, ainda assim, são as melhores. Fato.

                                                        • Cyanogenmod não tem build estável? Tô usando a CM13 do Sultan no meu OP3 e é melhor que a stock (OxygenOS)

                                                            • Sabes o que significa "Nightly"? Ou então "Stable"? Os que tinham em meados de 2009 mais ou menos? Hoje, só tem Nightly. Procure saber no próprio site da CyanogenMod o significado. Mas já adianto. A Cyanogen antes tinha 3 níveis de testes: O stable (o mais estável possível, equivalente a versões oficiais das fabricantes), nightly (apropriado para teste públicos em geral, equivalente ao modo insider modo Slow Ring) e experiments ( não recomendado para testes publico em geral, apenas interno ou no máximo para poucos testadores corajosos, mas o mais ideal são testes internos, equivalente ao insider Fast Ring). E agora temos: release (equivalente ao insider Release Preview, o que tem nível de bugs mínimos) nightly (equivalente ao modo Slow Ring) e o experiments (equivalente ao Fast Ring). Mas cadê o "Stable"? (equivalente a rom oficial. Ou seja, o mais estável de todas). Sumiu. Agora entendeu, né?

                                                                • Com "release", você quer dizer as Snapshots, certo? Porque as snapshots vieram pra tomar o lugar das builds estáveis, mais ou menos no período em que a CM11 foi lançada. Esse post aqui explica pra um cara o que houve na época:
                                                                  https://www.reddit.com/r/cyanogenmod/comments/2il1b9/cm11_nightly_vs_snapshot_question/?st=ixaf60mw&sh=9ddd88c3

                                                                  O Sultan, por exemplo, desenvolve suas ROMs em cima do "stable branch".

                                                                    • Bom, históricamente as "release" nunca foram as 100% estáveis. Mas builds bem próxima disso. Específico para quem quer testar as builds antes de todo mundo. Ou seja, antes das estáveis. E no site atual da CyanogenMod, só tem esse assa três mesmo. Release, Nightly e experiments. Nem tem a Stable, nem tem essa Snapshots.

                                                                        • O que você conhece como "release" são as snapshots, builds que têm como objetivo a estabilidade. E não tem como algo ser 100% estável, mas as snapshots, dependendo do dispositivo, são tão livre de bugs quanto qualquer ROM de fábrica. Como já disse, mais ou menos na época do Kit Kat, eles mudaram algumas coisas. Não haveriam mais builds com o nome "Stable", "Release Candidate" e "Milestone". As builds se resumiriam em Nightly e Snapshots, as quais seriam lançadas mensalmente (mas eles não foram muito fieis a esse prazo). Encontrei uma mirror pro blog da Cyanogenmod que explica essa mudança: http://mirror2.krose.ru/wayback/20161224204835/https://www.cyanogenmod.org/blog/cyanogenmod-11-0-m6-release

                                                                      • ele é hater cara

                                                                          • E tenho muitos motivos para ser hater dessa.empresa porca que tem o merecido nome de Lixung. Agora, veja o que eu postei como resposta para o cara. E não se faça de santo. Pois já instalei o CyanogenMod Stable no top de linha na época, que era o LG Optimus 2X. E era a versão Stable.

                                                                              • Eu só sou hater da Lixung e até a alma. Fato.

                                                                                  • Tudo porque seu y young queimou a tela kkkkkkkkkkkkk

                                                                                      • Não. Porque todos os meus CARÍSSIMOS Smarts dessa empresa porca deram algum problema e antes de um ano. Alguns logo depois de um ano. E porque todos os bugxynos dão problemas. Fato.

                                                                                          • Siemens, Sony, Motorola, LG, Microsoft, Nokia todos esses já Me deram problemas e serios a ponto do aparelho não ser mais capaz de ser usado. Nokia já trocou 3 aparelhos meus por não conseguirem consertar de tanto defeito que deu, LG ficou tanto na assistencia que tive que acionar procon pra pegar dinheiro de volta.. Hj não uso mais essas marcas convencionais e nem compro celular caro.

                                                                                              • É, mas eles trocavam, né. E em geral davam uma garantia de um ano de novo..a Nokia era a única a fazer isso. As outras não. Quando eles trocam, isso quando, ainda vem com mentiras de que a garantia continua a do aparelho velho. O que não pode. Aparelho novo, IMEI e número de série novo, portanto, nova garantia de um ano a partir da data que recebeu o produto. E a Nokia era a unica a fazer isso. E em geral, eles trocavam por um aparelho superior ao que vc tinha antes. Em geral. Não que fosse uma regra. Então não fale de boca cheia.

                                                                                  • Faltou a melhor: MiUi

                                                                                      • Miui padrão é uma bosta o que salva são os temas

                                                                                          • Mas estamos falando de estabilidade e velocidade. Pelo menos a MIUI que eu usei no meu Nexus 4 era show de bola. Vi pouquíssimos bugs e o bicho era veloz pacas. E ainda tinha os temas, o primeiro a ter temas. Me apaixonei pela MIUI por causa de sua fluidez. A mais rápida que eu tinha usado até o momento. Nenhuma outra rom era tão rápida. Nem mesmo o Android do próprio Nexus puro era tão rápida do que a MIUI na época. Agora, a oficial em.seus aparelhos, eu não sei. Nunca tive Xiaomi em mãos para testa. Só o primeiro Redmi. E aquele aparelho era muuuito lixo. Lixo demais. Trava tanto quanto um Lixo de um Galaxy Gran Prime. Eram dois lixo, o Redmi e o Lixo Gran Prime. Fato.

                                                                                            • Exato.

                                                                                                • Acho q miui nasceu como um sistema de uma marca...

                                                                                                    • Isso não importa. Se dá para instalar em qualquer aparelho, então devia ter entrado na lista. A MIUI é a melhor rom Android que existe. Fato. Seguido pelo defunto, antes do W10M, CyanogenMod.

                                                                                                    • Pra mim as melhores são a ressurreition remix e duas que não estão nessa lista mas são muito mais populares e melhores que algumas que estão, que são a MOKEE ROM E A AICP.

                                                                                                        • Sem contar as roms de usuários e customizadas que são baseadas em outras que estão em foruns como o XDA.

                                                                                                          • Ressurrection Remix é a melhor, tem umas que só suporta 3 aparelhos kkkkk

                                                                                                            De qualquer forma a Google quer que elas morram...

                                                                                                            Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                            Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                            Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                            Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas